Processo de Naturalização versus Atribuição..

Olá, sou bisneta de portugueses. Tanto minha bisavó materna quanto meu bisavô paterno são portugueses. Um outro bisneto do meu bisavô paterno conseguiu a cidadania portuguesa dele (vou chamálo de Bruno) e então meu pai sugeriu que eu pegasse os documentos do meu bisavô paterno, pois uma vez que Bruno tem os documentos todos do meu falecido bisavô seria mais fácil. Bruno não fez o processo de atribuição, pois ele conseguiu a cidadania dele diretamente do bisavô falecido. Esse processo creio q tenha sido naturalização, correto? Naturalização dá os mesmos direitos da atribuição? Qual a diferença prática? Demora mais tempo? E O passaporte português, como obter?
Desculpa, são muitas perguntas, mas aqui nessa comunidade não tem como pesquisar tópicos antigos, então.. espero q me ajudem, obrigada!

Comentários

  • O caminha mais direto é voce falar com o "Bruno" e ver como conseguiu a nacionalidade direto do bisavo, coisa que segundo temos entendido aqui na comunidade é difícil.
    Quando ele lhe explicar voce poderia postar aqui? Há muita gente na mesma situacao sua e nós nao conhecemos ninguem que tenha conseguido dessa forma. Seria de grande ajuda.
    Obrigada.
  • Alguém poderia me responder, se a cidadania obtida por naturalização ou atribuição dão os mesmo direitos? Tem alguma diferença nesse sentido?

    Pode deixar que quando eu conseguir falar com Bruno, passo as informações a vcs. Ele realmente conseguiu a dele, e morou lá em pt, mas depois voltou.
  • direitos

    na pratica não tem muita diferença.
    mas por exemplo vc não pode exercer alguns cargos publicos e a naturalização
    pode ser cancelada se algum ato muito grave for cometido , mas na pratica nada muda , somente o fato de vc não ser considerada portuguesa nata .
  • Então, eu posso fazer pelos dois jeitos, qual vale mais a pena pra mim, tendo em vista que eu pretendo ser médica na europa? Acho que atribuição né? O meu pai acha, que pelo fato da naturalização não precisar passar pra ele e depois pra mim, que é mais fácil. Mas na verdade não é.. né?
  • Pensando no futuro que quem sabe voce poderia ter um cargo publico valeria a pena fazer por atribuicao se for possivel.
    Pensem bem para tomar a decisao.
  • Lembrando que por Atribuição, SOMENTE se o seu avó/avô (filho/a do Portugues) estiver vivo. Teria que tirar a dele, a do seu pai ou mãe e depois a sua.
  • o cargo publico que o esperto do Rogério disse acima seria ...

    primeiro ministro ou presidente da republica porque de resto e tudo igual !

    se vc pretende concorrer a algum destes dois cargos nao faça por naturalização ..

    hehehe
  • *Preciso de mais informações p me ajudar a decidir.. eu tenho possibilidade de fazer pelos 2 caminhos.

    *Considerando que minha avó e o meu avô ambos filhos de portugueses estão vivos, logo, seria: avó - meu pai - eu, para o processo ser por atribuição, enquanto para naturalização seria direto do meu bisavô para mim, enfim, não sei dizer qual vale mais a pena: pois eu não sei a diferença em termos de dinheiro que se gasta, tempo que leva e direitos que são dados.

    *Itens a se considerar: a documentação para naturalização está na mão. Minhas intenções são: viver na europa (Inglaterra talvez, não necessariamente Portugal), trabalhar lá como médica, e ter o direito de passar minha nacionalidade para filhos e marido.

