ajuda

Olá, apesar dos varios tópicos de ajuda, ainda tenho muitas duvidas:

Quero fazer a dupla cidadania de minha filha que é neta de portugueses com as seguintes caracteristicas:

-Ambos os avós paternos estáo vivos
-Ambos tem suas certidóes de nascimento originais
-São casados no Brasil antes de 1960

Sabendo que temos parentes em Lisboa que podem ajudar-nos com a logística de documentos, quas sáo os primeiros procedimentos para evitar custos elevados com advogados especializados? É recomendável que eu ou meu marido façamos o mesmo processo? Qual a maneira mais barata levando em conta que a pressa não é nosso objetivo?

Grata a quem puder ajudar-nos.

Comentários

• O interessante seria vc fazer primeiro a sua cidadania e depois passar para os seus filhos. Você está em SP? Se estiver em SP ou MS, faça tudo pelo consulado que é mais fácil. Ou vc pode entrar em contato com a CRC Lisboa, manda um email, que eles respondem. O endereço está na guia da ajuda.
  • Eliana,
    Há duas formas de solicitar a cidadania no caso da sua filha:
    1- diretamente dos avós - processo por aquisicao (naturalizacao).
    2- seu marido pedindo a dele e depois seguiria a sua filha - processos por atribuicao.
    A diferenca esta em que no caso da aquisicao a cidadania é válida a partir do momento que o processo é aprovado e na atribuicao ela e o pai seriam portugueses por nascimento.
    Se ela nao tem filhos e o pai nao esta interessado na cidadania, poderia optar pelo processo de aquisicao.
    Em primeiro lugar e em para qualquer escolha que facam, devem transcrever o casamento dos avós em PT. Se estao em SP ou MS isso pode ser feito atraves do consulado (www.consuladoportugalsp.org.br). Caso contrario poderiam pedir a um familiar la em Lisboa que solicite a transcricao tendo, porem, que mandar uma procuracao especifica.
    Na guia de ajuda da comunidade estao listados os documentos necessarios para ambos os processos. De uma pesquisada ai.
    Estando os documentos em ordem (nomes, datas, etc) nao havera necessidade de contratar advogado.
    Boa Sorte!
  • Eliana,
    Pergunte aos seus sogros se transcreveram o casamento em PT.
  • Ola Carol e Denise, grata pela ajuda.
    Conversando com os sogros, eles não fizeram essa averbação, mas meu sogro diz que tem uma inscrição no consulado. Na decada de 70 ele teve que mexer com documentos para uma viagem ao Canada, então não sabemos ainda se isso servira para algo...
  • Ligue para o consulado e peca informacao. Caso nao falem com voce tera que pedir ao sogro que fale com eles. De que estado sao voces?
    Se forem de SP e/ou morarem ai as coisas se facilitam.
  • naturalização ou atribuição

eliana , sua filha já é maior de idade e/ou tem filhos ???
  • ola Denise !
    Sou o pai da Mariana...(estamos compartilhando esse perfil...)
    Falando com meus pais, eles dizem ter um docto. "O consul geral de Portugal em S.Paulo faz saber que Antonio....é casado com Odete..." , porem ao ler esse docto. e dando inclusive data de nasc. de ambos, eles dizem que é necessario fazer a comunicação ao registro em Portugal...Soube hoje por uma prima, que um sobrinho nosso aqui de sampa fez sozinho o processo com sucesso, então "passamos a bola pra filha" poder falar com ele e dar andamento. Agora cá entre nós, a forma lacônica com que nos atendem ao telefone, chega a desanimar...Parecem fazer-nos um favor de inestimável preço, e que segundo o grande Nelson, faz aflorar nosso complexo de vira latas....Um grande abraço, e por favor não perca contato conosco, independente desse assunto. Paulo.
  • Ola Rogerio !
    A filha tem 23 e sem filhos. Como meu marido disse pra Denise ha pouco, esse contato com o povo do consulado, tem feito brotar cabelos brancos(quer dizer, mais ainda rsrsrs) então ela falará com o primo que teve sucesso na cidadania...Caso tenhas alguma dica, por favor...Grande abraço.
  • Eliana e Paulo,
    Nao se desanimem com o consulado. Se sua filha decidi fazer por naturalizacao, ou seja, direto dos avós terá que solicitar via correio direto a Portugal.
    Facam a transcricao de casamento dos avós atraves do consulado. Entrem na pagina que indiquei e mandem os documentos tal e como eles indicam na parte que se refere a transcricao de casamento. Nao sera necessario falar com eles para isso. É uma processo MUITO simples e a resolucao demora uns 15 días úteis. (Meu irmao ja fez duas).
    Uma vez transcrito o casamento ela precisará da certidao de nascimento do avô e os demais documentos que aparecem em la guia de ajuda daqui da comunidade. A certidao poderao consegui-la no mesmo consulado, pois eles estao integrados a um sistema informatico (SIRIC) ou voces poderao pedir através do Portal do Cidadao ou mesmo com os parentes em Lisboa.

POR OUTRO LADO, Paulo, se voce resolve pedir a sua cidadania tambem e depois "passa-la" à sua filha, faca tudo pelo consulado seguindo as instrucoes do site.
    Nesse caso fariam:
    - transcricao de casamento dos avos
    - pedido de cidadania do Paulo por atribuicao
    - transcricao de casamento de voces (Eliana e Paulo)
    - pedido de cidadania por atribuicao da filha.
  • Denise, sempre solícita, qual o caminho que vc sugere, sabendo que eu não faço questão de ter a cidadania, qual seria o método mais eficiente e barato?.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.