Cidadania Portuguesa

Boa Noite,

Sou neta de português,nascida no Brasil, Rio de Janeiro e estou com problemas para dar entrada na nacionalidade portuguesa porque não tenho em mãos o boletim de nascimento do meu avô, apenas o registro dele no Consulado de Portugal no Brasil, RJ, no ano de 1948. Mesmo assim, reuni todos os documentos, legalizei no Itamaraty, no Consulado de Portugal no Rio de Janeiro para dar entrada na cidadania portuguesa, Porém quando pedi ao arquivo distrital de Guarda o boletim de nascimento do meu avô, eles disseram que não encontraram. Já fiz contato com a freguesia de Aldeia Velha, Concelho de Sabugal, distrito de Guarda, e até o momento nada. Mandei mais um e-mail tentando localizar essa certidão e aguardo resposta deles. Não sei mais o que fazer e fiquei muito frustrada, pois já gastei dinheiro com taxas, e a espera é desgastante. Enfim, tenho tudo e estou tão perto, mas ao mesmo tempo longe de conseguir a minha nacionalidade, que é meu direito.

Na certidão do meu pai, consta que o meu avô é natural de Portugal e foi o declarante na certidão dele. Está tudo certo com a minha documentação aqui no Brasil. Como meu avô nasceu em 1894, a certidão foi para o arquivo distrital, foi que Aldeia Velha, Guarda e Sabugal me disseram. Também já fiz contato com Conservatória de Registos Centrais em Lisboa e nada.

Por favor, pode me orientar? não posso desistir.

Obrigada.

Patrícia

Comentários

  • Patrícia,
                   seu avô veio para o Brasil em 1948? Se foi depois de 1939, se desejar coloque aqui o nome dele, talvez possa ajudar de alguma forma. 
     
                   Bom, infelizmente, os livros de batismo da freguesia de seu avô não estão digitalizados online no site do Arquivo Distrital da Guarda. 
     
                   Mas no site familysearch.org (mórmons) lá estão eles: 

     

                  Mais uma vez, infelizmente, não podem ser acessados pela Internet. Só estão disponíveis "Pelos membros de organizações de apoio que estejam cadastrados no sistema". 
     
                  No Rio de Janeiro existem 3 Centros de História da Família, acredito que através deles vc possa fazer a pesquisa que precisa. Neste link tem os endereços e telefones: 
     
     
     
     
                  Boa sorte! 
     

  • Patricia,
    Havendo chegado ao Brasil em 1948 com 50 anos deve ter declarado no consulado exatamente de onde vinha. Isso pode facilitar a sua busca no site do Arquivo Distrital da Guarda. Lembre que nos registros de batismo sõ aparece o nome da criança, sem o sobrenome assim: João, filho de ......... e de ........
    Tome em consideração que a data de nascimento pode estar errada também. Assim que  você deve ampliar a sua busca. Creio que se em lugar de colocar o nome do avô você coloca o nome do bisavô talvez possa encontrar mais facilmente.
    Se no Arquivo não puderam encontrar é porque algum dado deve estar errado. Invista um tempo de pesquisa no site. Talvez tenha algum resultado.
  • Patrícia,
    Passei por situação parecida quando iniciei as buscas pela certidão do meu bisavô. Ele nasceu em 1897 na Aldeia Nova, Trancoso, Guarda. Escreva para o seguinte e-mail mail@adgrd.dgarq.gov.pt  informando o nome do seu avô, o nome dos pais e data de nascimento. Geralmente eles fazem a busca um a dois anos antes e após o ano informado. Eles demoraram um pouco para responder quando solicitei, mas obtive resposta positiva.
    Reforço a sugestão do Guilherme em deixar os dados do seu avô aqui.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.