Pai espanhol e mãe portuguesa

Sou portuguesa e meu marido espanhol. Meus filhos foram registrados desde pequenos no consulado espanhol. Eles poderiam tirar a nacionalidade portuguesa também?

Comentários

  • @zira,

    sim. Para que possa pedir a nacionalidade portuguesa para seus filhos, há a necessidade de você transcrever antes, seu casamento em Portugal, se é que não se casou por lá.

    Porém, observo que seus filhos, como espanhóis, já têm os mesmos direitos que os portugueses, uma vez que qualquer cidadão da UE pode viver legalmente em qualquer país pertencente à ela.
  • Obrigada pelo retorno. Sim, meu casamento já é transcrito em Portugal? Abs!
  • Minha mãe é portuguesa e meu pai também é espanhol, mas o casamento deles (foi aqui no Brasil) não foi transcrito no consulado portugues. Para fazê-lo, além da certidao apostilada e formulario, tenho que apresentar a certidao de nascimento do meu pai! Como é em espanhol tem que ser traduzido para o portugues? Esto na dúvida sobre que documentos devo juntar. Esse processo pode ser feito atraves de uma conservatoria em Portugal?
  • editado February 2018
    @Angie2018 como seu pai é espanhol ,vc vai precisar da certidão de nascimento dele traduzida por um tradutor juramentado.. Vou te passar o link com as instruções para transcrição de casamento.Vc pode enviar a documentação para Ponta Delgada.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
  • ok, obrigada!
  • Desculpa, fiquei na dúvida...meu pai é falecido, tem que fazer alguma coisa com a certidao de óbito? Mais uma vez obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.