Será que posso adquirir a nacionalidade?

Meu avô materno era português e já faleceu, e minha mãe não tem nacionalidade portuguesa.
Nessa situação, será que eu posso consegui-la?

Comentários

• Ana Flávia

Você poderá obter a nacionalidade portuguesa por dois processos atribuição ou naturalização.
    No primeiro, sua mãe entraria com pedido de nacionalidade dela e depois passaria a nacionalidade a você com um novo processo. A vantagem desse método é que poderia depois transmitir a nacionalidade a seus descendentes.
    No segundo, pediria a nacionalidade pulando sua mãe, ou seja, diretamente do seu avô pra ti. Pela legislação atual, você não transmitiria a nacionalidade aos filhos.
    Dê uma olhada no guia de ajuda dessa comunidade para saber um pouco mais...
    Abraços
  • Sim. Sua mae pode tirar e depois voce. Dessa maneira passara tb para seus filhos e todas as geraçoes futuras.
    Comece procurando a certidao de nascimento do seu avo portugues.
  • Ana
    Vc pode obter a nacionalidade portuguesa por duas formas: por atribuição, na qual sua mãe precisa adquirir a nacionalidade portuguesa antes de vc ou por naturalização como neta, sendo este ultimo processo mais longo, com mais exigências e com mais restrições quanto a transmissibildade da cidadania aos filhos! Espero ter auxiliado e conte com minha ajuda!
  • Muito obrigada aos três!
    Vou começar a procurar sobre isso..
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.