Atribuição será possível para neto?
Leandro Alves
Member
Olá,
Meu avô materno era português. Encontrei o registro de emissão de seu passaporte, no Minho. Minha avó era brasileira. Sou maior de idade. Minha mãe, brasileira, tem de requerer a cidadania por atribuição para que eu possa pedir em seguida? O que tenho que fazer?
Meu avô materno era português. Encontrei o registro de emissão de seu passaporte, no Minho. Minha avó era brasileira. Sou maior de idade. Minha mãe, brasileira, tem de requerer a cidadania por atribuição para que eu possa pedir em seguida? O que tenho que fazer?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Não, entenda que um processo de atribuição concede: a pessoa passa a ser considerada portuguesa desde o nascimento. Assim que sua mãe o fizer, você passa a ser filho de português e passa a ter direito a sua própria atribuição, tenha a idade que tiver.
Algumas pessoas que ainda têm pai ou mãe vivos e são netos de português OPTAM por pular a atribuição da mãe e fazem direto um processo como neto, esse processo se chama AQUISIÇÃO (naturalização). Esse processo pode ser negado em algumas circusntâncias.
Mas se sua mãe é viva, o ideal é que ela faça sua atribuição e depois você faz a sua. Isso vai garantir o direito dos seus filhos de fazerem atribuição, se você os tiver.
Se não tiver filhos, então a naturalização é um caminho. Eu, pessoalmente, faria tudo por atribuição. Direito certo.
Encontrei cópia fotográfica do livro do registro de batizado de meu avô materno, realizado em Veade, Celorico de Basto, no arquivo distrital de Braga. Em um processo de atribuição, isto seria suficiente para comprovar o nascimento dele em Portugal?
Se for suficiente, bastaria incluir certidão de nascimento brasileira de minha mãe onde consta o meu avô português registrando a filha?
Se o seu avô foi o declarante da sua mãe, não precisará transcrever o casamento dele.
Certidão de nascimento inteiro teor reprografica da sua mãe apostilada e com firma reconhecida
Formulário 1C assinado pela sua mãe no cartório
RG da sua mãe (precisa ter menos de 10 anos de emissão) cópia apostilada
Vale postal internacional de 175 Euros pago no correio no dia do envio dos documentos para Tondela ou 1 dia antes. Nome de quem está enviando é o da sua mãe, CPF dela, endereço, todos os dados iguais ao formulario 1C
Os documentos brasileiros e o formulário devem ser enviados somente depois de obter a certidão do meu avô ?
Então todo documento que vc precisa enviar para Portugal e alguns países você precisa apostilar no cartório. Após a entrada da apostila de haia no Brasil, vc não precisa mais legalizar as certidões no consulado. Ela entrou em vigor em 14/08/2016
Desde já agradeço!!!