Novo processo inciando! (ajuda com a saga!rs)

Então, deixa-me fazer um resumo do caso. Meu avô era português, veio para o Brasil enquanto casado com uma portuguesa, com quem ele se divorciou durante o período em que estava no Brasil através do consulado português do Rio de Janeiro, teve filhos com a minha avó e viveu com ela durante toda a sua vida desde então, apesar de nunca ter sido casado com ela.
Esse é o Português da família e ele já não está mais vivo.

Agora começa o processo de aquisição (passando pelo meu pai primeiro).

Já sei que a certidão de baptismo dele se encontra na freguesia de Barbeita concelho de Monção em Portugal. O nascimento dele é 1903, então não há como solicitar a certidão pelo portal do cidadão (só é possível a partir de 1911).

Meu pai é casado com a minha mãe ainda em papel.

1º passo
Segunda-feira eu vou fazer o pagamento do vale ctt nos correios para receber a certidão de baptismo dele. Enquanto aguardo receber a certidão de baptismo dele já posso ir adiantando mais alguma coisa? Ainda não fiz nada em consulado, Itamarati ou parte alguma.

Obrigado a todos que ajudarem e vou fazendo meus registros aqui conforme o processo for andando para que todos possam ter um exemplo depois para ser seguido!
Abraços.

Comentários

• Quando perguntado se constava casamento e divórcio na certidão narrativa à concervatória de Monção, eu recebi esse e-mail.

Meu e-mail:

Enviada: ter 12-04-2011 21:42
    Para: CRCPCom Monção
    Assunto: RE: Certidão de baptismo.

Olá mais uma vez, gostaria de saber se o valor a ser depositado para o envio da certidão de batismo do meu avô ainda é o mesmo ($16,50). Também gostaria de saber se esta é uma certidão narrativa que será enviada, pois é desta que necessito. Dizem-me que nessa certidão narrativa vem constando o casamento e a separação do meu avô (Tanto o casamento quanto a separação foram feitos em portugal), tudo isso vem constando na certidão? Tenho as informações sobre a data do casamento dele, com quem ele foi casado e a data de separação caso seja necessário. Muito grato por toda a ajuda.
    Diego Cerqueira Esteves.

Resposta deles:

Informo que o valor das certidões actualmente são 20EUR.
    Mais se informa que consta que é divorciado.

Com os melhores cumprimentos
    A escriturária
    Ana Duarte

O que me deu a entender é que o divórcio já consta na certidão e é isso que importa.
  • Espere a certidao portuguesa e verifique se todos os nomes coincidem antes de pedir a certidao brasileira em inteiro teor do seu pai, pois se ha qualquer divergencia teria que arruma-la antes de qualquer coisa.
    Seu avo foi o declarante do seu pai no registro de nascimento?
  • Ah! e pelo que dizem no e-mail o divorcio ja esta registrado. Excelente!
  • Foi sim. pois é, menos um trabalho. Sabe se demora a chegar essa certidão?
  • Uns 15 ou 20 dias depois que recebam o pagamento.
    Em uns dias confirme se receberam.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.