Confecção da Prova de Vida
O Consulado do Rio de Janeiro não tem mais funcionários disponíveis para ir ao local de pessoas que deram entrada na cidadania e não podem se locomover por motivos de saúde e confeccionar a Prova de Vida. Fui ao consulado e lá me foi pedido que eu fosse a uma cartório e pedisse que fizesse a Prova de Vida com recolhimento das impressões digitais, porém todos os cartórios que eu fui em Niterói (Aonde se encontra a requerente) não fazem esse tipo de serviço. Alguém por acaso já passou ou está passando por esse mesmo tipo de problema? Preciso de uma luz! Já que até agora não recebi retorno no Consulado do Rio ou da Conservatória.
Abraços a todos!
Abraços a todos!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Assim que eu conseguir alguma resposta eu coloco aqui. Abs!
No caso do meu pai a impossibildade deve-se a um problema de saúde e não por ter idade avançada!!!
será que um atestado médico com firma reconhecida em cartório não constituem prova de vida? A declaração médica é um documento essencial e com valor legal nesses casos! Volte ao consulado e pergunte sobre isso! Se ela está no Brasil a autoridade médica que a acompanha é que é responsável por ela! Se vc morasse em Salvador faria a vista e o relatório médicos pra vc! Seria uma grande satisfação
Oi!
Nesse final de semana estava pensando nisso mesmo!!! Acabei de redigir o Atestado de vida para o médico preencher somente nome e dados de identificação (Peguei um modelo no registro consular do Brasil e adaptei as minhas necessidades) e com isso vou ao cartório reconhecer a firma do médico, já que nem o consulado ou o cartório vão a Casa de Saúde.
Além disso tenho que recolher as impressões digitais + fotos atuais (foi pedido pela Conservatória), isso tudo eu vou pedir para a curadora fazer, já que legalmente ela é habilitada para isso e irei reconhecer a firma dela também.
Depois que eu fizer, eu tenho que voltar ao Consulado de Portugal do Rio de Janeiro para eles autenticarem essa documentação (conforme ele me orientaram). Espero que tudo isso seja aceito! Dando certo, eu coloco aqui o passo-a-passo. :-) estou virando uma "despachante" cheia de truques!...rssss....
Obrigada pela ajuda!
Muito obrigado e boa sorte.
Pode, se deslocar em pequenas distâncias ele pode sim. Você me aliviou com essa notícias porque eu já não sabia mais o que fazer para levá-lo a São Paulo. Obrigado Mario.
Resposta do Consulado do Rio de Janeiro
"Exmª. Senhora
Para efeitos de Prova de Vida, caso o utente não se possa deslocar, bastará que qualquer médico ateste essa incapacidade, diga que esse cidadão está vivo, e que qualquer pessoa faça chegar essa documentação ao Consulado.
Torna-se desnecessária a intervenção - nesta fase - de qualquer Cartório.
Com os melhores cumprimentos"
Obs.: Já tinha feito isso e mandado para a Conservatória que recusou. Agora, de diferente, irei reconhecer a firma do médico e levarei no Consulado do Rio de Janeiro para eles autenticarem e mandarei em anexo o email com a resposta acima com nome do funcionário consular.