Consulado de Porto Alegre (RS)
amigos,
comecei meu processo em 2003 e agora finalmente estou no estágio final. meus bisavós eram portugueses.
sempre tive muitos problemas com o consulado de porto alegre. eles "encrencam" com os mínimos detalhes e eu confesso que tenho até um certo receio de pisar lá!
abri esse tópico para compartilhar experiencias com o pessoal do RS.
mais alguém aí do sul?
abraços
comecei meu processo em 2003 e agora finalmente estou no estágio final. meus bisavós eram portugueses.
sempre tive muitos problemas com o consulado de porto alegre. eles "encrencam" com os mínimos detalhes e eu confesso que tenho até um certo receio de pisar lá!
abri esse tópico para compartilhar experiencias com o pessoal do RS.
mais alguém aí do sul?
abraços
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
desisti de tentar fazer o meu processo de atribuição pelo consulado de Porto Alegre.
Cansei de ser rudemente tratada e ver tamanha má-vontade. As dificuldades impostas por eles são praticamente arbitrárias.
Pelo que outros membros falam, parece-me que o consulado em São Paulo é muito eficiente; todavia, não é esta a impressão que tive do de Porto Alegre.
Resolvi fazer direto em Lisboa e não me arrependo. Faz 7 meses que iniciei o processo de atribuição. Lá ninguém recusou os meus documentos (havia a troca de s por um z- que não alterava a fonética).
O sobrenome não tem problema nenhum. Está tudo igual.
De qualquer forma, indiferente da formação acadêmica ou situação financeira é inadimissível falta de educação e respeito para com os indivíduos, sobretudo quando a pessoa trabalha em um balcão de atendimento ao público. Sou mestre e doutoranda, fui rudemente tratada por alguém cuja formação acadêmica acredito que seja muito inferior a minha. Todos os luso-descendentes com quem já tive contacto fazem esta mesma queixa com relação aos funcionários do consulado de Porto Alegre.
Hoje liguei pro consulado com uma dúvida, já esperando algo do tipo: "nao podemos dar essa info por telefone", como já me aconteceu outras vezes, mas o funcionário que me atendeu foi bastante prestativo. tirou minha dúvida e foi bem cordial, ao contrário de outros que lá trabalham.
É fácil entender que certas dúvidas podem ser 'irritantes', responder milhões de vezes por dia a mesma coisa e ter que explicar diversas vezes as coisas pode ser um trabalho extremamente estressante. Mas isso não justifica a má vontade e o mau humor desse pessoal. É incrível.
No início do meu processo, tive que levar minha avó até o consulado pra provar que ela ainda era viva. A mesma já estava quase completamente inválida, em estágio avançado de demência senil, e a funcionária não levou em consideração. Tivemos que tirar a coitada da cama, colocar numa cadeira de rodas, tirar foto 3x4, ir até o centro de identificação fazer uma carteira de identidade que provasse que ela estava impossibilitada de assinar, depois leva-la até o consulado, só pra provar que ela ainda vivia. Uma falta de respeito e consideração. Mas mesmo assim fizemos tudo isso. Além de diversas alterações em certidões, enfim. Fiquei traumatizada.
Preciso ir lá amanhã pegar o selo branco na minha certidão. Vou mandar por correio pois não quero esperar a da minha mãe vir de Portugal. E no caso são 2 certidões, pois minha irmã tb está fazendo o processo dela. Espero que dê tudo certo.
Abraços.
Realmente tem muita gente que trabalha em Consulado somente pelo salário, esquecendo de deixar o mal humor em casa.
Já passei por uma situação quase parecida a de voces.
Resolvi mandar a minha documentação diretamente para a CRC de lisboa.
E tudo deu certo, onde depois de exautivos 8 meses de espera, recebi o meu acento Portugues.
Devo esta vitória a todos aqueles que me ajudaram oriundos dessa Comunidade chamada CIDADANIA PORTUGUESA.
Tirei muitas dívidas por aqui e aconselho a todos voces, a fazerem o mesmo.
Estamos aqui para AJUDAR a voces obterem o mesmo EXITO.
Não desistam a jornada é dura, a espera é cruel, mais tenham FÉ somente, que tudo vai dar certo.
Se eu consegui e outros conseguiram, POR QUE VOCES NÃO VÃO CONSEGUI TAMBÉM.
Fiquem frios, não esquentem a cabeça, procurem superar os problemas, achando soluções, se não deu pelo Consulado, vai dar de outro jeito.
Corram atrás das documentações, o que é mais importante, a cada derrota, voces devem tranformar em uma nova vitória, é por ai o caminho.
Eu também ouvi muito NÃO e pouco SIM, mais no final de tudo, a satisfação de alcançar a VITÓRIA é indescritível.
Não desistam, insistam e persistam, que voces vão conseguir.
Vamos em frente, que amanhã é outro dia.
Meu caso é semelhante ao seu, mas ainda não encaminhei nenhum documento
ao consulado.
Na certidões de casamento de meus avós consta que meu avô tinha 25 anos e minha vó tinha 20, entretanto meu avô era de 1899 e minha avó de 1903, logo meu avô tinha 26 e minha avó 21 pois ela ainda não havia completado seus 22 anos.
Na certidão de minha avó vcs acreditam que ela foi registrada somente como Helena e nada mais, não existe nenhum sobrenome na certidão de nascimento simplesmente Helena...rssss
E na certidão casamento consta que o nome dela é Helena Rosa;'Rosa' era o sobrenome da mãe de minha avó, acho que minha avó simplesmente por não ter um sobrenome adotou que o sobrenome dela era igual o sobrenome da mãe dela.
Olha realmente não é facil, e está sendo muito mais dificil conseguir as certidões brasileiras do que foi conseguir a certidão portuguesa de meu avô.
Irei fazer as transcrições pelo consulado de Curitiba. E como o meu caso é semelhante ao da Heloise acho que é interessante fazer as correções primeiro.
Alguém teve alguma experiência diferente?
Alguém tem alguma dica de como proceder com a retificação das certidões?
Muito Obrigada!
A CONSERVATORIA DOS REGISTROS CENTRAIS DE LISBOA
RUA RODRIGO DA FONSECA, N0 198-202
TEL: 213817600 – 213817670 – FAX: 213817698
Email: centrais.cert-cons@dgrn.mj.pt
PORTUGAL – LISBOA
Vamos em frente.
abraços
as cópias das carteiras de identidade tem que ter firma reconhecida tb, certo? abraços.
Autentica toda a documentação, é uma questão de prevenção.
Outro detalhe, quando for mandar os documentos, não esqueça de colocar junto do envelope o comprovante dos serviços pagos no correio.
Eu paguei 175 euros, mais me parece que aumentou a taxa de Nacionalização para 200 euros, dê uma checada nisso aí.
Para acompanhar o processo na CRC este era o numeral, que eu fala com as atendente 0021351211544475, estilo disk mensagem, mais muito bom.
Boa sorte para todos voces.
Vamos em frente.
muito obrigada pelo incentivo e palavras de apoio. tenho entrado no orkut apenas para ver os posts dessa comunidade, que tem me motivado bastante, afinal, desde 2003 estou nessa jornada (meus bisavós eram portugueses).
já morei em londres e meus objetivo é voltar no final do verão desse ano. espero ter meu assento até lá! afinal, não custa sonhar e torcer...
abraços.