Confecção da Prova de Vida

O Consulado do Rio de Janeiro não tem mais funcionários disponíveis para ir ao local de pessoas que deram entrada na cidadania e não podem se locomover por motivos de saúde e confeccionar a Prova de Vida. Fui ao consulado e lá me foi pedido que eu fosse a uma cartório e pedisse que fizesse a Prova de Vida com recolhimento das impressões digitais, porém todos os cartórios que eu fui em Niterói (Aonde se encontra a requerente) não fazem esse tipo de serviço. Alguém por acaso já passou ou está passando por esse mesmo tipo de problema? Preciso de uma luz! Já que até agora não recebi retorno no Consulado do Rio ou da Conservatória.
Abraços a todos!

Comentários

• Eu mandei um email pro consulado de São Paulo perguntando acerca da mesma dúvida. Meu avô mora a 500km da capital paulista e não poderá se locomover. Quando tiver uma resposta, por favor, poste pra gente porque até agora eu não obtive nenhuma.
  • Rafael

Assim que eu conseguir alguma resposta eu coloco aqui. Abs!
  • Que fique só entre nós( ehehehe )... mas eu consegui pedir para o meu pai assinar o documento em casa e levei o formulário assinado ao consulado junto com a identidade dele... basta boa vontade e boa fé de quem lhe atende nos consulado!!!!
    No caso do meu pai a impossibildade deve-se a um problema de saúde e não por ter idade avançada!!!
  • O meu caso gostaria muito que a requerente estivesse pelo menos em condições de assinar. Ela é interditada e se encontra em fase avançada de Alzheimer. A solução que o consulado me deu foi eu pedir a um cartório que fizesse a confecção da Prova de Vida, porém não achei nenhum que fosse até a casa de saúde!!!
  • Bianca

será que um atestado médico com firma reconhecida em cartório não constituem prova de vida? A declaração médica é um documento essencial e com valor legal nesses casos! Volte ao consulado e pergunte sobre isso! Se ela está no Brasil a autoridade médica que a acompanha é que é responsável por ela! Se vc morasse em Salvador faria a vista e o relatório médicos pra vc! Seria uma grande satisfação
  • Fernando

Oi!
    Nesse final de semana estava pensando nisso mesmo!!! Acabei de redigir o Atestado de vida para o médico preencher somente nome e dados de identificação (Peguei um modelo no registro consular do Brasil e adaptei as minhas necessidades) e com isso vou ao cartório reconhecer a firma do médico, já que nem o consulado ou o cartório vão a Casa de Saúde.

Além disso tenho que recolher as impressões digitais + fotos atuais (foi pedido pela Conservatória), isso tudo eu vou pedir para a curadora fazer, já que legalmente ela é habilitada para isso e irei reconhecer a firma dela também.

Depois que eu fizer, eu tenho que voltar ao Consulado de Portugal do Rio de Janeiro para eles autenticarem essa documentação (conforme ele me orientaram). Espero que tudo isso seja aceito! Dando certo, eu coloco aqui o passo-a-passo. :-) estou virando uma "despachante" cheia de truques!...rssss....

Obrigada pela ajuda!
  • Por favor, depois escreva passo a passo o que deve ser feito porque provavelmente eu precisarei disso também. Meu avô necessita viajar frequentemente para o hospital do câncer de Barretos para faer tratamento, são 400 km e se deslocar à SP nessas condições (500km) será demaseadamente desgastante para ele. Assim que você concluir seus objetivos, por favor, envie a trajetória.
    Muito obrigado e boa sorte.
  • Rafael, seu avó não pode ir em um cartório perto de casa? O formulário pode ser assinado no cartório por AUTENTICIDADE, e é aceito pela CRC.
  • Mario

Pode, se deslocar em pequenas distâncias ele pode sim. Você me aliviou com essa notícias porque eu já não sabia mais o que fazer para levá-lo a São Paulo. Obrigado Mario.
  • Atestado de Vida

Resposta do Consulado do Rio de Janeiro

"Exmª. Senhora

Para efeitos de Prova de Vida, caso o utente não se possa deslocar, bastará que qualquer médico ateste essa incapacidade, diga que esse cidadão está vivo, e que qualquer pessoa faça chegar essa documentação ao Consulado.

Torna-se desnecessária a intervenção - nesta fase - de qualquer Cartório.

Com os melhores cumprimentos"

Obs.: Já tinha feito isso e mandado para a Conservatória que recusou. Agora, de diferente, irei reconhecer a firma do médico e levarei no Consulado do Rio de Janeiro para eles autenticarem e mandarei em anexo o email com a resposta acima com nome do funcionário consular.
  • Será que vale pra São Paulo essa alternativa?
  • Rafael, se seu avo pode ir a um cartório eu faria dessa forma. A do meu pai foi assim, ele assinou em um cartório de Taubaté/SP por Autenticidade e me mandou, eu dei o sinal público aqui no RJ e legalizei no consulado do RJ. Não tive problema algum e não lembro de ninguem que tenha tido.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.