Não consigo encontrar o local de nascimento do avô Português

Olá, boa noite !!!
Sou novata no fórum e estou em busca de ajuda para encontrar o local de nascimento do avô (já falecido) do meu marido.
Fiz uma busca no family search e encontrei o registro dele onde consta o nome dele Adelino Marques, e outras informações:
Pai: Antonio Marques
Mãe: Maria Marques
Carteira de identidade: 655.083
RE: 103.676 - expedido em 3-5-41
Mas não consta a cidade onde ele nasceu.
Na certidão de casamento dele consta que ele nasceu em Condiela - Portugal no dia 27 de Maio de 1907, porém não encontrei nenhuma freguesia, distrito ou cidade com este nome.
Acho que pode ter sido algum erro de quem fez o registro, alguém sabe como eu posso achar o local correto de nascimento dele?

Obrigada !

Comentários

  • Olá mlsoares

    Sabe da imigração de Adelino? se veio só, com os pais, casado, etc...

    https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-89F9-W9SR-P?i=458&cc=2140223

    Pode solicitar informações dos prontuários dos imigrantes ao Arquivo Nacional

    Presencialmente na Sede, se possível e até melhor
    Praça da República, 173 – Rio de Janeiro, RJ – 20211-350
    www.arquivonacional.gov.br

    Atendimento a Distância
    E-mail: consultas@arquivonacional.gov.br
    Telefone: 55 21 2179-1257
    Fax: 55 21 2179-1304

    Se fizer por email informe seu nome completo, endereço completo e CPF
  • Oi Kleber,
    Ele veio criança com os pais e mais 3 irmãos também crianças.
    A familia não sabe e eu ainda não consegui encontrar o navio em que eles chegaram e nem a data certa de desembarque, o que dificulta muito as pesquisas.
    Obrigada pela dica do arquivo nacional, como moro em SP vou ter que tentar via e-mail mesmo e ver se consigo algo.

    Muito obrigada pela ajuda por enquanto.

    Marcia
  • Boa noite Kleber,

    Muito obrigada pela ajuda, submeti o formulario de consulta no site do Arquivo Nacional passando todas as informacoes que eu tinha, recebi a confirmacao deles informando que encontraram os documentos de registro do Adelino.
    Paguei uma taxa de envio de aproximadamente R$ 10,00 e ja recebi as copias dos documentos.
    Nos documentos esta informando que ele eh natural de Tondiela (creio que seja Tondela o correto) - Portugal.
    Data de Nascimento: 27 de Maio de 1907
    Chegou ao Brasil no dia 29 de Marco de 1914 no porto de Santos na embarcacao Gelria.
    Voce sabe me dizer como eu faco para encontrar a certidao de nascimento dele?

    Obrigada.
  • Talvez voce encontre aqui... mas o site ta fora do ar neste final de semana.
    http://tombo.pt/f/tnd23#001
  • @mlsoares

    Sabe os nomes dos irmãos?
  • Obrigada Jaime Soares, vou dar uma verificada no site
  • Ola Kleber Silva Aguiar,
    Estou vendo se consigo com algumas pessoas da familia os nomes completos dos irmaos, mas nao sei se eles tem essa informacao.



  • Ola Kleber Silva Aguiar,
    Os seguintes nomes säo os que constam na lista de bordo do Navio:
    Antonio Marques (Chefe)
    Maria Marques (esposa)
    Antonio Marques (filho)
    Jose Marques (filho)
    Adelino Marques (filho) (o qual estou buscando informações)
    Cacilda Marques (filha)
    Maria Marques (filha)
    Lucilia Marques (filha)
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado June 2017
    @mlsoares

    As informações indicam Tondela - freguesia que dá nome ao Concelho - nessa freguesia não encontrei o Adelino.
    Restam as seguintes: http://tombo.pt/m/tnd - se não aparecer nenhuma informação nova sugiro que procure na data que vc possui em todas as freguesias do Concelho pois, na lista do navio de 29/03/1914 ele aparece com 6 anos, portanto faria 7 dali a 2 meses.
  • Ola Mariza,
    Procurei em todas as freguesias do Concelho de Tondela, mas não encontrei, e então percebi que as datas que estão nos livro são as datas de batismo e não as datas de nascimento.
    Como ele nasceu antes de 1911, o registro do batismo deve ter sito feito em uma das paróquias do Conselho de Tondela, porém eu não sei a data do batismo para poder iniciar a pesquisa.
    Você conhece algum outro caminho que eu possa seguir?