    OBS.: se alguém tiver mais informações a respeito de validação de diplomas, estágio, internato, residência, enfim qualquer coisa relacionada a vida médica na europa, me diga o que souber por favor. Também aceito sugestões de alguém que já esteja na europa, onde seria um bom lugar para eu começar a exercer a medicina, levando em conta, que eu só falo inglês e português. Mas ainda assim, se for valer a pena, me disponho a aprender outro idioma.
  • Se os Avós estão vivos ótimo. A Lei de Naturalização só garante de avós para netos. Até então nunca ninguem que tenha enviado o processo por ser Bisneto relatou êxito (tem até esse joguinho de "Tenho Direito" no site do IRN que é do Ministério da Justiça de Portugal que não da a possibilidade para Bisneto. É so conferir: (http://www.irn.mj.pt/sections/noticias/tenho-direito/ ). Tem gente que diz que é possível, que êxiste brechas na Lei. Eu acredito que não exista, até porque quase todo ano tem uma tentativa política de mudar isso, e não faria sentido algum tentar mudar algo que já estaria em pratica. Primeiro passo é fazer a do filho do Portugues pra aí sim ter o direito garantido. Se tentar por ser Bisneta a meu ver vai jogar seu dinheiro no lixo.
  • Ketty.

    1) - O "Bruno" conseguiu direto do bisavo? É isso? Direto é impossivel, teria que o filho do portugues pedir para ele para entao chegar ao "Bruno"
    2) - Naturalizaçao nao passa para filhos maiores e se menores teria que vc morar com eles em portugal. Mas creio nao ser este o caso. Quanto aos direitos, nehuma diferença, as duas maneiras sao PORTUGUESES com direitos e obrigaçoes
  • Mário e Maestro Alex

    Sim, meus avós (filhos de portugueses) estão vivos, e o fato é que o Bruno conseguiu sim a nacionalidade dele, e foi pra Portugal, onde morou por muito tempo, fez seminário para ser padre.

    Se ele conseguiu, provavelmente a documentação que ele tem, serve para que eu use, certo?

    Pode ser que meu pai esteja mal informado.. pois ele não chegou a conversar diretamente com o Bruno, e sim com parentes próximos que ficaram sabendo. Minha família é meio teimosa, pra ele dar certeza de uma coisa que não é porque fulano falou, pouco custa. Acho que meu próximo passo deve ser ir atrás dele, e ver como realmente foi o processo dele.. ver quais documentos ele ainda tem, etc.. Ou será que quando manda os documentos pra Portugal, "já era"?
  • Se o Bruno se naturalizou por "Ius Domicilius", moradia de seis anos em PT, entao foi por "Ius Sanguinis", linha direta do bisavo. So Brunos tem o misterio.

    Opçoes: Vc vai puxar por seus avos, ai chega em vc por Naturalizao ou Atribuiçao fazendo seu Pai/Mae serem atribuidos. Mas se foi pelo bisavo atraves do Pai/Mae dele entao seus avos ja sao portugas e vc é so puxar deles pelos dois processos como no caso acima
  • Estou achando as conversas desse topico muito estranhas !!!
    A solucao ja foi dada.
    Vou falar somente uma vez.

    Esquece o Bruno e faca o processo do seu avo para que voce tenha direito.
  • Sempre a mesma lenda "me contaram que" "parente me contou que fulano fez" e etc...
    Seguiria o conselho do Paulo se não quiser ter problemas.
  • Caramba, não precisa falar assim também. Sinto muito por não ser tão bem informada quanto os senhores. A pessoa chega aqui na maior humildade, cheia de dúvidas, e é tratada assim, como se tivesse que nascer sabendo. Obrigada viu vcs ajudaram bastante....
  • Ketty

    nao leva a mal nao mas esse assunto de nacionalidade portuguesa tem que ser tratado com objectividade .ninguém foi grosseiro com vc , só estão a falar a melhor maneira de vc fazer seu processo .

    neste caso vc tem que fazer a do teu avo para vc ter direito a tua .

    esqueça esse tal de bruno e vai correr atrás da papelada que vc ganha mais e pouca coisa que vc precisa . da uma pesquisada na comunidade que tem muita coisa interessante que vai te ajudar bastante .

    ENTRA NO GUIA DE AJUDA DO COMUNIDADE !

    VALEU E BOA SORTE !
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.