Dupla nacionalidade para mim e minhas filhas
Bem, sou filha de português e gostaria de tirar a dupla nacionalidade para minhas filhas, a pergunta é:
Tenho q tirar antes para depois pedir a delas, ou posso tirar direto a delas?
Gostaria de vcs me dessem uma orientação e tb como devo proceder, tipo passo a passo. Não entendo nada disso.
Obrigada gente!
Tenho q tirar antes para depois pedir a delas, ou posso tirar direto a delas?
Gostaria de vcs me dessem uma orientação e tb como devo proceder, tipo passo a passo. Não entendo nada disso.
Obrigada gente!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Vc primeiro deve tirar a sua e depois das suas filhas, vc até poderia tirar das suas filhas antes, mas nesse caso não compensa pq sai mais barato e mais rápido fazer primeiro a sua e depois a delas.
O primeiro passo é: Ter em mãos a certidão de nascimento do seu pai, ou pelo menos saber o número do assento, filiação e freguesia do seu pai.
2º passo: Verificar se o seu pai foi o declarante do seu nascimento, se isso ocorreu vc nem precisará transcrever o casamento dele.
3º passo: Pedir uma certidão de nascimento sua de inteiro teor com a firma da escrevente reconhecida. Enviar para o Itamaraty para legalizar (isso é gratuíto)
4º passo: Preencher o formulário para atribuição e reconhecer firma PRESENCIALMENTE isso é AUTENTICIDADE não pode ser por semelhança.
5º passo: Xerox do seu RG ou passaporte autenticado.
6º Legalizar os documentos no consulado.
Enviar tudo para Portugal (quando vc chegar nessa fase explicaremos melhor) e pagar a taxa de 175 Euros.
Depois que sair sua cidadania vc repetirá esse processo (só que agora com as suas informações)
Se suas filhas forem menores de 12 anos o processo delas é gratuito.
Lembrando que cada consulado exige uma forma diferente para legalizar os documentos, informe em qual estado que vc está e aí diremos (se soubermos) como vc deverá proceder.
Boa sorte
Abraco
Desculpe a demora em responder, mas estava envolvida com problemas de saúde. Obrigada pela orientação, mas tenho algumas dúvidas, se puder me esclarecer, agradeço.
Bom, em relacão ao primeiro passo, eu tenho a certidão dele sim.
_meu pai foi o declarante da minha certidão, agora eu tenho q pedir outra para poder reconhecer firma da escrevente? É isso ou eu entendi mal? Vc tem o endereço do Itamaraty? Eu mesma posso levar e chegando lá peço para legalizar?
Onde encontro esse formulário ?
Moro no Rio de Janeiro.
Como eu havia te dito, não entendo nada de documentação, desculpe te ocupar dessa maneira.
Obrigada mais uma vez.
Como vc ja tem a certidão de seu pai e foi ele o declarante do seu nascimento, tudo fica mais facil, vou te passar os docs que vai precisar e depois te passo o link do formulario 1C.
DOCUMENTOS DO SEU PAI:
- NUMERO E ANO DE ACENTO , NOME DO CONSELHO, FREGUESIA E CONSERVATORIA DE ONDE SEU PAI FOI REGISTRADO, SE QUIZER PODE TIRAR UMA COPIA SIMPLES DA CERTIDÃO DELE E ENVIAR JUNTO.
SEUS DOCUMENTOS:
- CERTIDÃO DE NASCIMENTO DE INTEIRO TEOR, COM FIRMA RECONHECIDA DE QUEM EMITIR, AUTENTICAR NO ITAMARATY E DEPOIS LEGALIZAR NO CONSULADO PORTUGUES,
- XEROX AUTENTICADA DE SEU RG E LEGALIZADA NO CONSULADO PORTUGUES,
- FORMULARIO 1C PREENCHIDO E ASSINADO SOMENTE NA PRESENÇA DO FUNCIONARIO DO CONSULADO PORTUGUES PARA QUE ELE RECONHEÇA A SUA ASSINATURA.
Depois desses documentos todos prontos, vc vai no correio e faz um vale postal, DINHEIRO CERTO, no valor equivalente a 175 euros em nome da CRC,vão te perguntar qual o motivo do envio, vc diz que é MOTIVOS DIVERSOS, ai vão te dar um comprovante com um numero, que vc deve anotar no formulario1C, tem um local proprio para isso, pede um copia do vale e envia junto com todos os documentos e o formulario para a CRC, via SEDEX MUNDI.