    Obrigada.
  • @mlsoares

    Prováveis datas de nascimento:
    Antonio Marques (filho) - 1900/1901
    Jose Marques (filho) - 1902/1903
    Adelino Marques (filho) (o qual estou buscando informações) 1907
    Cacilda Marques (filha) - 1911
    Maria Marques (filha) 1913
    Lucilia Marques (filha)- 1898/1899

    Pelo menos 3 filhos foram batizados ates de 1911 - A Lucilia pode ser filha apenas da Maria.


  • Ola Mariza,,

    Estes são os anos dos nascimentos, mas os registros nos livros paroquiais estão ordenados pelas datas de batismo e não de nascimento.
    Alguma ideia de como eu possa buscar pela data de nascimento, já que não sei a data de batismo?
  • mlsoares
    A maioria das crianças eram batizadas poucos dias após o nascimento. Eu diria que em até um mês. Poucos tinham batismo tardio. Mas, algumas buscas precisam cobrir três anos antes e três depois da data de referência devido às informações erradas que os imigrantes davam na vida adulta.

    Considere que essa família não erraria muito nas datas pois há muitos filhos, algum deles apareceria no período descrito acima desde que a freguesia esteja correta.
  • Bom dia Mariza,

    Muito obrigada pela ajuda, encontrei o assento de batismo do Adelino, ele nasceu em Lobao da Beira em 07 de Agosto de 1907.
    - PRQ/PTND10 Paróquia de Lobão da Beira [Tondela] 1633-01-19/1911-03-30
    - Series001 Registo de Baptismos 1730-05-25/1911-03-30
    - Instalation unit 0010 Baptismos 1901-04-21/1909-11-13 - PT-ADVIS-PRQ-PTND10-001-0010_m0285.tif
    Já solicitei uma cópia deste documento, porém vi que os nomes dos pais estão como Antonio Marques Henriques e Maria Jose Paiva e nao Antonio Marques e Maria Marques, como consta nos documentos e na certidao de casemento Adelino.
    Creio que para seguir com o processo, teremos que solicitar primeiramente a correção dos nomes nos documentos do Adelino, correto?
    Ou vocë qua o processo a ser seguido a partir deste ponto?
  • mlsoares

    A princípio é preciso tentar justificar as divergências. A correção não seria um processo fácil. Busque o assento de casamento dos pais e pelo menos um assento de irmão. Vamos ver como os nomes aparecem. A Maria dificilmente terá Marques pois, na época as mulheres não adicionavam o sobrenome do marido ao nome, isso já era um costume brasileiro - uma dos argumentos da justificativa seria esse.
  • Mariza,

    Encontrei também o assento de batismo do Antonio, onde os nomes dos pais aparecem corretos: Antonio Marques Henriques e Maria Jose Paiva.
    O Antonio também nasceu em Lobao da Beira - Tondela, data de batismo: 12 de Dezembro de 1900.
    Vou procurer pelo o assento de casamento, o que acho que não sera muito fácil, de qualquer maneira obrigada pela ajuda.
  • mlsoares

    Veja no assento dos filhos onde os pais foram “recebidos”, faça a busca considerando o nascimento da filha mais velha.
  • Mariza,

