Cartão Cidadão
Gustavo Scalla
Member
Boa noite!
Se eu tiver o numero do Assento eu já consigo dar entrada , no cartão do cidadão qual devo solicitar primeiro o Cartão ou Passaport Portugues ?
Se eu tiver o numero do Assento eu já consigo dar entrada , no cartão do cidadão qual devo solicitar primeiro o Cartão ou Passaport Portugues ?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Não se pode solicitar passaporte, sem ter o cartão cidadão.
Ou vc pede ou dois, ou apenas o CC.
Primeiramente, solicite o cartão cidadão, e depois o passaporte. Alguns Consulados fazem os dois em uma mesma solicitação, e economiza um pouco, mas tem de ver no site do Consulado de seu estado.
Se for fazer em Portugal, terá de ir até uma Conservatória / Loja do Cidadão
Hoje chegou de Portugal a documentação da conclusão minha cidadania.
Recebi um certificado com a informação:
" Que o presente documento está conforme o original do registro nº xxxxx do ano de 2017 da Conservatória dos Registros Centrais de Lisboa. Substitui a certidão de cópia integral Assento de Nascimento para outros fins."
É valido como apresentação do assento?
Seria possível por gentileza avaliar se apresentação desse certificado é suficiente para solicitar o cartão cidadão no consulado de SP.
Já respondido
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/171780/#Comment_171780
Boa tarde, pessoal!
Sou novo aqui no fórum e nesse assunto também.
Gostaria de esclarecer algumas dúvidas:
Levando em conta que o Cartão Cidadão não vem com o número do NIF e nem o número do NISS e suponho que o número de Utente também (corrijam-me se estiver errado).
Será que vale a pena fazê-lo no consulado ou talvez em Portugal seja melhor, depois de ter obtido estes números??
Qual seria a vantagem de fazer no consulado já que o mesmo será confeccionado com a ausência destes números?
E se fizer no consulado, teria que posteriormente obter esses números em Portugal para depois renovar o CC com os mesmos?
Obrigado.
@pauloiann
no ato do pedido você pode solicitar a inscrição na seg. social, finanças e saúde no próprio consulado. no meu primeiro cartão de cidadão ele veio sem o NIF e NISS, mas quando renovei, pedi a inscrição e ele veio completo, mas você vai ter que indicar representante fiscal para o NIF em Portugal por não ser residente lá ou na União Europeia. eles não podem negar sua inscrição, eu pedi e não falaram nada.
@rafaelazevedo mas vc realizou a inscrição na seg social, finanças e saúde em Portugal ou no Brasil? depois que faz essas inscrições que deve renovar o CC?
@pauloiann no consulado do Recife eu pedi as inscrições, mas você pode fazer em Portugal, basta indicar morada em Portugal e o cartão vem completo. você pode pedir as inscrições na hora que pedir a renovação.