Dúvida Formulário de Requerimento

Pessoal, por favor, estou com dúvida quanto ao formulário de requerimento para aquisição de nacionalidade portuguesa que tenho que usar no meu caso (tem vários no site do IRN). A minha situação:

Tenho nacionalidade brasileira (nascido no Brasil) e sou neto de português (já falecido). Minha mãe (filha do português) não quer a dupla cidadania e acha desnecessário tirar a dela para que os filhos possam tirar a deles depois. E realmente seria um gasto desnecessário, já que ela não fará uso disso! Então, o meu caso é NATURALIZAÇÃO, certo? Pois terei que fazer do meu avô direto pra mim, OK???

Sendo assim, tenho que usar este formulário, o 2.1.8 que está no site do IRN????

Modelo de requerimento - 2.1.8 -

Os indivíduos nascidos no estrangeiro com, pelo menos um ascendente do 2º grau da linha recta de nacionalidade portuguesa e que não tenha perdido esta nacionalidade, podem, desde que reunidos os demais requisitos legais, adquirir a nacionalidade portuguesa por naturalização, mediante requerimento dirigido ao Ministro da Justiça

Comentários

• Bem Marcos, é lamentável a sua mãe ter esse tipo de pensamento, pois ficaria mais fácil para voce, tirar a Nacionalização através dela, mais tudo bem, seja feita a vossa vontade.
    No seu caso, para começar o processo, voce tem que ter a certidão de nascimento portuguesa do seu avó, ok.
    Partindo dai o seu processo vai ser por atribuição, e o formulário que voce vai usar é o modelo 1C.
    Nesse formulário diz os documentos necessários que voce vai ter que enviar para a CRC.
    No meu caso , que é o mesmo que o seu caso, eu mandei somente os documentos, requeridos no formulário 1C, e deu certo.
    Não se esqueça de autenticar todos os documentos no cartório e no Consulado.
    Estou a sua disposição para qualquer dúvida.
    Bom sorte e um grande abraço.
    Não DESISTA, INSISTA E PERSISTA, que voce vai conseguir.
    Aproveite e dê uma olhada neste site, voce vai tirar as suas dúvidas.
    http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/atribuicao-da7435/
  • Requerimento

É esse mesmo o requerimento.
    Mas é uma pena sua mão não querer, pois se vc tiver filhos menores, estes teriam direito.
    No caso de naturalização (que é o meu caso também) nossos filhos não teram direito.
    Estou esperando meu processo que tá em Lisboa desde agosto de 2010.
    Boa sorte!
  • José Alberto

O formulário 1C é para filhos de portugueses, o que não é o caso do nosso amigo.
  • Obrigado pela ajuda pessoal!!!!
    Valeu mesmo!
  • Vamos torcer e orar para a mãe do Marquinhos, mudar de ideia, quem sabe, sempre amanhã é outro dia.
    Boa sorte.
  • Boa sorte!

Vamos torcer sim!
  • Marcos,

Se a sua mae tirar a cidadania e depois vc, seus filhos e todas as geraçoes seguintes tb terào direito se não pular nenhuma geraçao.
    Se for de avo para neto, encerra no neto, nao podendo passar para as outras geraçoes. As vezes é melhor ter um pensamento voltado para o futuro, quais as vantagens que isso traria?
  • Certidão de Antecedentes Criminais

Olá, pessoal.

Me disseram que a CERTIDÃO DE ANTECEDENTES CRIMINAIS pode ser tirada num CARTÓRIO CIVIL... é verdade? Isso é possível ou somente na POLÍCIA FEDERAL????

