Documentos e valor
Sou neta de português, meu pai vai solicitar o registro por atribuição e depois farei o mesmo.
Meu pai já havia pesquisado sobre isso a alguns anos e inclusive já tem alguns documentos mas deixou isso de lado. Peguei esses documentos e agora pretendo dar continuidade.
Os documentos que meu pai me passou foram:
- Certidão Narrativa de Nascimento emitida pela Conservatória do Registro de Civil Anadia
- Certidão de Casamento emitida no Brasil
- Certidão de Óbito emitida no Brasil
Esses são todos os documentos que possuo do meu avô, e obviamente tenho acesso a todos do meu pai.
Estou no RJ, focando apenas na atribuição do meu pai, Qual o próximo passo? Qual a maneira mais simples de continuar?
Meu pai já havia pesquisado sobre isso a alguns anos e inclusive já tem alguns documentos mas deixou isso de lado. Peguei esses documentos e agora pretendo dar continuidade.
Os documentos que meu pai me passou foram:
- Certidão Narrativa de Nascimento emitida pela Conservatória do Registro de Civil Anadia
- Certidão de Casamento emitida no Brasil
- Certidão de Óbito emitida no Brasil
Esses são todos os documentos que possuo do meu avô, e obviamente tenho acesso a todos do meu pai.
Estou no RJ, focando apenas na atribuição do meu pai, Qual o próximo passo? Qual a maneira mais simples de continuar?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Após transcrito o casamento, vc vai precisar da certidão de nascimento do seu pai INTEIRO TEOR, cópia do RG dele autenticado, e formulário 1C preenchido e com firma reconhecida em cartório, um vale postal no valor de 175 euros.
Para a transcrição do casamento se não me engano é 120 euros.
Essa transcrição do casamento é realmente obrigatória?
Na certidão do meu pai tem o nome do meu avô, isso já não seria o suficiente para "provar a paternidade"?
Desculpe-me pela pergunta, estou apenas tentando esclarecer todas as dúvidas antes de tomar qualquer atitude.
Vi em outro tópico que os documentos necessários para enviar são os seguintes:
"1. Certidao de nascimento de COPIA INTEGRAL, do progenitor portugues. (se o registro é recente, ou seja, "novo portugues", só coloque o numero do assento no lugar corresponde do formulario 1C).
2. Certidao de nascimento de INTEIRO TEOR do requerente, legalizada no Itamaraty e Consulado.
3. Copia autenticada do RG, legalizada apenas no Consulado.
4. Formulario 1C preenchido e assinado pelo requerente, a assinatura deve ser feita pessoalmente por AUTENTICIDADE, no Cartorio ou no Consulado."
Voce poderia arriscar mandar os documentos sem fazer a transcricao, mas corre o risco de que o processo fique parado diversos meses por causa disso e no final tenha que faze-la de todas formas.
Voce decide!
Veja na certidao narrativa do seu avo se nao aparece a transcricao. Quem sabe ele fez isso em algum momento. Seria uma sorte!
Os documentos sao esses mesmos que vc copiou de outro tópico.
Quando pague o vale no correio nao deixe de colocar o numero do mesmo no formulario 1C.
DECLARAÇÃO PARA ATRIBUIÇÃO-IMPRESSO MOD 1C
Postado pela Sandra.
[http://www.irn.mj.pt/sections/ir
IMPRIMA A CORES NUMA MESMA FOLHA (FRENTE E VERSO).
Se ele nao fosse casado, mas tivesse sido o declarante do seu pai no registro de nascimento voce poderia sim ser portugues.
Se ele nao tivesse sido o declarante tambem poderia, mas seu pai teria que comprovar que o avo o reconheceu na menoridade.
Informe-se no consulado no Rio como fazer a transcricao.
Se tiver parentes em PT eles podem fazer tambem desde que o avo mande uma procuracao.
Algumas pessoas mandaram por correio diretamente para PT, mas nao voltaram aqui para dizer se funcionou.