AGORA VOU TE PASSAR OS ENDEREÇOS:
ITAMARATY - RIO DE JANEIRO - FICA AO LADO DA CENTRAL DO BARSIL
AV. MARECHAL FLORIANO 196
HORARIO: 10:30 ÀS 12:30
CONSULADO DE PORTUGAL RJ
AV. MARECHAL CAMARA 160, 18º ANDAR
HORARIO: 08:00 ÀS 12:00
CONSERVATORIA DOS REGISTOS CENTRAIS(é a CRC pra onde vc manda os docs e o dinheiro para pagar a cidadania)
RUA RODRIGO DA FONSECA 198
1099-003
LISBOA - PORTUGAL
Nesse link tem o modelo do requerimento que tem que ser preenchido, tem que imprimir colorido. http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_regi
No Rio Itamaraty legaliza na hora e é grátis, o consulado tambem é na hora e custa +/- 11 euros cada legalização.
Qualquer duvida é so perguntar.
Muitíssimo obrigada! Como já falei anteriormente,sou completamente alienada em relação á documentação.
A minha dúvida ainda é em relação à minha certidão. O que é inteiro teor? Quer dizer q o que consta na minha não é suficiente, ainda faltam alguns dados? E esse reconhecimento não é o meu e sim de quem emitir, no caso da pessoa q vai me dar? É isso ou estou falando besteiras!rsrsr
Oi Beth!!
Seu caso, é igual ao meu. Dá uma lida no meu tópico, tá tudo explicadinho! Essa comunidade maravilhosa!!!! Sem eles, eu não teria conseguido!!
Qualquer dúvida, a boa vontadede todos daqui, é imensa!!!!
Se eu souber, tbm ajudo!! Pode contar comigo!!
bjs
va ao cartorio onde seu registro foi feito e peça uma certidao de inteiro teor(leve a que vc tem ,assim eles encontram com mais facilidade), em seguida va ao itamaraty e peça para autenticar(eh somente um carimbo com o visto do funcionario, e eles so atendem pela manha), em seguida autentique a certidao no consulado.
Parabéns! essa semana vou começar com a documentação. Demorou muito tempo pra vc conseguir?
Bom, demorou mais, eu entender tudo, conseguir toda a documentação. Postei no fim de janeiro para CRC de Lisboa e ontem chegou minha certidão!
Dá uma lida lá no meu tópico, q minhas dúvidas, eram parecidas com as suas.
bjs.
Qual a diferença entre Naturalização e Atribuição? Alguém pode me explicar!
NACIONALIZAÇÃO é quando a cidadania é passada de avô/avó para neto/neta ou por casamento ou por tempo de residencia e só pode ser passada par os filhos menores ja nascidos na data da nacionalização ,comprovando laço com Portugal ou seja se tiver como comprovar que mora , estuda em Portugal ou se o filho nascer após a nacionalização do pai/mãe, ai será sem precisar comprovar nada., nesse caso pasará ser por atribuição.
ATRUBUIÇÃO é quando a cidadania é passada de pai/mãe para filho/filha a qualquer época,sendo mmenor ou maior e poderá ser passada para as gerações seguintes indefinidamente, desde que cada geração vá fazendo atraves de seu antecessor sem interrupção.
Mais uma vez obrigada pelo esclarecimento e paciência!Estou anciosa para começar o meu, primeiro tenho q tirar a minha identidade, perdi todos os meus documentos ou fui roubada, não sei.
Qdo iniciar volto aqui!
Bjos a todos!
Então,vou dar início somente agora a minha cidadania.
Apesar de vcs já terem esclarecido as minhas dúvidas e já tendo entendido tudo,
estive vendo o site do consulado os doc. necessários, não entendí o seguinte:
Declaração de nascimento devidamente preenchida, sem rasuras ou emendas.A(s) assinatura(s) da respectiva declaração deverá(ão) ser reconhecidasd em cartório Notarial do Rio de Janeiro.
E depois eles pedem a minha certidão de inteiro teor. Qto à essa, entendi, agora essa declaração não. Alguém poderia me explicar?
essa declaração é um formulário que você preenche e envia junto a documentação ao Consulado do Rio. Nesse formulário há espaço para assinatura do requerente ou dos pais quando menor que deve ser feita por autenticidade num cartório do rio.
Eu enviei meu pedido ao consulado do rio no início do mês e pedi que eles enviassem pra mim essa declaração por e-mail para eu preencher. Assim foi feito.
Posso enviar a você o modelo de declaração que eu tenho, mas não sei se ainda é o mesmo porque na segunda semana de março eles mudaram o formulário para transcrição de casamento. De qualquer forma se quiser dar uma olha meu e-mail é mvo.gouvea@gmail.com
Se quiser que o consulado te mande escreva para: mail@rio.dgaccp.pt
Abraços
p.s. Esse formulário é caso queira que o Consulado do Rio faça seu processo. Pode também na guia de ajuda desta comunidade descobrir como fazer através de envio de docs a Consevatória dos Registos Centrais em Lisboa.
Amanhã vou pedir por e-mail este formulário ao consulado.De qualquer maneira me mostra esse q vc falou.