Prova de conhecimento da língua

Gentem
Recebi um mail da CRC dizendo que meu diploma de faculdade não serve para comprovar que domino a língua portuguesa.
Aqui no Brasil, quando se faz faculdade, a gente tem que levar a comprovação de conclusão de segundo grau, hoje ensino médio.
Alguém pode me ajudar e dizer qual meio tenho como provar isso, além de ser brasileira e que o idioma aqui é o mesmo de lá?
rssss
Desde já agradeço.
«1

Comentários

• Envie o seu histórico escolar do 2º grau, com certeza na grade curricular consta aulas de Língua Portuguesa. Esse pedido já aconteceu com um membro dessa comunidade, Luciana, e bastou enviar o do 2º grau.
  • ou histórico do primário 1 a 4 serie , ou do primeiro grau , ou ensino médio.
  • nos processos de naturalizacao, sempre deve ser enviado o historico do primeiro ou segundo grau, realmente nao aceitam historico de faculdade.
  • Histórico

Gente, tudo bem, mas a gente entrega isso na faculdade... eu não tenho mais.
    Achei isso sem pé nem cabeça, pois sou de um país onde a língua oficial é o português.
    Vou ver o que consigo.
    Obrigada pelas respostas.!!!
    Abs
  • Zinhinha,
    Infelizmente é assim!
    No colégio onde estudou é possível que possam lhe dar outro histórico escolar.
    Aparentemente o único impedimento para que saia a sua nacionalidade é essa prova, assim que mande isso o quanto antes.
  • Diploma

Pessoal, eu fiz bobagem... desculpa por incomodar vcs com essas coisas, mas fiquei meio desesperada.
    Eu respondi ao mail que eles me mandaram e argumentei que eu tinha enviado o diploma é o de conclusão de curso universitário de Direito - sou advogada. Cursei a Universidade Estácio de Sá no Rio de Janeiro, Brasil, onde a língua oficial é o portiguês.
    Agora eles me responderam informando que mandei o diploma de estágio, então pediram que eu enviasse o de conclusão do curso.
    Seria cômico se não fosse trágico, pois mandei o mail pq estou indo pra Portugal e levaria o que precisasse pessoalmente, e me dei com essa, só que vou ter que ir ao consulado pra legalizar o documento, certo?
    Moro no interior e vou ter que ir ao consulado de novo... :(
    Obrigada!
  • diploma

eu só enviei o diploma universitário e não tive problema.
  • Silvia

Pois é, Silvia, mas eu peguei o papel errado, pq eles são bem parecidos.
    Agora vou providenciar a cópia autenticada e legalizada...
    Abs
  • Zininha

Eu peguei meu historico na faculdade. E olha que me formei em 1984. Mas tava tudo la. Pode pedir
  • Zininha

Olá, vc não pode mandar por correio? Talvez seja um gasto a menos..
  • Maestro e Carol

Maestro, pelo que dizia o mail, basta eu mandar meu diploma correto... eu mandei errado...rs
    Carol, eu vou a Lisboa, então eu levo... se eu mandar pelo correio vai chegar lá depois de mim...rssss
    Abs
  • 20 anos

Pois é, mas tenho 19 anos de formada na faculdade, quase 20... kkkkkkkk
    Vou ver o jeito que vou dar.
    Abs
  • ora aceitam, ora nao aceitam historico da faculdade, nao da pra entender a analise.
  • Zininha

Ola, eu falava sobre o selo consular que vc vai precisar. Talvez pelo correio poupe uma ida ao consulado.
  • Carol

Ah, Carol, não vai dar tempo, pois viajo dia 18.
    Mas vai dar tudo certo, se Deus Quiser!
    Abs
  • Al

Argumentei justamente que sou brasileira, fiz faculdade no Rio de Janeiro, Brasil, onde a língua oficial é o português...
  • Todos

Gentem!
    A todos que quiseram me ajudar, muito obrigada.
    Achei a pasta do meu diploma e junto estavam meus históricos escolares da faculdade e do colégio.
    Além de tudo achei meu diploma de professora... eeeeeee
    Estou muito felizzzzzz
    Bjs em todos
  • Zininha,
    Que bom!
    Ufa!!!!
  • [APAGADO]
  • Denise

Nem fala...
    Agora vou ter que ir ao Rio pra legalizar, mas pelo menos é só no consulado, não precisa ir no Itamaraty...rs
    Bjs
  • Certo. Faca isso, envie pelo correio e viaje tranquila.
  • Denise

No Itamaraty tb é na hora no Rio. Agora, legalizar pra que? Eu nao legalizei. Mas se quizer peque por exagero. Hehehehe
  • Denise e Maestro

Denise, a CRC é relativamente perto do hotel que vou ficar. Não procure entender...rs sou advogada e vou só fazer perguntas sobre o trâmite processual, além de entregar o documento. ;)

Maestro, apesar de ser xerox autenticada, o documento precisa de uma chancela do consulado do Rio. É exigência deles, não é excesso meu. Talvez pelo fato do meu processo ser por naturalização... no Itamaraty se legaliza as certidões (nascimento, etc.) apenas, mas as cópias autenticadas são chanceladas pelo consulado...

O que acho pior é exigir comprovação de conhecimento da língua para brasileiros formados aqui, mas vai entender....rs
    Bjs em todos
  • eles alegam que vc pode ser brasileiro , mas pode ter sido criado em outro pais e nao falar a língua portuguesa .
  • Zininha,
    Em fevererio fiquei em um hotelzinho na mesma rua da CRC!! rsrsrsr
    Chama-se Lisbon Dreams e é super aconchegante e nao caro!
    Boa Sorte.
  • Sidney e Denise

Sidney, eu até entendo, mas não com um diploma de universidade brasileira, não acha?
    Denise, já reservamos o hotel, mas não sei o nome... ahahah
    Bjs
  • Zininha

E claro que somente Naturalizaçao que se exige dominio de lingua.Tb foi meu caso porque meu Pai faleceu em 1992 e meus avos eram os portugueses. A Dupla Nacionalidade so foi concedida em 1994. Meu Pai nao queria perder a Brasileira. Senao seria Atribuiçao e nao precisaria de prova de lingua. Mas eu entreguei mru historico sem nada, inclusive porinstruçao das CRCs. Posso até procurar o email que eles me mandaram mas creio nao ser necessario.Vlw
  • Maestro

Vou levar meus 2 diplomas, de advogada e "fessora", pois este último consta um histórico no verso, incluindo a língua portuguesa.
    Sabes que mai pai, falecido em 1990, tb não quis ser também português, pois meu avô era vice-cônsul aqui na minha terrinha.
    Mas, opção dele...
    Na verdade, eu pedi por causa dos meus filhos, e acaba que eles não têm direito...rs
  • Mesmo teu pai perdia a brasileira na epoca. Brasil so aceitou duas cidadanias em 1994. Quem pedia outra perdia a brasileira. Tem testemunhos de brasileiros que por contigencia pessoal perderam a sua e puderam reaver apos 1994 gratuitamente.

Isso mesmo, leva a sua com historico, foi isso que levei.
  • Maestro

Eu lembro na época da faculdade.
    Lembro que o Brasil não aceitava a dupla cidadania.
    Formei em 1992, e sei que depois disso mudou.
    Consegui uma pessoa pra levar meu diploma no consulado pra legalizar.
    Deve chegar no próximo final de semana, caso contrário vou ter que ir pessoalmente na segunda.
    Abs
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.