Agradeço uma resposta amigos.
  • Certidão

Essa certidão vc tira direto no site da polícia federal.
    Nem precisa sair de casa...
    www.dpf.gov.br
  • Tem que ser presencial no momento

Não foi possível, infelizmente, eles não estão fazendo no momento pelo site. Já venho tentando por lá há 2 meses. Veja o aviso que aparece:

Certidão de Antecedentes Criminais - Emitir

Devido ao grande número de solicitações em processamento, não foi possível emitir a sua certidão. Por favor, realize sua consulta posteriormente.
  • Marcos, pelo site que eu saiba e fui informado pelo consulado a bastante tempo nao é aceito. Tem que ir na PF e aqui no RJ demora ums 9 dias pra ficar pronto.
  • Zininha, pelo jeito vou na PF pessoalmente. Obrigado pela dica!

Mário, agradeço a informação, não sabia disso mas de qualquer forma já ia lá mesmo.

Gente, estou fazendo uma lista dos docs. para o meu processo, segundo o site do IRN... Se eu fizer a ATRIBUIÇÃO de minha mãe (que é filha do português e não tem nacionalidade portuguesa), eu vou ter que tirar posteriormente para mim a AQUISIÇÃO????? Ou a partir de minha mãe eu tiro a ATRIBUIÇÃO também (como ela fez pelo pai dela)??? O site me deixou em dúvida. Por favor, peço ajuda. Obrigado.
  • Marcos

Não estou entendendo, pois acabei de entrar no site https://servicos.dpf.gov.br/sinic-certidao/emitirCertidao.html e tirei a minha certidão.
    Mandei meu processo pra Lisboa em agosto e o consulado viu meus documentos e não falou nada.
    Quanto ao fato de ser atribuição ou aquisição eu não posso te falar, pois o meu foi por naturalização...
    ABs
  • Aqui em Santos, pedimos a certidão pela internet, no site da PF, depois levamos na PF para ser assinada e carimbada a autenticidade dos seus dados. DEpois de retirar o atestado levamos ao cartório civil para autenticar a assinatura do papiloscopista que autenticou sua certidão.
  • Marcos,
    Se a sua mae conseguiu a nacionalidade portuguesa por ser filha de portugues (processo de atribuicao), voce fara o seu por atribuicao tambem.
    Nesse caso nao necessitara de atestado de antecedentes.
    O atestado é pedido quando a pessoa solicita a cidadania por aquisicao (naturalizacao) diretamente do avo. NAO É O SEU CASO ao que parece.
    Se esta em SP ou MS faca tudo pelo consulado, pois é mais rapido e pratico.
    Eles pedirao que faca em primeiro lugar a transcricao de casamento dos seus pais para poder solicitar sua cidadania.
  • Denise

Marcos,
    Se a sua mae conseguiu a nacionalidade portuguesa por ser filha de portugues (processo de atribuicao), voce fara o seu por atribuicao tambem.
    Nesse caso nao necessitara de atestado de antecedentes.
    O atestado é pedido quando a pessoa solicita a cidadania por aquisicao (naturalizacao) diretamente do avo. NAO É O SEU CASO ao que parece.
    Se esta em SP ou MS faca tudo pelo consulado, pois é mais rapido e pratico.
    Eles pedirao que faca em primeiro lugar a transcricao de casamento dos seus pais para poder solicitar sua cidadania.

Muito obrigado pela explicação, Denise, acabou com minhas dúvidas... mas, no caso da TRANSCRIÇÃO DE CASAMENTO DOS MEUS PAIS, meu pai é falecido (como é o caso do meu avô materno, pelo qual pedirei a dupla cidadania)... ainda assim será preciso essa TRANSCRIÇÃO DE CASAMENTO, ou será preciso algum doc. de ÓBITO deles (pai + avô materno)??????
  • DOCS. PARA ATRIBUIÇÃO

Outra coisa pessoal... reparei no site do IRN que os docs. para tirar dupla nacionalidade por ATRIBUIÇÃO são bem poucos (o que torna esse processo bem + fácil), isso confere??? E por lá fica difícil saber o tratamento que cada doc. precisa ter antes de ir ao Consulado pedir a ATRIBUIÇÃO!!!

