Atribuição

Ola, boa noite
Meu avó faleceu quando estava sendo encaminhado o Casamento Simples + Cartão do Cidadão.
Logo após o seu falecimento, eu enviei a certidão de óbito para o consulado, após um mês voltaram todos o documentos enviados pelo correio, e a devolução do pagamento.
Entrei em contato com o consulado hoje pela manha e me indicaram a fazer transcrição de óbito. E seguir com o processo.
Mas quem me atendeu não sabia muito bem como prosseguir, sendo que já foi comprovado que meu avó nasceu em Portugal pelo próprio consulado.
Essa informação esta correta? E o que devo fazer a seguir..

Comentários

  • Para quem é a atribuição? Para você?
  • minha mãe.
  • @Renato
    Se seu avô é português, vivo ou morto, sua mãe tem direito à atribuição.
    Esqueça o consulado.
    Você vai reunir a documentação e mandar direto para Tondela, assim:
    - Certidão de inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada do nascimento da sua mãe, onde (e observe bem essa parte) deve aparecer que foi seu avô que declarou o nascimento dela.
    - Formulário 1C preenchido e depois assinado PRESENCIALMENTE pela sua mãe num cartório - pedir reconhecimento por AUTENTICIDADE (ou seja, sua mãe é que tem que ir).
    - Xeros autenticada e apostilada do RG da sua mãe.
    - Vale postal de 175 euros
    - Xerox simples do assento de nascimento do seu avô português (ou até mesmo só o número desse assento, com conservatória e conselho - número esse que será preenchido no formulário 1C - não precisa necessariamente da cópia xerox física; mas se tiver, mande).

    Pronto! Mandando isso pra Tondela, sua mãe terá a atribuição dela terminada em uns 3 meses. Não precisa do óbito do seu avô. Nem precisa transcrever o casamento do seu avô com sua avó (a não ser que NÃO tenha sido o seu avô o declarante na certidão de nascimento da sua mãe).
  • olá Cynthia, desculpa a demorar, depois de tanto tempo resolvi enviar os documentos para Portugal. Gostaria de saber alguns detalhes sobre a sua resposta. Onde eu consigo mais informacoes para onde eu tenho que enviar os documentos em tendela e como eu conseguiria confirmar se o numero do assento está coreto?
    obrigado
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.