Precisa do cartão do cidadão

Prezados amigos, eu sou neto de portugueses, e meu pai, que ainda é vivo tirou a nacionalidade, mas não foi feito o BI ou cartão do cidadão. Apenas tem o assento de nascimento português.

O processo foi feito no consulado de Curitiba. para eu pedir minha nacionalidade será preciso O BI ou cartão de cidadão de meu pai? ou posso dar entrada apenas com o assento de nascimento dele?

O resto da documentação que tenho está OK. A dúvida é em relação a necessidade ou não do BI ou cartão de cidadão de meu pai na hora de entrar com o pedido.

Desde já agradeço a todos que possam ajudar.

Comentários

• Robert,
    Se voce for mandar os documentos por correio diretamente à CRC em Portugal, depois de fazer a transcricao de casamento dos seus pais, só terá que indicar no formulario 1C o numero do assento do seu pai.
    Se pensar em solicitar a cidadania atraves de algum consulado, seu pai tera que tirar o CC sempre depois de fazer a transcricao de casamento.

Para a transcricao de casamento informe-se no Consulado em Curitiba.
    Para enviar os documentos diretamente por correio veja as dicas na guia de ajuda da comunidade.
  • Abaixo cópia do site do Consulado em Sao Paulo. Para ver completo entrem ao site:

Nacionalidade Portuguesa para filhos de portugueses

O estrangeiro, filho de português (pai ou mãe) nascido em Portugal ou que embora já nascido no Brasil tenha obtido antes de falecer a nacionalidade portuguesa pela mesma via porque também era filho (ou filha) de português (pai ou mãe). que desejar a atribuição de nacionalidade portuguesa, deve manifestar a vontade por declaração própria, no caso de maiores de idade, ou por declaração de seus representantes legais, no caso de menores de idade ou incapazes.

É sempre obrigatória a presença do requerente, quando for convocado para conferir o Assento de Nascimento e para colher os dados biométricos (fotografia, altura, impressões digitais e assinatura) para o Cartão do Cidadão e para o Passaporte.
    Atenção: O Bilhete de Identidade (ou Cartão do Cidadão) do pai, ou da mãe (aquele que for português) ou de ambos (no caso de serem os dois portugueses) deve estar válido e actualizado em relação ao estado civil. Por exemplo, se o casamento tenha ocorrido no Brasil, o mesmo terá de ser transcrito para Portugal. Se tiverem falecido (ou pelo menos um deles) será necessário providenciar a transcrição do óbito. E, conseqüentemente, no Bilhete de Identidade (ou Cartão do Cidadão) do cônjuge português (vivo) deve constar essa alteração. Para que isso ocorra, clique aqui.
  • Continua...

Se já providenciou as devidas transcrições e actualizou os Bilhetes de Identidade/Cartão do Cidadão (se o progenitor português estiver vivo) CLIQUE AQUI.

Se o progenitor português estiver falecido, basta o óbito já estar transcrito, sendo desnecessário apresentar o Bilhete de Identidade/Cartão do Cidadão, podendo acessar o mesmo link acima.

www.consuladoportugalsp.org.br (NACIONALIDADE)
  • Aquele Abraço Robert, tudo de bom para voce nessa nova jornada.
    Voce precisa é do Acento de Nascimento Português do seu Pai, ou seja a certidão de nascimento Portuguesa dele.
    O BI ou CC, só se tira, após, ser acentado como Português.
    Primeiro voce vai receber o seu acento português, para depois tirar o BI ou CC.
    Outro detalhe para voce ficar logo esperto.
    Voce só poderá tirar o seu passaporte português, depois de ter tirado o BI ou CC.
    Boa sorte pra voce, não se esqueça, das tempestades, quando voce estiver atravessando o Atlântico, é bom se prevenir do que remediar.
    Antés de mandar a documentação para a CRC, verifique se tudo esta ok.
    Bom 2011 pra voce e toda a família.
  • O casamento ja foi transcrito através do consulado

Prezados Amigos, agradeço as respostas de todos que postaram.

o caso é o seguinte: a nacionalidade e transcrição de casamento de meu pai ja foi feito pelo consulado de Curitiba.

Mas ele não fez o BI ou CC , mesmo porque o processo dele foi feito para que seja possível o meu e de meus irmãos.

então continuo com a dúvida: para eu dar entrada em meu processo terei que citar o número do BI ou CC de meu pai, que adquiriu a nacionalidade e transcreveu o casamento ?

pelo que pude apurar apenas citando o numero do assento de nascimento ja basta, fora os outros documentos, é claro. Mas o que está em questão é a necessidade ou não do BI ou CC.
  • O negócio é o seguinte Robert.
    O BI e o CC não tem nada haver, em voce tirar a sua Nacionalização Portuguesa, que no caso vai ser por Atribuição.
    O que voce tem que mandar para a CRC de Lisboa, além da sua documentação pessoal, é a certidão de nascimento portuguesa de seu Pai, ela é a base de todo o início do seu Processo.
    Sem ela voce não vai conseguir nada.
    Depois que voce for naturalizado Portugues, ai voce vai partir para tirar o seu BI ou CC, até porque para tira-los, e necessário voce ter o seu acento portugues.
    1) Primeiro Nacionalização.
    2) BI ou CC
    3) Passaporte
    Esse é o rito, deu para entender?
    Se voce tiver o acento português de seu Pai, não perca mais tempo, mande tudo para a CRC de Lisboa, autenticado cartorariamente.
    Não esqueça de mandar junto com a documentação o canhoto das despesas do correio, para a CRC, conferir que voce já mandou a grana, ficando uma cópia para voce.
    O que voce precisar estamos aqui para te ajudar.
    Vamos em frente.
  • Robert,
    Como disse anteriormente, se voce for mandar tudo por correio diretamente a Portugal somente cite o numero do assento do seu pai no formulario 1 C.
    Veja na guia de ajuda os documentos necessarios para processos de ATRIBUICAO.
  • Pessoal, agradeço a atenção de todos.
    O caso é o seguinte: Eu vou fazer meu pedido através do consulado de Curitiba.

Eu já liguei lá e a pessoa que me atendeu disse que precisa BI do pai, mas acho que ela se equivocou, pois ele não é Português nato, adquiriu a nacionalidade nesse mesmo consulado, onde também averbou o casamento, tornando assim possível os filhos entrarem com o pedido por transcrição.
  • Robert,
    Nos consulados (SP, Curitiba, Rio, Paris, etc) exigem o BI ou o Cartao do Cidadao do portugues (agora o seu pai é portugues) com o estado civil atualizado tal e como copiei acima a informacao do consulado em Sao Paulo.

Se voce vai fazer pelo consulado seu pai tera que pedir o Cartao do Cidadao.

Se voce decidir mandar pelo correio NAO precisara do Cartao do Cidadao do seu pai.

Ponto final.
  • Muito obrigado Denise e os demais amigos que colaboraram com essa minha teimosa dúvida.

Um grande abraço e boa sorte a todos.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.