Precisa do cartão do cidadão
Prezados amigos, eu sou neto de portugueses, e meu pai, que ainda é vivo tirou a nacionalidade, mas não foi feito o BI ou cartão do cidadão. Apenas tem o assento de nascimento português.
O processo foi feito no consulado de Curitiba. para eu pedir minha nacionalidade será preciso O BI ou cartão de cidadão de meu pai? ou posso dar entrada apenas com o assento de nascimento dele?
O resto da documentação que tenho está OK. A dúvida é em relação a necessidade ou não do BI ou cartão de cidadão de meu pai na hora de entrar com o pedido.
Desde já agradeço a todos que possam ajudar.
O processo foi feito no consulado de Curitiba. para eu pedir minha nacionalidade será preciso O BI ou cartão de cidadão de meu pai? ou posso dar entrada apenas com o assento de nascimento dele?
O resto da documentação que tenho está OK. A dúvida é em relação a necessidade ou não do BI ou cartão de cidadão de meu pai na hora de entrar com o pedido.
Desde já agradeço a todos que possam ajudar.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Se voce for mandar os documentos por correio diretamente à CRC em Portugal, depois de fazer a transcricao de casamento dos seus pais, só terá que indicar no formulario 1C o numero do assento do seu pai.
Se pensar em solicitar a cidadania atraves de algum consulado, seu pai tera que tirar o CC sempre depois de fazer a transcricao de casamento.
Para a transcricao de casamento informe-se no Consulado em Curitiba.
Para enviar os documentos diretamente por correio veja as dicas na guia de ajuda da comunidade.
Nacionalidade Portuguesa para filhos de portugueses
O estrangeiro, filho de português (pai ou mãe) nascido em Portugal ou que embora já nascido no Brasil tenha obtido antes de falecer a nacionalidade portuguesa pela mesma via porque também era filho (ou filha) de português (pai ou mãe). que desejar a atribuição de nacionalidade portuguesa, deve manifestar a vontade por declaração própria, no caso de maiores de idade, ou por declaração de seus representantes legais, no caso de menores de idade ou incapazes.
É sempre obrigatória a presença do requerente, quando for convocado para conferir o Assento de Nascimento e para colher os dados biométricos (fotografia, altura, impressões digitais e assinatura) para o Cartão do Cidadão e para o Passaporte.
Atenção: O Bilhete de Identidade (ou Cartão do Cidadão) do pai, ou da mãe (aquele que for português) ou de ambos (no caso de serem os dois portugueses) deve estar válido e actualizado em relação ao estado civil. Por exemplo, se o casamento tenha ocorrido no Brasil, o mesmo terá de ser transcrito para Portugal. Se tiverem falecido (ou pelo menos um deles) será necessário providenciar a transcrição do óbito. E, conseqüentemente, no Bilhete de Identidade (ou Cartão do Cidadão) do cônjuge português (vivo) deve constar essa alteração. Para que isso ocorra, clique aqui.
Se já providenciou as devidas transcrições e actualizou os Bilhetes de Identidade/Cartão do Cidadão (se o progenitor português estiver vivo) CLIQUE AQUI.
Se o progenitor português estiver falecido, basta o óbito já estar transcrito, sendo desnecessário apresentar o Bilhete de Identidade/Cartão do Cidadão, podendo acessar o mesmo link acima.
www.consuladoportugalsp.org.br (NACIONALIDADE)
Voce precisa é do Acento de Nascimento Português do seu Pai, ou seja a certidão de nascimento Portuguesa dele.
O BI ou CC, só se tira, após, ser acentado como Português.
Primeiro voce vai receber o seu acento português, para depois tirar o BI ou CC.
Outro detalhe para voce ficar logo esperto.
Voce só poderá tirar o seu passaporte português, depois de ter tirado o BI ou CC.
Boa sorte pra voce, não se esqueça, das tempestades, quando voce estiver atravessando o Atlântico, é bom se prevenir do que remediar.
Antés de mandar a documentação para a CRC, verifique se tudo esta ok.
Bom 2011 pra voce e toda a família.
Prezados Amigos, agradeço as respostas de todos que postaram.
o caso é o seguinte: a nacionalidade e transcrição de casamento de meu pai ja foi feito pelo consulado de Curitiba.
Mas ele não fez o BI ou CC , mesmo porque o processo dele foi feito para que seja possível o meu e de meus irmãos.
então continuo com a dúvida: para eu dar entrada em meu processo terei que citar o número do BI ou CC de meu pai, que adquiriu a nacionalidade e transcreveu o casamento ?
pelo que pude apurar apenas citando o numero do assento de nascimento ja basta, fora os outros documentos, é claro. Mas o que está em questão é a necessidade ou não do BI ou CC.
O BI e o CC não tem nada haver, em voce tirar a sua Nacionalização Portuguesa, que no caso vai ser por Atribuição.
O que voce tem que mandar para a CRC de Lisboa, além da sua documentação pessoal, é a certidão de nascimento portuguesa de seu Pai, ela é a base de todo o início do seu Processo.
Sem ela voce não vai conseguir nada.
Depois que voce for naturalizado Portugues, ai voce vai partir para tirar o seu BI ou CC, até porque para tira-los, e necessário voce ter o seu acento portugues.
1) Primeiro Nacionalização.
2) BI ou CC
3) Passaporte
Esse é o rito, deu para entender?
Se voce tiver o acento português de seu Pai, não perca mais tempo, mande tudo para a CRC de Lisboa, autenticado cartorariamente.
Não esqueça de mandar junto com a documentação o canhoto das despesas do correio, para a CRC, conferir que voce já mandou a grana, ficando uma cópia para voce.
O que voce precisar estamos aqui para te ajudar.
Vamos em frente.
Como disse anteriormente, se voce for mandar tudo por correio diretamente a Portugal somente cite o numero do assento do seu pai no formulario 1 C.
Veja na guia de ajuda os documentos necessarios para processos de ATRIBUICAO.
Veja este link: http://www.orkut.com/Main#CommMsgs?cmm=3
O caso é o seguinte: Eu vou fazer meu pedido através do consulado de Curitiba.
Eu já liguei lá e a pessoa que me atendeu disse que precisa BI do pai, mas acho que ela se equivocou, pois ele não é Português nato, adquiriu a nacionalidade nesse mesmo consulado, onde também averbou o casamento, tornando assim possível os filhos entrarem com o pedido por transcrição.
Nos consulados (SP, Curitiba, Rio, Paris, etc) exigem o BI ou o Cartao do Cidadao do portugues (agora o seu pai é portugues) com o estado civil atualizado tal e como copiei acima a informacao do consulado em Sao Paulo.
Se voce vai fazer pelo consulado seu pai tera que pedir o Cartao do Cidadao.
Se voce decidir mandar pelo correio NAO precisara do Cartao do Cidadao do seu pai.
Ponto final.
Um grande abraço e boa sorte a todos.