BI X Passaporte
Compareci esta semana no Consulado de Manaus, e me informaram que para tirar o Passaporte tem que tirar o BI primeiro.
É verdade esse tipo de procedimento?
Qual o prazo de validade da certidão de nascimento portuguesa?
Cada Consulado, pelo que já vi, tem um procedimento diferente, eu gostaria de saber qual é o verdadeiro.
Desde já agradeço de coração pela Colaboração.
É verdade esse tipo de procedimento?
Qual o prazo de validade da certidão de nascimento portuguesa?
Cada Consulado, pelo que já vi, tem um procedimento diferente, eu gostaria de saber qual é o verdadeiro.
Desde já agradeço de coração pela Colaboração.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Em segundo o passaporte o mesmo só se tirar com o BI em mãos!
A validade da certidão de nascimento portuguesa geralmente não se tem validade, mais como o consulado é q faz a sua proprias regras isso tem q se perguntar.
Agora estao pedindo o cartao do cidadao para tirar o passaporte.
Em Manaus é possivel que nao estejam aceitando pedido do cartao do cidadao, mas sim do BI. Nesse caso, o BI tera que ser pedido antes do passaporte.
Estive recentemente no Consulado de Portugal em Paris e me disseram que a certidao de nascimento com selo branco é válida por apenas 6 meses, porem no mesmo site do portal do cidadao informam que nao é necessario apresentar a certidao de nascimento para solicitar nem o BI nem o Cartao do Cidadao nos lugares (consulados ou conservatorias) que tem o sistema informatizado SIRIC.
Parece que Manaus nao tem essa aplicacao. Ver link abaixo:
http://www.irn.mj.pt/IRN/sections
O Consulado de Manaus, ele é apenas uma sucursal do Consulado de Belém.
Temos que ir para Belém para tirarmos o CC e o Passaporte.
No Consulado de Belém não se tira mais BI mais somente o CC.
Para nós que residimos em Manaus, torna-se praticamente inviável tirar o CC, devido as 2 viagens aéreas, dos trâmites documentais, ficando meio dispendioso.
Tiramos aqui o BI e depois voamos para Belém, é assim que todo mundo esta fazendo por aqui.
Para quem ainda não tem a certidão de acento portugues em mãos, mais possui somente o registro, o Consulado de Belém emite na hora tal documento pelo sistema SERIC, não sei se os outros Consulados estão se utilizado de tal serviço.
Eu acho que eles até enviam para a residência do titular do registro.
Primeira via é gratuita as demais, tem que arcar com o ônus .
Pelo que tudo indica, os Consulados Portuguese Brasileiros, estão evoluindo, pela era da informática, agilizando os serviços essenciais de Nacionalização, com certeza, é o que todos nós queremos.
Um bom 2011 para todos voces.