Desejo encontrar docs de um antepassado Portugues (Bisavô) para obter cidadania e passaporte

Boa tarde, gostaria de sua ajuda para obter informações e cópia de certidão de nascimento de meu bisavô chamado Manoel Gomes do Valle, nascido em Villa Nova de Famalição - Freguesia de Cavalhões no ano de 1939. Tentei buscar informações sobre ele aqui no Brasil em Minas Gerais, já que obtive copia do atestado de óbito dele no Cartorio de Registro Civil na cidade de Conceição da Aparecida - MG (óbito nº 226 de 16 de Janeiro de 1905) - Comarca de Carmo do Rio Claro. Ele faleceu nesta cidade de Conceição da Aparecida - MG no dia 15 de janeiro de 1905 com 66 anos de idade. Minha necessidade é tirar cidadania / passaporte Portugues. Aguardo vosso comentário e desde já agradeço sua colaboração. Att, Luciano Pupp
«1

Comentários

  • Desculpe, passei uma informação errada sobre data de nascimento....o correto é 1839 e não 1939 como mencionado anteriormente!!! Obrigado Luciano Pupp
  • Olá Luciano Pupp

    Qual a filiação do Manoel?
  • Queria achar a certidão do meu bisavô,e ele se chamava Eduardo Cordeiro, nasceu nos anos 1870 a 1900. Veio ao Brasil por esses anos, creio que a partir de 1900. Era de trás os montes, e seu pai se chamava Agostinho Cordeiro
  • Luciano Pupp

    Talvez seja ele
    http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1017629 a esquerda clique na figura 43, folha da direita ultimo registro, nascido em 05/09/1838 pai José Gomes da Silva Vale e Marianna Moreira da freguesia de Cavalões http://tombo.pt/f/vnf11
  • Prezado Kleber, bom dia. Super obrigado pela sua ajuda na busca solicitada. Tenho que pesquisar mais e tentar achar a filiação, pois apesar de ter conseguido copia de atestado de óbito de Janeiro de 1905 do Manoel Gomes do Vale em um cartório em Conceição da Aparecida em Minas Gerais, este atestado só menciona seu nome, cidade e freguesia de nascimento, idade e nada mais. Não menciona filiação, endereço, descendentes etc e é um documento que foi tirado por um membro de minha família em 1994 que não é copia do óbito original mas um documento que foi encontrado o acento de óbito da pessoa com informações super limitadas. Vou tentar entrar em contato com esse cartório de registro civil para obter mais informações e volto contigo. Sobre o registro que você encontrou, menciona somente Manoel..., filho de pai...mae... etc, sem sobrenome mencionado no nome dele mas somente com nome completo dos pais, é isso mesmo? Voltamos a falar mais adiante. Por enquanto, muito obrigado pela sua ajuda
  • Luciano Pupp, na época as crianças eram registradas apenas com o primeiro nome (prenome) e a composição com o(s) sobrenome(s) viria na fase adulta, sendo passível descobrir apenas através do casamento, batizado dos filhos ou óbito.

    Fico no aguardo
  • Olá Kleber, bom dia. Ah, não sabia, não tinha a menor idéia de que na época as crianças eram registradas dessa maneira, somente com o prenome e o sobrenome só viria na fase adulta. Estou buscando mais informações aqui no Brasil em MG sobre os descendentes do Manoel para fechar o ciclo nas informações obtidas com sua ajuda e voltaremos a falar mais adiante ok? Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda. Quando retomar, posso escrever o texto e citar seu nome ou devo retomar com outras pessoas do fórum? não sei bem ainda como funciona o sistema daqui do fórum...obg
  • Luciano Pupp

    se o assunto ainda for pertinente a busca pela certidão pode continuar neste topico, caso confirme ser a certidão que procurava pode buscar o topico correspondente ao seu proximo interesse, o processo de nacionalidade.
  • ok muito obrigado Kleber, boa noite
  • Boa noite a todos !

    Sou natural do Rio de Janeiro, minha mãe é viva e meu avô já é falecido. Ele era filho legítimo do Português MANOEL GOMES DO VALLE com MARGARIDA EUGÊNIA DA CONCEIÇÃO ( não tenho informações sobre naturalidade e ou nacionalidade, pois não localizei a certidão de casamento ).

