OBTENÇÃO CERTIDÃO BRASILEIRA SEM SABER O CARTORIO

2

Comentários

  • Oi, @Eneida Melo
    Tenho sim. Pelo que a família sabe, ele nasceu na região do Estácio. Já fiz a busca no cartório de lá, mas não foi encontrado nenhum documento dele. Como meu avô se mudou ainda na infância para a zona norte, estamos procurando por lá também. Mas ainda não tivemos sucesso...
  • Já tentou as igrejas?
  • Com se trata de um documento antigo imaginei que não fosse arquivado nas igrejas...
  • Pessoal, boa tarde!!!
    Estou precisando de uma grande ajuda, pois necessito encontrar o cartório onde os pais de minha esposa que eram portugueses casaram aqui no rio de janeiro.
    Segue o nome dele:
    Mario de Almeida Silva - nascimento 01/11/1933
    Maria Esperança Ribeiro Silva - nascimento 17/06/1935
    A residencia deles era no bairro do engenho novo - RJ
    Desde ja agradeço o apoio de todos
  • Oi Mei !!
    Tentei pelo detran mas infelizmente não consegui, pois acho que eles não tinham identidade brasileira só a de estrangeiros.
  • @marcelo2017 segue seu post e fui hoje na 4º e me informaram que nao fazem isso, na verdade as informacoes que eles vao ter la vai ser somente as mesmas que tem na certidao de casamento mesmo... Vou tentar ir na 3º... Tenho copia de diversos documentos e a pessoa ainda é viva e lucida, pode ir a qualquer lugar comigo se for preciso... Será que teria uma outra forma de fazer o procedimento ?
  • @marcelo2017 estou querendo nascimento da minha avó, só tenho a casamento e no mesmo cartorio nao encontraram a nascimento, dizem que provavelmente ja era...
  • Caro @marcelo2017, boa noite!

    Li seu post do dia 6 de junho e gostaria de saber se você conseguiu solução através da Corregedoria, pois no meu caso estou na busca da Certidão de Casamento de meus bisavós. Período estimado: 1891 à 1901

    Desde já agradeço pela atenção.
    Marcelo do Valle

  • Já estive no Arquivo Nacional e localizei as Certidões de Nascimento e Casamento de meu Avô ( filho legítimo ). Ambos docs foram registrados na 4ª Circ. ( Flamengo ). Família morava no Catete.
    Na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Glória, Largo do Machado, localizei a Certidão de Batismo de meu avô e de minha mãe.

    Ambos docs constam os nomes dos bisavós (parte de mãe - viva): Manuel Gomes do Vale (Português) e Margarida Eugênia da Conceição (não sei a nacionalidade) e não tem os nomes dos pais do Manuel, e a mesma 4ª Circ. me informou a mesma questão do @cralima, de não haver nenhum registro da Certidão de Casamento.

    O mais interessante é que antes de ir no Arquivo Nacional, estive na mesma 4ª Circ. paguei as taxas e nenhum documento havia sido localizado, com os nomes de minha mãe, avô e bisavô. Após a apresentação dos docs obtidos no Arquivo Nacional, os mesmos documentos começaram a ser localizados, inclusive emitiram os de Inteiro Teor.

    @marcelo2017 e @cralima,

    Será que todos os docs são incinerados mesmo...?
  • Pois é... @marcelo2017.
    Vamos continuar com fé e contando com a sorte de localizar os docs.
    Abraços,
    Marcelo do Valle
  • CralimaCralima Member
    editado July 2017
    @marcelo2017 @Marcelo do valle Acabei encontrando a que precisava tbm, acabou que estava na 7º cicrunscrição, no estacio... Por incrivel que pareca foi o proprio cartorio que achou, o arquivo nacional só me ajudou a dizer a data de registro, pq justamente essa data esta interditada no aqruivo naconal, mas no final deu tudo certo, embarco pra portugal semana que vem !
  • Ótimo @Crlima!
    Parabéns e sucesso!
  • muito obrigado !
  • fsorf9fsorf9 Member
    Pessoal, boa tarde.

    Como vocês fazem essa busca no arquivo nacional?

    Preciso da certidão de nascimento do meu pai. Ele nasceu em abril de 1957, criado no Vidigal, zona sul.
    Me disse que muito provalmente foi registrado no Leblon pois havia um cartório de registro civil lá.
    Agora por aquela região me parece que só tem registro civil em Copacabana.

    Queria ter certeza onde ele está registrado para não ter que abrir busca e ter mais custos que já são altíssimos.

    Como proceder essa busca no arquivo nacional?
  • O cartório no centro do Rio respondeu o seguinte quando solicitei:
    Bom dia!

    A documentação entregue para o processo de habilitação de casamento só fica arquivada durante 5 anos, sendo incinerada após esse período. Não temos microfilmagens de processos antigos.

