Processo de Naturalização versus Atribuição..
Olá, sou bisneta de portugueses. Tanto minha bisavó materna quanto meu bisavô paterno são portugueses. Um outro bisneto do meu bisavô paterno conseguiu a cidadania portuguesa dele (vou chamálo de Bruno) e então meu pai sugeriu que eu pegasse os documentos do meu bisavô paterno, pois uma vez que Bruno tem os documentos todos do meu falecido bisavô seria mais fácil. Bruno não fez o processo de atribuição, pois ele conseguiu a cidadania dele diretamente do bisavô falecido. Esse processo creio q tenha sido naturalização, correto? Naturalização dá os mesmos direitos da atribuição? Qual a diferença prática? Demora mais tempo? E O passaporte português, como obter?
Desculpa, são muitas perguntas, mas aqui nessa comunidade não tem como pesquisar tópicos antigos, então.. espero q me ajudem, obrigada!
Desculpa, são muitas perguntas, mas aqui nessa comunidade não tem como pesquisar tópicos antigos, então.. espero q me ajudem, obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Quando ele lhe explicar voce poderia postar aqui? Há muita gente na mesma situacao sua e nós nao conhecemos ninguem que tenha conseguido dessa forma. Seria de grande ajuda.
Obrigada.
Pode deixar que quando eu conseguir falar com Bruno, passo as informações a vcs. Ele realmente conseguiu a dele, e morou lá em pt, mas depois voltou.
na pratica não tem muita diferença.
mas por exemplo vc não pode exercer alguns cargos publicos e a naturalização
pode ser cancelada se algum ato muito grave for cometido , mas na pratica nada muda , somente o fato de vc não ser considerada portuguesa nata .
Pensem bem para tomar a decisao.
primeiro ministro ou presidente da republica porque de resto e tudo igual !
se vc pretende concorrer a algum destes dois cargos nao faça por naturalização ..
hehehe
*Considerando que minha avó e o meu avô ambos filhos de portugueses estão vivos, logo, seria: avó - meu pai - eu, para o processo ser por atribuição, enquanto para naturalização seria direto do meu bisavô para mim, enfim, não sei dizer qual vale mais a pena: pois eu não sei a diferença em termos de dinheiro que se gasta, tempo que leva e direitos que são dados.
*Itens a se considerar: a documentação para naturalização está na mão. Minhas intenções são: viver na europa (Inglaterra talvez, não necessariamente Portugal), trabalhar lá como médica, e ter o direito de passar minha nacionalidade para filhos e marido.
OBS.: se alguém tiver mais informações a respeito de validação de diplomas, estágio, internato, residência, enfim qualquer coisa relacionada a vida médica na europa, me diga o que souber por favor. Também aceito sugestões de alguém que já esteja na europa, onde seria um bom lugar para eu começar a exercer a medicina, levando em conta, que eu só falo inglês e português. Mas ainda assim, se for valer a pena, me disponho a aprender outro idioma.
1) - O "Bruno" conseguiu direto do bisavo? É isso? Direto é impossivel, teria que o filho do portugues pedir para ele para entao chegar ao "Bruno"
2) - Naturalizaçao nao passa para filhos maiores e se menores teria que vc morar com eles em portugal. Mas creio nao ser este o caso. Quanto aos direitos, nehuma diferença, as duas maneiras sao PORTUGUESES com direitos e obrigaçoes
Sim, meus avós (filhos de portugueses) estão vivos, e o fato é que o Bruno conseguiu sim a nacionalidade dele, e foi pra Portugal, onde morou por muito tempo, fez seminário para ser padre.
Se ele conseguiu, provavelmente a documentação que ele tem, serve para que eu use, certo?
Pode ser que meu pai esteja mal informado.. pois ele não chegou a conversar diretamente com o Bruno, e sim com parentes próximos que ficaram sabendo. Minha família é meio teimosa, pra ele dar certeza de uma coisa que não é porque fulano falou, pouco custa. Acho que meu próximo passo deve ser ir atrás dele, e ver como realmente foi o processo dele.. ver quais documentos ele ainda tem, etc.. Ou será que quando manda os documentos pra Portugal, "já era"?
Opçoes: Vc vai puxar por seus avos, ai chega em vc por Naturalizao ou Atribuiçao fazendo seu Pai/Mae serem atribuidos. Mas se foi pelo bisavo atraves do Pai/Mae dele entao seus avos ja sao portugas e vc é so puxar deles pelos dois processos como no caso acima
A solucao ja foi dada.
Vou falar somente uma vez.
Esquece o Bruno e faca o processo do seu avo para que voce tenha direito.
Seguiria o conselho do Paulo se não quiser ter problemas.
nao leva a mal nao mas esse assunto de nacionalidade portuguesa tem que ser tratado com objectividade .ninguém foi grosseiro com vc , só estão a falar a melhor maneira de vc fazer seu processo .
neste caso vc tem que fazer a do teu avo para vc ter direito a tua .
esqueça esse tal de bruno e vai correr atrás da papelada que vc ganha mais e pouca coisa que vc precisa . da uma pesquisada na comunidade que tem muita coisa interessante que vai te ajudar bastante .
ENTRA NO GUIA DE AJUDA DO COMUNIDADE !
VALEU E BOA SORTE !