Ajuda!
Olá Pessoal,
Como ainda estou em busca de informações para obtenção da minha cidadania portuguesa, gostaria (Se Possível), que os amigos da comunidade que tenham mais experiência no assunto possam me dar algumas dicas.
O meu caso é o seguindo... minha avó (Viva) e meu avô (Falecido) portugueses vieram para o Brasil com 24 anos...e trouxeram com eles minha mãe (Portuguesa) que na época tinha somente 4 anos de idade. E também não tenho contato com nenhum possível parente que eu possa ter em portugal.
Vi que no caso por minha mãe ser portuguesa posso obter a cidadania por atribuição...sendo assim gostaria de saber qual o caminho mais simples para a obtenção desta cidadania e quanto tempo acreditam que deve demorar.
Lembrando que tenho 22 anos e moro no RJ.
Obrigado e agradeço a quem puder me ajudar.
Como ainda estou em busca de informações para obtenção da minha cidadania portuguesa, gostaria (Se Possível), que os amigos da comunidade que tenham mais experiência no assunto possam me dar algumas dicas.
O meu caso é o seguindo... minha avó (Viva) e meu avô (Falecido) portugueses vieram para o Brasil com 24 anos...e trouxeram com eles minha mãe (Portuguesa) que na época tinha somente 4 anos de idade. E também não tenho contato com nenhum possível parente que eu possa ter em portugal.
Vi que no caso por minha mãe ser portuguesa posso obter a cidadania por atribuição...sendo assim gostaria de saber qual o caminho mais simples para a obtenção desta cidadania e quanto tempo acreditam que deve demorar.
Lembrando que tenho 22 anos e moro no RJ.
Obrigado e agradeço a quem puder me ajudar.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
A 1ª coisa que vc deve fazer é solicitar a certidão de nascimento de sua mãe, pode ser pelo portal do cidadão. Aproveita e já pede a sua tb (no cartorio aonde vc foi registrado), tem que ser INTEIRO TEOR. Quando vc estiver com as duas em mãos, entra em contato com o consulado do RJ, se vc quiser fazer por lá. Vc pode tb fazer diretamente por PT.
No caso minha mãe casou com meu pai no brasil...e não consta em portugal sobre seu casamento... e meu pai (brasileiro) já é falecido...ou seja, ela é viuva...
eu deve fazer algo antes em relação a isto?
1ª coisa a fazer: Averbar o casamento deles e o órbito do teu pai (eu tive que fazer o mesmo processo). Vc vai precisar de:
- certidão de casamento INTEIRO TEOR dos teus pais
- certidão de óbito do seu pai
- certidão de nascimento do Portugues (sua mãe, certo?)
- acho que o consulado pede algum comprovante de residencia, da uma olhada no site deles, ok?
Não sei qto o consulado de sampa está cobrando. Aqui em Curitiba eu paguei R$ 265,00.
Depois do casamento averbado, daí sim vc pode começar o seu processo. Ganha tempo e já pede a tua certidão de nascimento INTEIRO TEOR, ok? (é a que mais demora).
Muito obrigado pela ajuda que você está me dando.
No caso você disse que tem que ter a certidão de casamento, porém estive olhando no site do consulado do RJ (Onde Moro) e lá não consta nos documentos requiridos a certidão de casamento. No caso pede a certidão de nascimento do meu pai (brasileiro).
Abaixo mostra os documentos que estão listados no site do consulado.
1 - Requerimento (clique aqui para obtê-lo) a solicitar a transcrição devidamente preenchido sem rasuras ou emendas, assinado e reconhecido em cartório notarial do Rio de Janeiro;
2 - Original da(s) certidão(ões) de nascimento do(s) cônjuge(s) português(es);
3 - Original da certidão de nascimento do cônjuge não português, devidamente certificada (expedida há menos de 180 dias);
A certidão de nascimento deverá ser previamente autenticada no Itamaraty do Rio de Janeiro – Av Marechal Floriano, nº 196
4 - Original da certidão de casamento expedida há menos de 180 dias, constando no mesmo, o local, data e nome do celebrante do casamento;
5 - 1 fotocópia autenticada da escritura de pacto antenupcial, quando for o caso.