DOCs.:
    - Requerimento 1C (preenchido e assinado)
    - Certidão de Registro de Nascimento
    * - Certidão de Registro de Nascimento do Progenitor (do português)* - Cópia da Identidade DÚVIDAS:
    - Qual dos docs. tem que ir ao Itamaraty ou Cartório antes do Consulado???
    - *Essas Certidões são as de INTEIRO TEOR ou são a 2ª VIA da CERTIDÃO NACIONAL BRASILEIRA??????
    - Meu avô (o português) e meu pai são falecidos, preciso ter docs. de ÓBITO deles? Ou a CERTIDÃO DE CASAMENTO averbada é suficiente???

Agradeço a resposta dessas dúvidas gente, pois não quero ficar indo e vindo toda hora do Consulado do RJ, onde moro. Obrigado.
  • Marcos,
    Como lhe disse, se a sua mae tem a nacionalidade por ser filha de portugues, voce NAO VAI FAZER A SUA PELO SEU AVO. Faca usando a certidao de nascimento portuguesa da sua mae, ou seja, o seu processo sera por atribuicao.
    Entao, primeiro voce tem que providenciar a transcricao de casamento dos seus pais e se quiser a do obito do seu pai, para que o estado civil da sua mae fique atualizado. Pelo consulado de Sao Paulo, caso voce more ai, demora uns 15 dias uteis. Entre no site. Caso nao more em Sampa avise para que lhe demos dicas de como fazer as transcricoes.
    Para o Itamaraty so ha que mandar as certidoes de nascimento BRASILEIRAS. Depende do estado onde voce more a forma de mandar ou mesmo de ir pessoalmente.
    Diga em que estado mora.
  • Mauro,
    A sua certidao tem que ser em inteiro teor.
  • Obrigado pelo auxílio Denise, eu moro no Rio de Janeiro.
    Agora to mesmo em dúvida com relação aos docs. para ATRIBUIÇÃO!!!!!
  • Denise,

Quer dizer então que as certidões (minha e de minha mãe) para ATRIBUIÇÃO tem que ser de INTEIRO TEOR????
  • O formulário de Atribuição continua esse? Nele consta o valor de 175 Euros, não foi alterado pra 200 a atribuição?

http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para/downloadFile/file/Modelo_1C-2010.pdf?nocache=1294156951.73
  • Atribuição 175 euros!!!

Naturarização, Seja qual for 200 euros!!!
  • Marcos,
    Voce disse anteriormente que a sua mae é portuguesa e que conseguiu a cidadania através do seu avo nascido em Portugal.
    Entao voce vai precisar em primeiro lugar transcrever o casamento dos seus pais usando para tal o numero da certidao de nascimeno portuguesa da sua mae e outros documentos que o consulado do Rio pode te informar.
    Uma vez feita a transcricao, voce podera fazer o seu processo pelo consulado do Rio (favor entrar no site deles e ver informacao) ou mandar seus documentos via correio.
    Na guia de ajuda da comunidade encontrara quais sao esses documentos e como envia-los a PT.
    Se voce for maior de idade pagara 175 euros se for menor é gratis.
  • Ai é que tá, eu estava supondo apenas, minha mãe não é portuguesa ainda, eu vou tirar a cidadania portuguesa dela junto com meu primo (que vai pedir a da minha tia)... depois é que vou tirar a minha e ele a dele!!! Confuso né? Imagina minha cabeça com tanta informação!!!!

Moro no RJ e o site do Consulado daqui tem pouca informação referente a documentação (eles mais que explicam o processo do que dizem o que vamos precisar), inclusive, os links para o IRN estão desatualizados! No guia de ajuda, tem a lista de DOCs. para quem vai pedir a AQUISIÇÃO, que eu pretendia ter a princípio, mas achei melhor pedir a ATRIBUIÇÃO por ser + seguro e rápido (embora gaste muito +)!!!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.