Pergunta no site cidadaniaportuguesa.com
Criei essa pergunta no site e fui orientado pelo Guilherme Santos a postar ela aqui!
Sou neto de portugueses, meu avô(português) e meu pai(brasileiro) ainda estão vivos, reuniu todos os documentos necessários(que estavam informado aqui no site) para dar entrada no processo de nacionalidade por ATRIBUIÇÃO ao meu pai! A minha dúvida é, depois do processo concluído eu preciso fazer a averbação do casamento dele com a minha mãe(brasileira) para que eu tenha direito ou não?
Sou neto de portugueses, meu avô(português) e meu pai(brasileiro) ainda estão vivos, reuniu todos os documentos necessários(que estavam informado aqui no site) para dar entrada no processo de nacionalidade por ATRIBUIÇÃO ao meu pai! A minha dúvida é, depois do processo concluído eu preciso fazer a averbação do casamento dele com a minha mãe(brasileira) para que eu tenha direito ou não?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Primeiramente gostaria de pedir desculpas por
estar tomando seu tempo, estou com algumas dúvidas e não gostaria de
encaminhar a documentação sem antes ter certeza de que esta tudo
bem!
Estou no RJ, pretendo enviar diretamente ao Porto!
O casamento já esta transcrito sim, inclusive isso é um ponto muito importante, deixo aqui mais algumas duvidas:
- Tenho o modelo de requisição de nacionalidade totalmente preenchido e com a
assinatura reconhecida pelo Consulado, preciso levar a um cartório e
reconhecer a assinatura também? Ou só a legalização do Consulado basta?
do nome do meu avô(português) errada, no lugar de SOUSA esta escrito
SOUZA. Temos problemas aqui? É necessário algum acerto?
A Certidão de Nascimento do meu avô(português) apresenta o nome da
minha avó(mãe do meu pai) de um jeito e a Certidão de Nascimento do meu
pai(brasileiro) de outra maneira, existe problema nisso?
Certo da ajuda! Muito obrigado!
Siga a orientacao do Guillerme de enviar os documentos digitalizados ao Sr. Mario do Porto. Espero que a diferenca no nome da avó nao seja um empecilho. Aproveite e de uma olhadinha na sua certidao para ver como aparece, pois mais tarde voce necessitará.
Respondendo sua primeira pergunta: às vezes aceitam fazer a atribuicao sem a transcricao quando o pai aparece como o declarante do nascimento do filho na certidao de nascimento (seu pai declarou o seu nascimeto no cartorio?), porém, geralmente exigem a transcricao. Essa poderia ser feita no consulado, mas nao sei que tao eficiente e eficaz seja o do Rio.
Gostaria de deixar aqui registrado a minha felicidade e surpresa com o tratamento diferenciado em relação a um grupo que eu pertenço no Facebook, lá o tratamento é o de "você esta fazendo tudo errado, toma aqui o meu cartão"!
Encaminhei hoje cedo um e-mail ao Sr. Mario com essas mesmas questões, vou aguardar o retorno do e-mail para ver o que fazer!
Aproveito para perguntar se essa orientação do Guilherme(enviar os documentos por e-mail ao Sr. Mario) é bem vista por ele(Mario), pois gera um trabalho de análise por parte dele! Alguem já fez esse procedimento? Foi bem atendido?
A cópia da identidade do meu pai já foi autenticada no consulado!
Por estar solicitando a nacionalidade através do pai(meu avô) não sei se o fato do nome da minha avó(mãe do meu pai) estar diferente pode dificultar ou não!
Tenho a opção de seguir por outra via, minha avó(mãe da minha mãe) também é portuguesa, viva, e parece não ter esses problemas com o nome!
O que vocês sugerem?
Este Sr. Mario tem sido muito atencioso pelo que contam uns colegas aqui. Talvez voce pudesse mandar somente a certidao do seu pai para que ele veja a diferenca no nome da avo e diga se representa um problema. Como está o nome dela na certidao de casamento?
