oq devo fazer?
Olá pessoal!
Meu avô paterno e materno são portugueses, não cheguei a conhecê-los, mas desde sempre desejei a dupla nacionalidade.
Meus pais são brasileiros e não tem a dupla nacionalidade.
Andei me informando sobre como proceder mas estou achando td mto confuso.
Por favor, me ajudem!
quais documentos devo ter em mãos antes de começar qqr coisa?
onde devo solicitar a dupla nacionalidade?
é mais fácil fazer sozinha ou contratar um advogado?
consigo fazer isso sem q meus pais tenham a nacionalidade portuguesa?
Conto com a ajuda d voces!
até mais
Meu avô paterno e materno são portugueses, não cheguei a conhecê-los, mas desde sempre desejei a dupla nacionalidade.
Meus pais são brasileiros e não tem a dupla nacionalidade.
Andei me informando sobre como proceder mas estou achando td mto confuso.
Por favor, me ajudem!
quais documentos devo ter em mãos antes de começar qqr coisa?
Conto com a ajuda d voces!
até mais
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Certidão de Nascimento de um dos Avos portugueses (lembrando que pra conseguir a certidão você tem que ter o local exato de nascimento do portugues)
CRC-Lisboa, mais isso é um 2º passo
Sozinha, são raros os casos que a pessoa tenha que utilizar advogados, pra não dizer nunca.
Sim, não é o mais recomendado nem o mais facil/rapido. Mais não tendo outra alternativa é a saida
Eu só sei a cidade de nascimento, não sei a freguesia... meu caso tem salvação?
Viana do Castelo é a única coisa que sei. Pesquisei e lá tem 40 freguesias (pelo menos é o que diz o wikipedia)...
Vc tem a data de nascimento, nome completo? tem mais de 100 anos que seu avo nasceu?
Vc pode comecar a escrever para as Conservatorias solicitando ajuda, dando todas as informaçoes possiveis ou tb pagar as conservatorias para fazerem a pesquisa.
Não sei se poderei ajudar, mas conheço uma Familia Fernandes que era ou é de Ponte do Lima, mais precisamente da Correlhã... Mas Fernandes é quase igual a SILVA aqui no Brasil.. Mas já é um passo.. Procure começar por Ponte do Lima.
Marina, eu tenho o nome completo, data de nascimento e cidade. Ela nasceu em 1920. Vc tem idéia de quanto custa para as conservatórias procurarem?
M., o Fernandes é do meu pai. O sobrenome da parte portuguesa é Souza, que acredito ser como Silva tb...
Você não tem nenhum primo, em Portugal, ou aqui mesmo no Brasil que possa te fornecer mmais detalhes... De repente um simples amigo pode ajudar.. Eu falei em fernandes, porque minha mãe era de Viana do castelo, e o sobrenome da familia era " Fernandes de Barros "... Não me lembro dela ter comentado sobre Fernandes Souza ou Souza fernandes.... Espero que você tenha sucesso em sua busca.
Em primeiro lugar procure o consulado mais proximo de onde vivia sua avo e pergunte se ela tem inscricao consular. Em caso positivo nao tera que fazer tantas buscas.
Em caso negativo "torture" um pouco os familiares, amigos, etc. que possam dar alguma dica ou se nao escreva a todas as conservatorias de Viana do Castelo expondo o seu caso e dando os dados disponiveis.
Como disse o Mario, muitas vezes é mais facil e rapido solicitar a cidadania de um dos seus pais (daquele do qual dispoe de documentos portugueses) e logo a sua (atribuicao) que fazer atraves dos avos (aquisicao).
Lembre que se voce tem filhos, estes nao poderao ter facilmente a nacionalidade caso voce faca a sua por aquisicao (naturalizacao).
Se esta em SP ou MS faca tudo pelo consulado de Portugal em SP: www.consuladoportugalsp.org.br
Converse com seus parentes aqui no Brasil, principalmente os mais velhos. Sempre tem alguém que se interessa também e sabe de muitos detalhes. Veja se seus avós tinham parentes que também vinheram juntos para o Brasil, isto era muito comum, e converse com eles. Como também relataram, olhe papéis e fotos enviadas de Portugal para cá e vice-versa( que podem ter dedicatórias no verso, isso era muito comum principalmente entre os homens).
Observe se a certidão de óbito tem a naturalidade correta.
Outra opção é enviar e-mail, informando sua situação, para a Conservatória do Registro Civil de Viana do Castelo, e-mail: crc.vcastelo@dgrn.mj.pt ( Cartório do Registro civil aqui no Brasil) devendo indicar o nome de seus Avós, filiação( veja na certidão de seus pais os nomes dos avós deles), dia , mês e ano de nascimento. Se atente para os nomes estarem escritos corretamente, inclusive nas certidões.
Sucesso, abraços!
M., não tenho contato com a maioria dos parentes. Ela era filha única quando os pais vieram pra cá, e aqui tiveram mais 8 filhos. Mesmo destes 8 que são brasileiros (os quais também acho que não deviam saber muito sobre a origem da família), só uma resta viva. Mas vou tentar alguém mesmo assim.
Denise, minha mãe e minhas tias falam que ela tinha uma "carteira de estrangeira", a qual tinha que carimbar todo ano no consulado. Esta carteira, assim como todos os documentos dela, se perderam.
Antonio Carlos, a maioria dos parentes estão todos mortos. Também perderam a certidão de nascimento da minha avó, assim como todos os demais documentos
Tentarei o email somente com o nome e data, vamos ver se consigo algo. Obrigada!
Va ao consulado. Se ela se apresentava todos os anos é possível que tenha inscricao consular. Em caso positivo o seu problema estara resolvido.