dúvidas!!

... oi pessoal... por favor... como devo pedir a certidão para conservatória: em narrativa ou cópia integral?? Vou pedir a certidão por carta, pois o pagamento com cartão de crédito do portal do cidadão está indisponível... como devo fazer?? Tem algum requerimento para mandar na carta junto com o valor?? me ajudem por favor!!! obrigada!!!

Comentários

• Bia

Olá,
    Vc chegou a entrar em contato com o pessoal da CRC? Manda um email p eles. Mas acho que é cópia integral.
    Eu pedi a da minha mãe por email. Passei os dados dela, e eles responderam como poderia fazer o pgto e em qtos dias chegaria aqui. Deu tudo certo.
    Boa sorte
  • ... oi Carol... vc pediu por email e depois fez um vale postal??? E só isso ?? Falei com eles por email tbm... pra confirmar se a certidão da minha avó estava lá... mas se tem como pedir por email acho mais fácil também... obrigada!!
  • Ola! O meu caso foi o seguinte:
    No meu caso a certidão do meu avô tinha 112 anos, então tive que localiza-la através do Arquivo regional da madeira (isso porque ele era natural da ilha da madeira). Ai mandei um e-mail para eles com os dados do meu avô(nome,nome do pai, nome da mãe e data de nascimento). Depois que eles localizaram a certidão de nascimento(3dias), eles me responderam o meu e-mail informando as formas de pagamento. Paguei por vale postal (leva uns 6 dias para eles receberem o valei postal). Informei o pagamento para eles por vale postal, e então quando eles me mandaram outro e-mail confirmando o envio da certidão de nascimento do meu avô, com o número do registro da carta;isso aconteceu semana passada. Agora aguardo a chegada da certidão.
    :D
  • Aline e Bia

Sim, eu pedi por email. O pgto é por vale postal. Eu paguei 16,50 euros +taxas do correio. Leva uns 6-7 dias para eles receberem e mais uns 20 para chegar a certidão na tua casa.
    Aconselho as duas a entrar em contato com as CRCs onde as mães de vcs nasceram e vejam se o processo não pode ser feito por lá mesmo.
    No meu caso, eu fiz a averbação do casamento pelo consulado, e nesse meio tempo, mandei os meus papéis para PT (Porto). Levou 2 meses para o consulado terminar o processo da minha mãe e após isso, em 1 semana o meu processo ficou pronto. (ATRIBUIÇÃO)
  • Transcrição Casamento

Olá Pessoal!

Ainda tenho algumas dúvidas com relação a transcrição do casamento!

1) Os documentos necessários são:
    - Certidão de nascimento do português
    - Certidão de nascimento do conjuguê do português
    - Certidão de casamento
    Correto?

2) Meus avos casaram em regime de comunhão de bens, e isso consta na certidão de casamento. È necessário mais algum documento por constar isso na certidão de casamento deles? Isso seria um pacto nupcial?

3) Caso eu faça a transcrição do casamento direto por portugal, é necessário o reconhecimento do Itamaraty e o selo do consulado. Correto? Para o reconhecimento do Itamaraty e o selo do consulado, as certidões de nascimento devem ter firma reconhecida?

4) O reconhecimento do Itamaraty pode ser feito em qualquer escritório do Itamaraty no Brasil? Que informações são necessárias para fazer o reconhecimento das certidões pelo Itamaraty?

5) Para fazer a transcrição de casamento direto por portugal, além da documentação, é necessário o preenchimento de algum formulário?

Muito obrigada pessoal!

Aline
  • TAline,
    Se voce estiver em SP faca pelo consulado, pois é super rapido e por correio. Entre no site e veja o que precisa.
    Se for fazer direto em PT, ai tenho duvidas, pois ate agora os que disseram que iam mandar por correio nao voltaram para dizer se deu certo.
    Antes de que apresentassem a possibilidade de fazer pelo correio sabiamos que era necessario que o interessado fosse pessoalmente ou desse uma procuracao para alguem solicitar a transcricao em PT, caso o consulado proximo a sua residencia nao fizesse.
    Direto em PT precisa:
    1- a procuracao (ver modelo na guia de ajuda)
    2- a certidao de casamento em inteiro teor legalizada no consulado
    3- a certidao de nascimento do brasileiro onde apareca o casamento averbado reconhecida em qualquer escritorio do Itamaraty (Brasilia, Rio, Sao Paulo, etc. depende do lugar de residencia do interessado) e legalizacao no consulado.
    4- 120 euros, mais uma taxa por fazer por procuracao.
    A certidao de nascimento do portugues pode ser pedida na mesma conservatoria onde vao transcrever o casamento.
    Comunhao de bens nao é o mesmo que pacto nupcial. Nao se preocupe com isso.
    As certidoes normalmente saem do cartorio com a firma reconhecida.
    Nao é necessario requerimento para o Itamaraty ou para os escritorios que tem em alguns estados, porem voce deve fazer uma pequena carta citando os documentos que envia, para que os utilizara e em que pais.

Espero que alguem que mandou por correio diretamente a PT escreva aqui se teve sucesso, que documentos mandou, de que forma e quanto tempo demorou. É uma informacao importantissima que ajudara a muita gente.
  • Tiago,
    Voce tera que em primeiro lugar investigar na sua propria familia para ter alguns dados mais: nome completo, lugar de nascimento, data nem que seja aproximada, data que chegou no Brasil, etc.
    Qualquer coisa para ter um ponto de partida e ir desenrolando o novelo.
  • Tiago

Humm..Vc sabe o nome completo dele, do Portugues? Se sim, tenta entrar em contato com a CRC...Acho que talvez eles possam ajudar. Tenha tb dados como data de nascimento...local..Pois eles vão perguntar.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.