portal do cidadão não aceita pagamento estrangeiro

Bom tenho a seguinte situação:

Meu avô portugues está vivo e seu casamento foi no brasil e não está averbado em portugal.
A certidão de casamento brasileira de meu avô contem um erro em relação ao nome do lugar onde ele nasceu que em vez de estar escrito Ervideira está como Irvideira.
Pelos dados colhidos na internet, percebi que tenho que fazer uma retificação nesta certidão de casamento, assim preciso de uma nova certidão de nascimento de meu avô e fui ao site http://www.xn--portaldocidado-2hb.pt para emitir uma segunda via, portanto o site não está mais disponibilizando pagamentos feitos no estrangeiro.

Como faço para pedir uma segunda via da certidão de nascimento agora?

Comentários

  • Anderson,

    eu estou com o mesmo problema em pedir certidao, no meu caso preciso de certidao a pedido do consulado de portugal em londres, me orirntaram a escrever pra CRC e pedir para que disponibilizem minhas certidoes no sistema SIRIC pra que eles tenham acesso, no seu caso, melhor contatar o portal do cidadao pra que eles te orientem como proceder.
  • Anderson

    Mandei um e-mail a Conservatória dos Registos Centrais perguntando como conseguiria a certidão de minha mãe e responderam:

    "Informo V. Exa que poderá solicitar a certidão, através de carta (anexando justificativo de pagamento) indicando a morada completa , o nome , data de nascimento , naturalidade e filiação e se possível o nº do registo, fazendo o pagamento por VALE POSTAL (deve dirigir-se aos correios) à ordem da Conservatória dos Registos Centrais- Rua Rodrigp da Fonseca, 198, 1099-003 LISBOA.

    Mais se informa que a partir de 1 de Outubro de 2010, o emolumento das certidões de nascimento, casamento para qualquer fim é de 20,00 EUR. Os portes do correio ficam ao critério do utente,

    Com os melhores cumprimentos"


    Além disso, no site do IRN tem esse link falando sobre as formas de pedir certidão onde fala sobre pedido de certidão por carta a CRCentrais com um modelo específico que aparece para ser baixado: http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/pedir-certidao

    Em todo caso, se a certidão do seu avô tiver no SIRIC talvez o consulado prescinda da certidão impressa. No caso do meu avô, eu havia pedido uma certidão ano passado e com isso ela foi informatizada.

    Em relação a retificação dê uma lida sobre a necessidade. Já li em algum lugar que não é necessário fazer retificação para todo tipo de erro. As vezes justificativa já basta. Mas como nunca precisei, nunca estudei isso a fundo...

    Abraços
  • Não está sendo possível fazer pagamentos via cartão de crédito internacional?? Pq estão criando essa dificuldade? Vou precisar de algumas certidões e agora não sei como fazer!!!
  • Fernando

    Na verdade, o portal do cidadão diz, desde dezembro, que estão passando por melhorias técnicas e, por isso, não aceitam pagamentos por cartão de crédito. Escrevi pro portal do cidadão semana passada e não tem previsão para voltar a funcionar.



    outra dúvida: li num outro tópico que você é medico. eu me formo em um ano e meio. voce sabe qual a melhor universidade portuguesa pra pedir equivalência de diploma de medicina?
  • pagamento

    sugiro que tentem o pagamento via vale postal, feito pelos correio....direto com a Conservatória em que a certidão está.
  • Anderson,

    o seu post foi deletado, porque essa advogada que voce mencionou tem a credibilidade dela duvidosa, ja alguns membros reclamaram dos servicos dela, por isso a precaucao de nao indica-la na comunidade, alias, nao indicamos nenhum advogado.
  • Cibele

    Aproveitando esse tópico, peço ajuda.
    Vc sabe dizer o nome da certidão que a gente pede pra fins de nacionalidade?
    No meu caso veio uma cópia do assento de batismo do meu avô, mas sei que pode ser de outra maneira...
    podes me ajudar?
    Abs
  • Cibele

    Ok, desculpa, pois apenas citei ela com a intenção de ajudar a comunidade!
    Pelo visto vou fazer o pedido e tentar pagar por vale postal dos correios.
  • [APAGADO]
  • Zininha,

    normalmente e' a narrativa, exatamente pela facilidade de leitura, mas pode acontecer de pedir narrativa e enviarem a de copia integral, tambem e' valida.
  • No total é 25 euros.
    20 da certidão e 5 do correio (carta registrada)

    Na minha opinião o portal do cidadão não vai voltar tão cedo a emitir certidões isso é p/ se dar um freio ao grande numero de processo mandano pelo correio p/ o crc.

    Então tratem de arrumar outra forma de pedir a certidão, não figuem esperando.
  • O problema e' que nao tem muitas saidas pra conseguir a certidao, esses dias tentei novamente e nem cobranca postal e cartao multibanco estavam aceitando, como meu caso e' atraves do consulado, eles irao aceder as certidoes no sistema SIRIC, noutros casos, so se alguem em PT for ate a conservatoria e tirar e enviar para o estrangeiro ou pagando atraves de vale-postal, como mencionaram aqui.
  • A ideia é esta mesma, se alguem kizer fazer o pedido de cidadania vai ter que mandar o processo e (os documentos) p/ o crc junto com o numero do assento de nascimento do portugues.
    E la no crc ele se encarrega da emissão da certidão.

    Agora imagine se vc pega os dados de um portugues q more no br, pedi a certidão de nascimento dele pelo portal, e depois com esta certidão de nascimento vc pode fasificar todos os outros documentos, tudo sem foto, apartir da certidão de nascimento portuguesa e manda pelo correio com um endereço falso, se passar, vc pedi a sua p/ confirmar pelo portal tbm e vai ao consulado com um idt falsa ou com a sua mesma e tira o BI e passaporte com um pai ou avó(ô) que não é o seu.

    Agora se manda os documentos sem a certidão de nascimento portuguesa do pai ou avò(ô) e os dados estão corretos é 99,99% dos documentos serem verdadeiros.
  • Cibele

    Obrigada.
    Vou passar pra um amigo que vai pedir a certidão.
    Abs
  • Eu pedi sem certidao, so com assento. O processo so demorou mais 15 dias porque a funcionaria responsavel desta area da Consevatoria do vovo estava de ferias e a velharia de la nao sabia nem abrir email. Mas foi uma burocracia facil. A CRC repetiu pedido, mas agora nao por email, e sim por sinais de fumaça. Hehehehehhe... Ops, por Fax
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.