Atribuição: mãe portuguesa naturalizada brasileira

Olá, já li os outros tópicos, mas não achei nenhuma dúvida parecida com a minha. Talvez alguém possa me ajudar...
A mãe de meu marido (já falecida) era portuguesa e se naturalizou brasileira em 1969. Tanto na certidão de nascimento de meu marido quanto na certidão de casamento dela consta que ela é portuguesa, brasileira naturalizada. Na certidão de óbito só consta portuguesa.
Me disseram que se a naturalização dela não tivesse sido comunicada à Portugal, meu marido teria direito à cidadania portuguesa por atribuição.
Entrei em contato com um escritório e o advogado checou e confirmou que Portugal não havia sido comunicado na época.
Apesar do advogado ter sido super solícito, fico na dúvida de iniciar o processo de cidadania por ele. Pelo que li na comunidade, o mais interessante é fazer isso sem intermediários. Principalmente porque moro em SP e pelo que li, o Consulado aqui é super rápido...
A única coisa que me deixa insegura é essa questão da naturalização brasileira. Seria mais garantido pedir a cidadania por um advogado nesse caso?
Alguém conhece algum caso parecido e poderia me ajudar?

Comentários

• Obrigada, Almir!
    Acabei de checar e a naturalização brasileira não consta da certidão de nascimento dela.
    Consta somente da certidão de nascimento do meu marido e da certidão de casamento dela com o pai do meu marido.
    Já pedi a segunda via dos documentos necessários aqui do Brasil. Vc sabe me dizer se a certidão de nascimento portuguesa o Consulado providencia?
    Obrigada mesmo pela resposta tão rápida! Fico feliz em saber que vamos poder fazer tudo sem o intermédio de um advogado! : )
  • Falei com o Consulado e eles disseram que é isso mesmo. Como a naturalização brasileira não está averbada na certidão de nascimento, o procedimento é o mesmo pois ela não deixou de ser cidadã portuguesa!
    Obrigadão, Almir! A gente já estava quase pagando o advogado pra fazer isso! rsrsrsrsrs
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.