Sabe, eu mesma tive um problema com o nome da minha avo na minha certidao, mas como pudemos comprovar com outros documentos que o meu registro estava errado por um erro do cartorio, o mesmo cartorio fez uma anotacao à margem do meu registro dizendo que o nome era tal e tal. Dai nao tive problemas.
Com relacao a mudar a direcao da sua nacionalidade (avo materna) tambem é possível, mas tem que em primeiro lugar transcrever o casamento dos avós, depois tirar uma certidao em inteiro teor da sua mae, copia da identidade, preencher outro documento 1C, pagar cartorio e consulado...
Como ja tem coisas prontas, informe-se se o nome da avó brasileira interferiria no processo e nao ha forma de arrumar e, depois, se nao houver jeito, comece tudo de novo com a materna.
Segue a resposta de hoje cedo do Sr. Mario:
"Bom dia
- Bastava o reconecimento presencial em Cartório. O Consulado reconheceu a sua assinatura presencialmente? Se sim tudo bem.
- Não tem problema.
- Depende do jeito que for.
Ficar bem
Mário Vales"
Vou encaminhar a ele a certidão para ele dar uma olhada no nome da minha avó, espero que ele me atenda!
Mande a certidao da sua avó e a certidao do seu pai para que ele veja a diferenca.
Obrigado pela ajuda!
Eu sou a ´portuguesa declarante dos meus filhos e tive que fazer transcricao de casamento antes de solicitar a cidadania deles, ou seja, terão que fazer a transcrição de casamento. Antes de tirar a certidão de casamento da sua mãe esteja seguro que o õbito do seu pai jã esteja constando para que constatem a viuvez. Se não estiver há que pedir ao cartório onde foi registrado o óbito que faça as notificações ao cartório onde seu pai foi registrado e ao cartõrio onde se realizou o casamento. Faça essas investigações com tempo para não atrasar o processo.
Quanto ao correio, você tem que pedir o vale chamado Dinheiro Certo. Não conheço de casos aqui onde tivessem problemas no envio de pagamento para pagar o processo de cidadania.
Enquanto espera a cidadania va vendo os documentos necessarios para as transcricoes.
Boa tarde a todos!!
Acho que ja tinhamos falado sobre isso em outro post. Voce ja averiguou se foi o cartorio que errou? Alguns erros sao admissiveis, por exemplo, trocar uma S por uma Z ou colocar duas ll em lugar de uma l, etc. Agora, se sao discrepancias importantes, às vezes eles pedem retificacao e se nao foi o cartorio o culpado, ha que contratar advogado é dá um pouco de trabalho e gasto.
Digamos que se voce tem tios, os registros deles estao com o nome correto da sua avó e só o da sua mae esta errado, entao talvez se poss comprovar que o cartorio errou e eles arrumam sem custo. Isso aconteceu exatamente comigo. Todos os documentos dos meus irmaos, da minha mae tinham um nome da minha avó e somente o meu estava diferente.
Se voce pretende mandar os documentos assim mesmo a Portugal, coloque os nomes tal e como aparecem na certidao em inteiro teor da sua mae. Quem sabe da sorte e eles nao pedem retificacao. O nome do avô está bem? Ele foi o declarante? Já tem a treanscricao de casamento dos avós? Na certidao de casamento os nomes saem bem? Quantos menos incongruencias houver, mas facilemnte aprovam a cidadania.
Boa Sorte!
Até agora não tive resposta dele, será que vale a pena aguardar?
Mande outro, muito gentil, perguntando se recebeu e se teve a oportunidade de revisar.
"Boa tarde,
O nome da sua mãe é o que consta da certidão de nascimento do José Manoel e não Alcina Correia de Magalhães Sousa.
Mário Vales"
O que sera que ele quis dizer? Tenho que modificar o nome da minha avó(mãe do meu pai)?