    Peço ajuda com informações se obtendo a documentação necessária do meu bisavô, teria direito a cidadania.

    1) Documentos de minha mãe: ok

    Obs: Certidão de Batismo de 1938, emitida na mesma igreja que meu bisavô batizou o meu avô ( Matriz de Nossa Senhora da Glória / Largo do Machado, próximo ao Palácio do Catete )

    2) Documentos que tenho de meu avô ( ANTÔNIO GOMES DO VALLE ):

    - Ano de nascimento: 1902 ( Rio de Janeiro ), documento emitido quando se casou em 1934 e consta o endereço aonde nasceu, na Bairro do Catete ( próximo ao Palácio do Catete ).
    - Certidão de Batismo: 1903 ( Rio de Janeiro - Igreja Matriz de Nossa Senhora da Glória / Largo do Machado-Catete )
    - Carteira Profissional: 1933 ( Rio de Janeiro )
    - Certidão de óbito: 1990 ( Rio de Janeiro )

    3) Nos documentos do meu avô constam o nome do bisavô MANOEL GOMES DO VALLE
    Não tenho mais informações sobre o bisavô.

    Peço ajuda aos amigos/as !

    Att,
    Marcelo do Valle N
  • @Marcelo

    A filiação do seu bisavô é importante, veja essa informação na certidão do seu avô.
  • Boa tarde, Mariza Guerra!

    Fico muito grato pela sua atenção!

    Na certidão de nascimento do meu avô consta como ignorados os seus avós paternos. Uma pena...!

    A certidão informa que meu avô era filho legítimo, o que leva a crer a possibilidade dos meus bisavôs serem legitimamente casados.

    O cartório com registros de meu avô e de minha mãe é o mesmo ( Cartório próximo ao Palácio do Catete ).

    Ainda não consegui localizar, o registro de casamento dos bisavôs.

    O cartório do Catete me informou que eles podem ter vindo de outro Estado/Cidade já casados.

    A informação dada pela minha mãe é de que meu bisavô faleceu quando meu avô ainda era criança.

    Gostaria de saber se você ou os demais amigos do fórum saberiam me informar em que local eu poderia localizar a certidão de casamento dos meus bisavôs.

    Desde já agradeço a atenção de todos,

    Marcelo do Valle N
  • @Marcelo
    A certidão de nascimento do seu avô, de inteiro teor, pode conter alguma informação. O casamento pode ter ocorrido no mesmo cartório onde o primeiro filho foi registrado. Mas se já fizeram essa busca sugiro uma pesquisa no Arquivo Nacional, de preferência pessoalmente.

    332282 Manuel Gomes do Vale
    Vila do Conde Vila do Conde
    &bnsp; &bnsp; Trabalhador
    25 Rio de Janeiro Casado

    Esse registro pode ser dele. Para obter os dados dessa ID (332282) é preciso solicitar ao Cepese o número e data de emissão do passaporte: http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/page/view.php?id=13

  • Nossa Mariza !

    O interessante é que tenho duas certidões com sobrenome "Vale", com apenas um "L" e outra com Manuel com "U".

    Vou checar no Arquivo Nacional.

    Outro documento que ainda não localizei, é a certidão de óbito do bisavô. Alguma dica para localização?

    Desde já te agradeço,

    Marcelo do Valle
  • @Marcelo

    Não há problema quando a divergência nos nomes não altera a fonética . Essas diferenças são corriqueiras, principalmente Manoel xManuel.

    Para encontrar o registro do óbito é preciso saber pelo menos o ano para que a busca seja mais fácil ou no cemitério da região da morada ou no cartório.
  • Obrigado Mariza !

    Retornarei o contato posteriormente.