    Atenciosamente,
  • Boa noite pessoal, estou a procura da certidão de nascimento da minha bisavó que nasceu na Tijuca, RJ já fui na 8a cartório e paguei pra fazer uma busca mas nada foi encontrado. Amanhã irei na 7a pra saber se está lá. Espero que não seja tão caro como na 8a pra fazer uma busca.
  • Oi Marcelo, ela nasceu em 31 de maio de 1915 na Tijuca .
  • obrigado mais uma vez.....vou tentar e depois escrevo aqui...
    Abrs
  • @paivachaves,

    Te enviei mensagem.
  • @MarizaGuerra, acabei de te responder.....rs
  • Boa Tarde, tem como encontrar certidão de casamento sem saber a data e o cartorio que foi realizado?
  • Como posso encontrar a certidão de óbito tem saber o cartório? Também não sei a data exata do óbito. Sei que foi no Rio de Janeiro entre 1935 e 1939.
  • Boa tarde pessoal e @MarizaGuerra, @DeniseRollo
    Estou tentando achar a certidão de nascimento de minha mãe Olga Martins de Oliveira, já falecida, ela nasceu na cidade de São Paulo capital em 04/02/1915. Não sei qual foi o cartório. Tenho os dados de filiação: João Martins de Oliveira e Maria Antonina. Alguém tem ideia de como posso encontrar?
    Agradeço a ajuda de vocês!!
  • @Valeria Gutierrez

    Na certidão de casamento de inteiro teor deve ter uma pista do local de residência da noiva à época. Vc precisa procurar nos cartórios dessa região..
  • Bom dia, eu estou iniciando o trabalho de tirar as certidões para o processo do meu pai (neto) por atribuição.
    Já levantei todos os dados, do meu bisavô, do meu avô e do meu pai.
    Solicitei a Vila Real a copia da certidão do meu bisavô e agora estou buscando a certidão dele de casamento para poder transcreve-la.
    Possuo a cópia da sua certidão de casamento e ja a localizei mencionada no livro ( folha 70, igual a cópia que possuo) do link abaixo.

    Onde solicito certidão dele? Um local fisico aqui no RJ? Ou em Niterói?

    Qual o tipo de certidão deverei solicitar para a transcrição?

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-64KK-Y5?i=8&wc=9GRT-C6J:113332901,120063301,120063302&cc=1582573

    Desde já grato, mais uma vez, pela ajuda de vocês
  • @Marcus Matos
    Bom dia!
    De uma olhada na certidão que você possui e veja em que cartório ela foi realizada. Depois disso é só solicitar ao cartório de origem um 2ª via apostilada.
  • @Marcus Matos, solicite a certidão de casamento de inteiro teor.
  • Meus avós casaram no Brasil, nos idos de 1923. Não sei o cartório que eles casaram, mudou tudo por aqui desde então. Alguém saberia me ajudar como conseguir localizar o cartório? Sei que eles moravam na rua do Lavradio, no centro/RJ. Preciso da certidão de casamento para enviar a Portugal para reconhecê-la e após a certidão de nascimentos de minha mãe, e após a de casamento dela e só então a minha certidão para dar entrada na minha cidadania. Grata pela ajuda de vcs.
  • Bom dia pessoal!
    Como ja passei por aqui pelo forum e fui bastante ajudada por voces, estou reunindo documentos para a cidadania da minha mae. Porem sempre esbarramos num problema, agora por causa do "H" no nome ( como alguns aqui ja me tranquilizaram que isso pode nao ser problema), estou procurando a certidão do meu avô casado com a progenitora portuguesa para comparar sobrenome.Mas nao acho , e o cartorio de Niteroi cobrou um absurdo so para procurar, só pra me dizer se está la ou não. É isso mesmo?
    Procuro a certidão do meu avô Davi Pinto Pascoal (ou Paschoal), nascido em Niteroi-RJ em 25/07/1899, filho de Abel Pinto Paschoal.

    Agradeço se alguem tiver uma luz
  • editado May 2018
    Boa noite, pessoal!

    Estou na busca da certidão de nascimento do meu avô brasileiro, Já realizei buscas no Arquivo Nacional, porém nada foi encontrado.

    De que formas mais posso buscar?

    Os dados que tenho são:

    Armando de Melo Ribeiro
    Filiação: João Felipe Ribeiro e Hilda de Melo Ribeiro
    Data de nascimento: 26/01/1936
    Casado com Ofélia Jerônimo (posteriormente Ofélia Jerônimo Ribeiro) na cidade de Duque de Caxias.
    Não sei a região do Rio onde nasceu, porém viveu nos bairros do Caju e Irajá enquanto criança e jovem, posteriormente se fixou no baixo de Bonsucesso, sempre na cidade do Rio de Janeiro.
    Possuo o CPF e o RG do mesmo, porém sem informações adicionais.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.