Minha mãe é a filha portuga mas não foi casada
Bom dia pessoal, tenho acompanhado muito o fórum e não encontrei a minha questão. Vou entrar com pedido de aquisição, porém, no meu caso a minha mãe que é a filha do português mas o meu pai quem foi o declarante no meu registro e eles não eram casados no civil. O que fazer? Será que atrapalha? Obrigado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Fora isso, ou a mãe fez uma Declaração em Cartório de Notas assumindo a maternidade da criança na menoridade ou através de processo judicial em Portugal a um custo bem oneroso.
O avô paterno português foi o declarante na certidão do pai do interessado. Há chances? Agradecida.
Pera lá. O avô é português, certo? O filho desse avô está vivo? Atribuição. Depois desse filho de ser atribuída a nacionalidade do filho desse avô, fazer a atribuição do filho (mesmo sem os pais serem casados, não faz mal, pois o pai portugês foi o declarante do nascimento (junto ou não com a mãe brasileira).
Não entendi o porque de você estar falando de aquisição para o neto. Só seria esse o caso se o pai do neto já tiver falecido.
Filho reconhecido na menoridade, antes de 1 ano de idade. Mesmo sem ser casado, não vejo problema.