    Abs,
    Marcelo do Valle
  • @Marcelo do Valle, você e @Luciano Pupp são parentes, ou é só uma imensa coincidência?
  • @Eneida Melo

    Boa observação!
  • Não é MUITA coincidência?
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado June 2017
    @ Eneida

    Sim. Só eles para esclarecer o caso. As datas de nascimento e locais de destino estão bem diferentes.
  • Aí é que tá, nenhum dos dois tinha a filiação, mas o primeiro tem a freguesia e o segundo não. Curioso.
  • É verdade.
    Bem interessante.
    Será que a família começou em uma região e continuou em outra?
    Vamos aguardar o resultado das buscas. rs
    Abs,
    Marcelo do Valle
  • moltermolter Member
    editado June 2017
    Olá,
    Eu gostaria de localizar a certidão de nascimento do meu avô português, para entrar com o pedido de cidadania.

    Tenho os seguintes dados:

    JOÃO RODRIGUES GRILLO
    FILHO DE : MARIA JOSE e JOSÉ RODRIGUES GRILLO
    DATA: 25/01/1890 ou 1896

    ILHA DA MADEIRA - PORTUGAL


    Agradeço desde já,

    Att,

    Marcia Molter
    [APAGADO]
  • moltermolter Member
    Ola, tenho ajudado uma amiga a procurar a certidão de nascimento de sua avó, porem não a localizamos, sera que podem nos ajudar?

    MARIA JOAQUINA CORVACHA ou CORVACHO
    FILHA DE : ALIPIO JOSE CORVACHO e CANDIDA DE JESUS DUARTE
    DATA: 12/08/1909

    FELGUEIRA - TORRE DE MONCARVO

    Grata

    Marcia Molter
  • @kleber Caso possa me ajudar , abaixo informações que tenho até o momento.
    -
    DADOS DO IMIGRANTE
    .-
    NOME BISAVÔ : JOSE MARIA COUTINHO GOUVEA
    Nº DA ORDEM : 0767
    IDADE: 32 ANOS
    SEXO : MASCULINO
    NAÇÃO/NACIONALIDADE: PORTUGUESA
    ESTADO CIVIL : CASADO
    DATA CHEGADA AO BRASIL: 1908
    NAVIO : CORCOVADO
    .-
    ACOMPANHANTES
    -
    ESPOSA: MARIA LUIZA FRANÇA COUTINHO
    Nº DA ORDEM: 0768
    IDADE : 28 ANOS
    .-
    FILHOS
    -
    NOME:JOSE COUTINHO
    Nº DA ORDEM 0769
    IDADE: 6 ANOS
    .-
    NOME: MARIA COUTINHO
    Nº DA ORDEM : 0770
    IDADE : 3 ANOS
    -
    PORTO DE ENTRADA : LEIXÕES
    -
    INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES ;

    A baixo listarei uma possível data de nascimento e falecimento do JOSE MARIA COUTINHO GOUVEA, porem pode não ser essas datas , pois não temos documentos comprovatórios.
    -
    NASCIMENTO :1867
    FALECIMENTO: 1952
    IDADE DO FALECIMENTO : 85 ANOS
    -
    PAIS JOSE MARIA COUTINHO GOUVEA
    PAI : MANOEL COUTINHO
    MÃE: RITA RODRIGUES DA CONCEIÇÃO
    -
    PAIS MARIA LUIZA FRANÇA COUTINHO
    PAI JOSE MARTINS FRANÇA E
    MÃE JESUÍNA GUIMARÃES FRANÇA
    -
    Arvore Genealógica : https://drive.google.com/open?id=0BwxoDwdaRESeeFJ5WUQyQkpONms

    Desde ja , obrigado a todos e Boa tarde !

  • ACAOPACAOP Member
    editado June 2017
    @kleber, poderia me ajudar a encontrar a certidão de nascimento do meu avô?

    Até o momento só localizei a certidão de óbito dele.

    Nome: Pedro Vicente do Nascimento
    Nasceu em Coimbra - Portugal em 08/02/1884
    Faleceu em Recife - Afogados em 23/03/1949.
    Embora o volume nasceu no ano bissexto de 29/02/1884.
    Nome do pai: José Vicente do Nascimento
    Nome da Mãe: Maria Barbosa do Nascimento
    Nome da avó de solteira: Esmeralda Buarque de Almeida
    Nome da avó de casada: Esmeralda Buarque do Nascimento

    Obrigada pela ajuda! Um abraço!!!
  • Mariza Guerra, Eneida Melo e demais amigos/as, boa tarde!

