Registro de Estrangeiro e Certidão de Desembarque

Amigos, tenho uma Certidão de Registro de Estrangeiro e uma Certidão de Desembarque em santos em 1913 de meu Bisavô portugues, ambas são oficiais do Arquivo Publico do Estado de São Paulo, estão assinadas pelo Diretor Geral mas não tem firma reconhecida, devo envia-las ou posso envia-las junto com os docs de Atribuição de minha avó para Tondela?

Abraço.

Comentários

  • Paulo Estevão

    Esses documentos não fazem parte da lista de documentos para o pedido de nacionalidade. Na verdade não farão diferença para a aceitação do pedido. O registro de batismo ou certidão de nascimento é imprescindível.
  • a de batismo eu ja pedi em Aveiro, mas nos doc brasileiros a Mãe se Chama Clementina de Jesus Duarte e na de Batismo é Clementina Rosa Duarte e como o pai é incógnito imaginei que seria algo a mais.
  • @Paulo

    E na certidão de casamento? Os nomes do pais de Clementina estão corretos em todos os documentos?
  • Nao existe certidão de casamento em PT de Clementina Rosa Duarte, pois eu localizei o Batismo dela onde tem seus pais Agostinho Duarte e Joaquina. O que acontece é que na certidao do josé fala Clementina de Rosa Duarte avos Agostinho Duarte e Joaquina, nas certidoes de duas irmãs fala Clementina de Jesus Duarte avós Agostinho duarte e Joaquina, inclusive os outros dados de freguesia e etc sao os mesmos, todos os 3 batismos são Pai Incognito.
  • Agora que entendi vossa pergunta Mariza, peço desculpas, na certidao brasileira de Casamento de José não consta os nomes dos avós.
  • @Paulo,

    Não dá para garantir a aceitação sem pedido de retificação. Cada Conservatória pode ter um entendimento. Está claro que se trata da mesma pessoa, porém, cada cabeça uma sentença.
  • o que eu precisaria retificar? E na sua opinião, compensaria eu dar entrada no processo de atribuição de minha avó com os Docs que possuo? Ja estão todos Ok e apostilados. No pior dos casos eles indefeririam ou me pediriam retificações?

    Muito obrigado pelo seu tempo.
  • @Paulo,

    Não pior das hipóteses pediriam para retificar. Indeferimento não.
    Penso que se vc enviar um assento de uma das irmãs de José alegando que o sobrenome correto é Jesus e não Rosa - poise meu parece que o padre é quem errou. José informou os nome da mãe corretamente nos documentos brasileiros.

    Se vc não quiser correr risco algum veja no cartório se a retificação seria um processo administrativo.
    Você precisará da certidão certificada de José.
  • Qdo vc diz ver no Cartorio, seria retificar os Docs Brasileiros de José de Jesus para Rosa ou retificar em Portugal o Rosa Para Jesus?
    Eu imaginei mandar as certidoes das irmas, vc acha que posso enviar uma copia simples retirada do Tombo ou devo pedir esta certidão em Aveiro também?
  • @Paulo,

    Retificação em Portugal, não.

    Não poderá retificar o nome de José, ele não precisa ter os mesmos sobrenomes da mãe. A divergência é no nome da Clementina.
    Quais documentos brasileiros do José vc precisará enviar para o pedido de nacionalidade? A certidão de casamento de José e a de nascimento do filho/a de José nas quais aparecem Clementina de Rosa Duarte. Esses documentos precisariam ser retificados.