No caso para pedir a certidao de nascimento da minha mae...Entrei no Portal Cidadao e fui em Certidao de Registro Civil...fiz o cadastro do usuario e senha...mas pede o cartao cidadao que minha mae nao tem...como q eu faço para pegar a certidão de nascimento dela?
Aonde a sua mãe nasceu? Digo, qual freguesia? em todo o caso vc poderá enviar um email para a CRC em Lisboa, com todos os dados da sua mãe e solicitar a certidão por lá. O pagamento poderá ser feito por vale postal internacional - correio (eu fiz assim). A certidão dela chega em 20-30 dias.
A certidão de nascimento do brasileiro, no caso os eu pai, acredito que não precise ser inteiro teor. Fique atento se os teus pais casaram com pacto antenupcial, ok? Se for o caso, vc precisará de uma cópia disso tambem.
Você sabe que pode fazer o processo de transcrição diretamente por Portugal? Na guia da ajuda desta comunidade, tem o email da CRC de lisboa, entra em contato com eles que eles respondem rapidinho.
Obrigado pela resposta... No caso eu só sei que minha mãe nasceu em Anadia, porém a freguesia não sei...vou perguntar a ela mais tarde para ver se ela lembra.
No caso o e-mail da CRC que você citou seria esse crc.lisboa@dgrn.mj.pt? Ou seria melhor eu enviar para o de Anadia (crc.anadia@dgrn.mj.pt)?
Obrigado pela atenção!
Se no caso eu vou enviar para portugal a certidão deles, terei que pedir a certidão de cada um novamente quando eu for requerer a nacionalidade portuguesa por atribuição???
Olá. Tenta entrar em contato com a CRC de onde a sua mãe nasceu, pois acredito ser mais rápido. Quanto as certidões, não precisa não, pois eles já vão ter o casamento averbado entendeu?
Quando eu mandei os meus docs para PT, eu só mandei a cópia do meu RG, o modelo 1c assinado e resgistrado, e a minah certidão de nascimento INTEIRO TEOR.
Não esquece que todos os docs brasileiros tem que passar pelo itamaraty e consulado para depois vc mandar para PT, ok?
Estou na Busca da certidão de nascimento da minha mãe em portugal... porém não obtive respostas nos seguintes e-mails:
crc.anadia@dgrn.mj.pt ... crc.lisboa@dgrn.mj.pt
...Primeiramente mandei para o crc de anadia que foi onde minha mãe nasceu, como não obtive resposta alguma mandei para o de lisboa tbm...
Alguém sabe o que mais posso fazer?
No caso eu vou no consulado do rj semana que vem, porém antes ainda vou no Itamaraty para legalizar os documentos lá.... Vejam se os Documentos estão conforme...
Vou levar os seguintes documentos para realizar a Transcrição do Casamento...
1) Requerimento Preenchido com Firma Autenticada em Cartorio...
2) Certidão de Casamento dos meus pais INTEIRO TEOR com firma autenticada
3) Certidão de Nascimento do meu pai (brasileiro)
4) Fotocopia e Original do RNE da minha mae (portuguesa)
Vou Levar os seguintes documentos para transcrição do óbito
1) Requerimento preenchido com firma autenticada
2) Certidão de Óbito de Inteiro Teor com reconhecimento de FIRMA...
Será que tem algum problema a certidão de nascimento do meu pai (brasileiro) não estar com firma reconhecida? Pois a cidade onde meu pai nasceu é longe de onde moro e pedi a certidão para o cartorio pelo correio...caso seja necessário ter a firma reconhecida vou ter q mandar a certidão de volta pra eles para que reconheçãm firma para mim.
Quando fiz 2 transcricoes (meus pais e a minha) no consulado pediram certidao de nascimento em inteiro teor do brasileiro com o casamento e ,se fosse o caso o óbito, averbados, com firma reconhecida e autenticada pelo Itamaraty.
Como as coisas podem mudar, o meio mais direto de confirmar o que querem é ligando para o consulado.
Quando souber poderia colocar aqui, por favor?
Mas segunda eu vou ligar e perguntar para eles...depois posto aqui.