    Após duas semanas, seguem as novas informações:

    1) solicitação de registro ao CEPESE:

    332282 Manuel Gomes do Vale
    Vila do Conde Vila do Conde
    &bnsp; &bnsp; Trabalhador
    25 Rio de Janeiro Casado

    Esse registro pode ser dele. Para obter os dados dessa ID (332282) é preciso solicitar ao Cepese o número e data de emissão do passaporte: http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/page/view.php?id=13

    Resposta do CEPESE:

    Registro: 332282
    Arquivo: ADP
    Livro: 3336
    Passaporte: 907
    Data passaporte: 26/06/1891
    Tipo: ida
    Nome: Manuel Gomes do Vale
    Apelido: sem indicação
    Concelho: Vila do Conde
    Naturalidade: Vila do Conde
    Distrito: Porto
    Pai: -
    Mae: -
    Sexo: Masculino
    Estado Civil: Casado
    Destino: Rio de Janeiro
    Pais: Brasil
    Idade: 25 anos
    Profissão: trabalhador
    Observações: -

    2) Pesquisa no Arquivo Nacional para o nome Mano(u)el Gomes do Val(l)e: existem apenas 2 documentos

    2.1) Localizei a documentação completa do meu avô, Antônio Gomes do Valle. É a mesma que obtive no cartório do Catete.
    Obs: Na certidão de Inteiro Teor, consta filiação "não informada" para o Mano(u)el Gomes do Val(l)e.

    2.2) Localizei uma carta original e de próprio punho, escrita por Manoel Gomes do Valle em 1885, solicitando a Corte do Palácio do Catete, a cidadania brasileira. Na mesma, ele diz que morava no Brasil há 32 anos, era português, natural de Vila Nova de Famalicão, solteiro, 40 anos de idade e residia em Conceição de Aparecida/Carmo do Rio Claro-MG.
    Obs: A cidadania brasileira foi validada em abril de 1886.

    Será que ajudei o Luciano Pup...?

    3) Nova informação de busca, seguindo orientação dos técnicos do Arquivo Nacional: busca na Santa Casa de Misericórdia

    3.1) Busca no protocolo da Santa Casa de Misericórdia:

    - para o período compreendido entre 1900 à 1920: localizei uma única certidão de óbito para o nome Mano(u)el Gomes do Val(l)e, com data de 15 de junho de 1906:

    - Nome: Manoel Gomes do Valle
    - Idade: 40 anos
    - Estado civil: casado
    - Nação: Portugal
    - Natural: Porto
    - Filiação: não informada
    - Cemitério: São Francisco Xavier, no bairro do Cajú
    - Data do sepultamento: 17/06/1906 e com dados da localização completa ( Quadra dos Portugueses )

    Obs: Estive na Administração do cemitério, pedi que me levassem ao local indicado na certidão e a surpresa foi a de que parte da quadra havia sido alterada e que o carneiro e os restos mortais sumiram...

    Pela combinação de datas e idade, as informações do CEPESE e Santa Casa da Misericórdia se coincidem.

    Peço ajuda, com orientações, de como proceder a partir de agora.

    Desde já agradeço a atenção de todos,

    Marcelo do Valle
  • @Marcelo

    Já respondi a sua mensagem com essa questão.
  • @Mariza, boa tarde!

    Já fiz o pedido ao adporto.

    Continuo na busca pela Certidão de Casamento.

    Desde já agradeço pela atenção.

    Att,
    Marcelo do Valle
    _________________________________________________________________________________________

    Marcelo

    Com os dados do Cepese: nome, números de passaporte e registro e data de emissão é possível solicitar ao Arquivo Distrital do Porto informações do prontuário sobre a freguesia e filiação do Manuel:

    http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=411766 - tif 154 - não tem nenhuma informação nova no livro.

    O que vejo de problema é não ter a filiação dele nos documentos brasileiros, como vc poderá provar que esse é o seu familiar? A linhagem precisa ser provada.

    http://www.adporto.pt/index.php/contact
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.