    Para enviar as das irmãs melhor as certificadas. Daria mais credibilidade.
  • Veja, nas certidoes Brasileiras de José o nome que aparece é Clementina de JESUS Duarte, msm nome que nas das Irmãs, apenas em seu Assento de Batismo é que esta o Rosa Duarte. Será que eles pediriam a retificação das certidoes brasileiras?
    Eu pedi o assento a Aveiro, paguei os 22€ mas nao me informaram se é Registrado como vc mencionou, eu fiz alguma besteira? Eu deveria ter pedido registrada?
  • @Paulo,

    Troquei que nem o padre!
    Difícil afirmar se exigirão a retificação, porém as certidões das irmãs são fortes argumentos de que o nome correto de clementina é o que está nos registros brasileiros.
    O assento que vc solicitou virá certificado, pode ficar tranquilo.
  • Pra facilitar o entendimento:

    Assento de Batismo josé: C. Rosa Duarte
    Batismo das Irmas: C. JESUS Duarte.
    Casamento José (Brasil): C. JESUS Duarte
    Nascimento Filha do José: Avó Paterna C. Jesus Duarte
  • @Paulo

    Sim, entendi.
  • Eu ja estava tento um colapso nervoso com essa Certificação kkk, muitissimo obrigado Mariza, pedirei também as certidões das duas Irmãs,. Saberia me dizer se terei problemas com o Fato de no Brasil o José ter o nome do Pai e no de Batismo não?

    Nas certidoes de Casamento do José e nas de nascimento de minha avó e tios avôs todas tem AlFredo dos Santos Duarte como pai de José, mas nas portuguesas estão todas Pai incognito.
  • Desculpa, Alfredo dos Santos Figueiredo, o Duarte foi sem querer.
  • @Paulo

    Fato muito comum. O Alfredo pode ser o pai verdadeiro que não pode assumir ou o padrasto. Veja se o Alfredo não aparece como padrinho no registro.
  • Mariza ele não aparece em nenhum dos três registros, se não fosse o registro dele na Hospedaria eu poderia achar que o tinham inventado. Estava olhando os registros novamente agora e realmente acho que o Padre comeu Bronha. Eles são em 5 irmãos, vc acha que eu deveria me preocupar em achar os outros dois o Mais velho e o mais novo, ou mandar as certidões de duas irmãs ja é suficiente?
  • @Paulo,

    Não sabemos se os registros das irmãs serão suficientes como provas, portanto não se preocupe com os outros irmãos.
  • Ok, farei conforme conversamos. Vc havia me perguntado sobre os docs para a atribuição, eu segui o que vi aqui no forum:

    - Certidão do Portugues (pois é anterior a 1910),
    - Cópia Reprográfica de Inteiro Teor da certidão de Nascimento do Requerente Apostilada e com Firma reconhecida.
    - Cópia Autenticada do RG do Requerente
    - Formulário 1C Preenchido.

    só não sei se devo apostilar o Rg e o Formulário.
  • @Paulo

    Envie também a certidão de casamento de José, reprográfica e apostilada, é uma forma de reforçar a identidade dele, o registro de batismo só tem o primeiro nome.
    Se enviar para Tondela é preciso apostilar a xerox da identidade a qual precisa estar dentro do prazo de validade - 10 anos.
    Já o formulário 1C não precisa apostilar.
    Se enviar para Ovar será exigido a transcrição do casamento de José antes de atribuir o descendente dele.
  • segui seu conselho e vou enviar para Tondela, a certidão de casamento servirá apenas para consulta certo?
    Saberia me informar se posso enviar a transcrição do casamento de minha avó junto?

    muitissimo obrigado por tudo mariza.
  • @Paulo

    Tondela não está aceitando dois processos dependentes. Isto é, um depende da conclusão do outro. Envie apenas a atribuição.
  • Ok, farei como disse.
    Obrigado.
  • Olá Mariza, passo apenas para informar que recebi hoje as certidões portuguesas, no máximo até sexta-feira devo enviar o processo para Tondela conforme vc me orientou.
    A titulo de informação sobre o Vale Postal das certidões:

    Enviei o vale postal para Aveiro no dia 19/01/2017
    Eles Receberam e me enviaram os docs no dia 30/01/207
    Os docs chegaram em minha casa Hj dia 13/02/2017.
  • @Paulo boa noite! Na certidão de desembarque possui a informação de onde é o estrangeiro?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.