Averbação de casamento e óbito

Gente, por favor quem puder me ajudar...meu avô, falecido, era português e minha mãe quer tirar a cidadania dela para passar para mim. Ocorre que desconfiamos que não foi averbado nem o casamento e nem o óbito do meu avô. Antes de fazermos o procedimento isso precisa estar em dia não é? Como proceder? Os únicos documentos que temos dele é a certidão de casamento e óbito e carteira de identidade feita em Portugal. Obrigada!

Comentários

• Luciana,
    Se casou em Portugal é bem possivel que o casamento esteja averbado. Se nao tera que faze-lo.
    Voces estao em que estado no Brasil? Se moram em SP ou MS entrem em contato com o consulado: www.consuladoportugalsp.org.br.
    Ai obterao toda a informacao necessaria sobre como averbar casamento e obito e logo pedir a cidadania da sua mae.
    Com os dados da identidade portuguesa também é possível que consigam uma certidao de nascimento dele pelo Portal do Cidadao. Voce tem que se registrar e pedir a certidao. Paga-se com cartao de credito (espero que o servico ja esteja ativado).
    Tambem na guia de ajuda desta comunidade encontrara informacao sobre como fazer o processo por correio, documentos necessarios, etc.
    Os processos serao por ATRIBUICAO.
  • oi Denise, obrigada. Estou no RJ. Meu avô casou no Brasil. Para averbar o casamento eu preciso tirar a certidão de nascimento atualizada?
  • Entre no site do consulado do Rio e veja se aparece a informacao que voce deseja. Nao sei informar sobre o Rio. Talvez alguem que saiba mais possa lhe ajudar.
    Na verdade nao sei porque o consulado do Rio nao faz transcricoes como o de SP.
  • Pessoal...vo aproveitar aqui o tópico pra tirar uma dúvida...tenho que fazer a transcrição do casamento do meu pai pra poder tirar minha cidadania....quanto as fotos vcs sabem se posso apenas enviá-las por correio ou devem ser tiradas no consulado?
    Grata
  • Gabi,
    De que fotos voce esta falando?
  • Denise, Então precisam de 2 fotos aqui no consulado de portugal, para que seja feito o cartão cidadão e a consequente transcrição de casamento....se sabe de alguma coisa?
  • As fotos sao para a inscricao consular. Tem que leva-las.
    Ja para o cartao do cidadao e para o passaporte as fotos sao tiradas la mesmo (digitais) no mesmo dia que recolhem os dados biométricos.
  • Gabi,
    Na pagina: www.consuladoportugalsp.org.br entre a servicos consulares, depois a casamento e ai esta a informacao sobre transcricao de casamento.
    O que voce poderia confirmar com eles é se é necessário tirar o cartao do cidadao quando solicite a transcricao, ou se podem somente fazer a transcricao. Isso porque é possível que o portugues nao queira tirar seu cartao neste momento se nao o vai usar logo. O Cartao do Cidadao tem uma validade de 5 anos.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.