Dúvida

Meu avô era português, e ele foi casado em portugal e depois se separou lá mesmo, eu tenho cópias de documentos de portugal que registram a separação dele lá em portugal. Depois meu avô teve filhos com a minha avó aqui no brasil, no entanto ele nunca foi de fato casado com ela apesar de ter os filhos todos registrados e tendo vivdo junto com ela. Eu preciso de algum outro documento de portugal antes de abrir o processo? Tenho que enviar algum pedido de atualização de dados sobre o meu avô ter vivido com a minha avó e ter tido filhos aqui?? Obrigado!

Comentários

• Para as pessoas que forem pedir cidadania, basta a certidao de nascimento dele portuguesa e demias documentos provando a descendencia pra serguir o processo familiar.
  • Ah que ótimo, sempre ouvi falar na tal da verbalização de casamento e tudo o mais, eu fiquei imaginando o que seria no caso de não ter acontecido um casamento mesmo de fato. Então quer dizer que só os documentos de registro de nascimento provando a paternidade do meu avô sobre o meu pai já são o suficiente?
    Obrigado pela ajuda!
  • Diego,
    Voce tem que ver na certidao de nascimento do seu pai, se o declarante foi o seu avo. Sendo assim as coisas ficam mais fáceis, pois isso significa que o seu pai foi reconhecido na menoridade.

Voce vai precisar da certidao de nascimento do seu avô narrativa onde devera constar o que voce afirma acima (casamento e separacao), caso ele tenha feito tudo legalmente em Portugal.

Dai vai ter que escolher se solicita a nacionalidade diretamente do su avo (aquisicao) ou se o seu pai pede primeiro e depois voce (processos de atribuicao).

Para cada caso sao necessarios documentos diferentes e na guia de ajuda desta comunidade voce pode encontrar quais sao. De uma pesquisinha.
  • Na certidão de nascimento já vem constando o casamento e a separação dele? o.0
    Eu tenho que pedir isso quando solicitar a certidão dele lá da freguesia dele em portugal ou basta que eu peça a certidão de nasciment que já virá tudo isso junto? Obrigado!
  • Voce tem que pedir uma certidao narrativa. Se tudo foi legal, nela devem constar o casamento e a separacao. Se pedir pelo portal do cidadao no momento de preencher o formulario pedirao os dados do casamento, etc.
  • Eu fiz como você falou pelo portal do cidadão mas, ele foi nascido em 1903 e o portal do cidadão só funciona para nascimentos a partir de 1911. Tenho que pedir direto pelo e-mail da concervatória, certo? Eu já tenho contato da concervatória mas antes de enviar o dinheiro, tenho que solicitar que essa certidão de nascimento conste o casamento e a separação dele, certo? Obrigado pela ajuda! :)
  • Diego,
    Voce pode fazer a consulta se o casamento e a separacao constam no registro dele, ou seja, se foram averbadas.
    Em caso positivo a conservatoria tera condicoes de emitir uma certidao narrativa com esses dois atos.
    Consulte por e-mail.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.