    Os pais foram recebidos na propria freguesia de Lobao.
  • Ola Mariza,

    Encontrei os assentos de batismos de todos os irmãos do Adelino, em todos eles diz que os pais são naturais e moradores da freguesia de Lobão e foram recebidos nesta mesma freguesia.
    A Lucilia Marques (filha mais velha - 15 anos) esta como filha ilegitima, sendo todos os demais filhos legitimos.
    O nome da mãe: Maria José Paiva aparece igual em todos os assentos de batismos, já o nome do pai, aparece como Antonio Marques Henriques Junior nos registros da Lucilia (15 anos), Antonio (13 anos), Jose (11 anos) e Maria (8anos), e como Antonio Marques Henriques nos registros do Adelino (6 anos) e da Cacilda (3 anos).
    Procurei a certidao de casamento do Antonio Marques Henriques Junior e Maria Jose Paiva, nos registros de casamento da freguesia de Lobão da Beira de Junho de 1897 até Março de 1899, mas não encontrei nada.
    Você tem alguma sugestão de onde mais devo procurar pela certidao de casamento, ou se posso prosseguir com as informações que tenho?

    Obrigada !
  • @mlsores

    Eles devem ter se casados pouco antes do nascimento de Antonio.
    Uma justificativa nos moldes que já te disse seria suficiente para explicar a divergência. O registro no livro de chegada poderá ajudar. Não me lembro onde colamos o link, pois poderá solicitar uma certidão ao Arquivo de São Paulo.
  • Mariza,
    No Arquivo Distrital de Viseu - Freguesia de Lobão da Beira, só encontrei registros de casamento até Março de 1899, você sabe onde encontro os registros de casamento após Março/1899?
    Como você comentou que os meus bisavós devem ter se casado pouco antes do nascimento do meu tio-avô Antonio, preciso consultar os registros de casamento entre Março/1899 e Novembro/1900.

    Obrigada.


  • @mlsoares

    Terá que solicitar buscas à Conservatória de Tondela enviando os dados e indicando a freguesia de Lobão da Beira: civil.tondela@irn.mj.pt
  • Bom dia Mariza,

    Obrigada pela ajuda mais uma vez.
    Entrei em contato com a Conservatória de Tondela através do e-mail que você informou e encontrarm a certidão de casamento, conforme confirmado abaixo:
    "Feitas buscas foi encontrado um assento de casamento rferente a António Marques Henriques Junior e Maria José Paiva, que casaram em 27 de março de 1900 sob o nº 2 na freguesia de Lobão da Beira, e para obter a certidão terá de enviar uma carta com o pedido e um vale postal na importância de 20 euros."
    Porém fui no correio fazer o vale postal e me informaram que só fazem postal para pessoa física, coloquei então o nome da pessoa com a qual estou me correspondendo, e ela acabou de confirmer que não serve, que tem que ser em nome da Conservatoria.
    Eu já perguntei à ela se existe alguma outra forma de pagamento, mas queria ver com você se você conhece alguma outra alternative.

    Obrigada.
  • Mariza Guerra

    Finalmente consegui a certidão de casamento dos pais do Adelino e os assentos dos irmãos.
    Na certidão de casamento, os nomes dos pais dos Adelino aparecem como: Antonio Marques Henriques Junior e Maria Jose Paiva.
    Nos assentos de batismos dos filhos, os nomes aparecerem assim:
    - O nome do pai, aparece como Antonio Marques Henriques Junior nos registros da Lucilia (15 anos), Antonio (13 anos), Jose (11 anos) e Maria (8anos), e como Antonio Marques Henriques nos registros do Adelino (6 anos) e da Cacilda (3 anos).
    - O nome da mãe: Maria José Paiva aparece igual em todos os assentos de batismos.

    Como já expliquei anteriormente em todos os documentos brasileiros do Adelino a data de nascimento dele está errada e a filiação aparece como filho de Antonio Marques e Maria Marques.

    Você comentou que uma possibilidade seria explicar as divergências, o que devo fazer para iniciar este processo?
    Já tenho também em mãos a certidão emitida pelo Arquivo Nacional com o registro da familia no livro de chegada do navio ao Brasil.

    Obrigada.
  • @mlsoares

    Veja mensagem in box.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.