Documentos em mãos, qual melhor conservatória para envio ?

Boa tarde!
Reuni todos os documentos necessários para minha atribuição de nacionalidade.

1 - Minha certidão de nascimento em Inteiro Teor por cópia reprográfica e apostilhada.
2 - RG - xerox autenticada e apostilhada.
3 - Cópia simples da certidão de nascimento da minha mãe (certidão veio de Portugal)
4 - Formulário 1C, assinado no cartório presencialmente (Reconhecimento por AUTENTICIDADE, não por semelhança).
5 - xeros do vale postal no valor de 175 euros (vou fazer na data que enviar os documentos)

Agora á dúvida é a seguinte, para qual conservatória acham melhor eu enviar ? Lembrando que meus pais não foram casados quando eu nasci, porem fui reconhecido com 3 dias de vida. Sendo assim não vou conseguir transcrever o casamento deles.

PS.: Minha certidão eu pedi no começo do ano, tem alguma validade para que eu envie esse documento para Portugal ? Pergunto isso porque pelo consulado a certidão tem que ter menos de 1 ano de emissão, no meu caso tem apenas 1 mês e meio.

Agradeço desde já.

Comentários

  • @felipeabreu89,

    Tondela ou Vila Nova de Gaia.
  • @Marcia
    Vou enviar para Tondela mesmo. Estou indo no cartório no centro de SP para apostilar os documentos e sando de lá vou na agencia dos correios que fica ao lado.

    Posso colocar aqui meus gastos Márcia ? Para ajudar o pessoal a saber quanto mais ou menos gastei no meu processo ?
  • @felipeabreu89,

    sim, claro. Tudo que possa ajudar!!!
  • @Maria Nelida. Pode me ajudar por favor?

    Estou tirando a minha cidadania e as das minhas irmãs, pelo meu pai que nasceu na França, mais foi registrado em Portugal.
    Estamos com as documentações prontas para serem enviadas e notamos que o local de nascimento do nosso pai está diferente em cada certidão de nascimento.

    No assento de nascimento está que ele é natural de Nantes, França. Na minha certidão de nascimento está correta, porem na certidão de uma das minhas irmãs consta somente França e na outra consta que ele é natural de Portugal.

    Lembro de ter lido em algum tópico do fórum que tem conservatórias que se atentam a cada detalhe e que em caso de divergência na documentação, eles não concedem a cidadania. Nesse caso pode me auxiliar por favor, qual seria a conservatória mais indicada para enviarmos a documentação?

    No caso da minha que não tem divergência, tem alguma conservatória que está com o processo mais rápido?

    Aproveito para parabenizar e agradecer a vocês que voluntariamente respondem nossas dúvidas e nos auxiliam tanto, consegui providenciar toda a documentação e preenchimento do formulário através do fórum.
  • @Adilia, antes de tudo, vc precisa verificar se seu pai nasceu na França ou Portugal.Se ele nasceu em Portugal, no registro de nascimento dele deve constar a região onde ele nasceu e seria bom vc pedir uma cópia do assento de nascimento dele para dirimir dúvidas.
  • @Vlad Pen

    Eu já tenho a cópia do assento dele. No assento consta que ele é natural da França, porem foi registrado na conservatória de Miranda do Douro em Portugal, foram eles que me passaram o assento.
  • editado May 2018
    @Adilia, se consta que ele é natural de Nantes na França e mesmo sendo registrado em Portugal ele é francês e não português.Pelo menos esse é o entendimento que tenho.
  • @Vlad Pen

    Então nesse caso não tem como conseguir pelo meu pai?

    Minha mãe também era portuguesa e eles se casaram no consulado português, o casamento foi transcrito para Portugal.
  • @Adilia Rosa,

    se sua mãe também era portuguesa, independente da nacionalidade do seu pai, você tem direito à atribuição.

    Basta você preencher no modelo 1C, o número do assento de sua mãe.
    Eles estão casados em Portugal, então não precisa se preocupar com mais nada.
  • Ola pessoal, depois de saber que ia ter que conseguir mais documentações e alterar os documentos, fiquei doida rsrs... e decidi enviar um e-mail para a pessoa que informatizou o assento do meu avô na conservatória de Miranda do Douro.

    E-mail que enviei a conservatória:
    "Estou tentando tirar a minha cidadania, porem no assento do meu pai consta que ele é natural de Nantes na França, mas foi registrado na conservatória de Miranda do Douro.

    Sabe me informar se é possível tirar a cidadania por ele? "
    (anexei o assento informatizado dele ao e-mail)

    A conservatória respondeu:

    "Informo que o seu pai nasceu na França é natural de França mas de nacionalidade portuguesa.Não há qualquer problema".

    Uffa fiquei aliviada rs... como já tenho a documentação dele, vou fazer por ele e enviar as cópias dos e-mails que troquei com as conservatórias sobre o assento de casamento dele e da minha mãe.

    Ai volta a minha dúvida, lembro de ter lido em algum tópico do fórum que tem conservatórias que se atentam a cada detalhe e que em caso de divergência na documentação, eles não concedem a cidadania. No caso da documentação das minhas irmãs que estão com divergência no local de nascimento do meu avó, qual seria a conservatória mais indicada para enviarmos a documentação?

    No caso da minha que não tem divergência, tem alguma conservatória que está com o processo mais rápido?

    Agradeço novamente a ajuda de vocês.
  • @Adilia Rosa,

    se seu pai era filho de portugueses, pode ter nascido na França e ter sido registrado em Portugal (fez a nacionalidade por inscrição).

    A conservatória mais rápida é ACP (Arquivo Central do Porto).
    E, neste caso, sugiro que vcs todas enviem para o mesmo lugar, até para provar o erro nas certidões das suas irmãs.

    É somente esta divergência, certo?
  • Boa tarde pessoal.

    Alguém poderia me ajudar, estou com todos os documentos necessários para minha atribuição de nacionalidade da minha mãe. Agora qual o melhor lugar para eu enviar? CRC de Tondela, Arquivo Central do Porto ou para onde?
    Outra coisa, os documentos serão enviados para um lugar e o vale postal para outro, correto? Qual o endereço do lugar onde devo enviar o vale postal?
    É melhor eu enviar esses documentos/vale postal pelo correio direito para seus respectivos lugares ou peço para um conhecido entregar lá pessoalmente? Tenho um conhecido que mora em Porto e outro em Lisboa.

    Agradeço pela ajuda.
  • Boa tarde! Ontem (23/05/2018) enviei email para Conservatória de Tondela para saber se poderia enviar documentos meu marido, Neto de portugueses e portanto o processo deve ser por ATRIBUIÇÃO (pela nova lei). Hoje recebi a resposta de que esse processo tem que ser enviado para Lisboa e que não estão fazendo nenhum tipo de conferência de documentos por email. É isso mesmo. Grata
  • @Marcia,

    Sim, é somente essa divergência.

    Muito obrigada pelas orientações S2.



  • Bom dia.

    Alguém poderia me ajudar, fui ao correio enviar o vale postal para posteriormente colocar uma cópia juntos dos documentos e enviá-los também, contudo não consegui pois os correios solicitam além do endereço e do setor o e-mail e o telefone do destino do vale postal. Alguém tem? São tantos diferentes no site que fico em dúvida de qual é o correto. E o endereço a baixo é o completo? Lá eles não possuem bairro?

    VALE POSTAL DO PORTO
    IRN, IP
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto
    E-mail ???
    Telefone ???

    Agradeço pela ajuda.
  • @ThaisNunes

    +351 22 557 3840
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.