Pergunta no site cidadaniaportuguesa.com

Criei essa pergunta no site e fui orientado pelo Guilherme Santos a postar ela aqui!

Sou neto de portugueses, meu avô(português) e meu pai(brasileiro) ainda estão vivos, reuniu todos os documentos necessários(que estavam informado aqui no site) para dar entrada no processo de nacionalidade por ATRIBUIÇÃO ao meu pai! A minha dúvida é, depois do processo concluído eu preciso fazer a averbação do casamento dele com a minha mãe(brasileira) para que eu tenha direito ou não?

Comentários

  • Marcus,
                  em que estado vc está? Onde pretende fazer o processo do seu pai? Consulado ou Porto? 
     
                  O casamento do seu avô está transcrito em Portugal?
  • Guilherme,

    Primeiramente gostaria de pedir desculpas por
    estar tomando seu tempo, estou com algumas dúvidas e não gostaria de
    encaminhar a documentação sem antes ter certeza de que esta tudo
    bem!

    Estou no RJ, pretendo enviar diretamente ao Porto!

    O casamento já esta transcrito sim, inclusive isso é um ponto muito importante, deixo aqui mais algumas duvidas:

    - Tenho o modelo de requisição de nacionalidade totalmente preenchido e com a
    assinatura reconhecida pelo Consulado, preciso levar a um cartório e
    reconhecer a assinatura também? Ou só a legalização do Consulado basta?

    - A Certidão de Nascimento do meu pai(brasileiro) possui a grafia
    do nome do meu avô(português) errada, no lugar de SOUSA esta escrito
    SOUZA. Temos problemas aqui? É necessário algum acerto?

    -
    A Certidão de Nascimento do meu avô(português) apresenta o nome da
    minha avó(mãe do meu pai) de um jeito e a Certidão de Nascimento do meu
    pai(brasileiro) de outra maneira, existe problema nisso?

    Certo da ajuda! Muito obrigado!
  • Marcus,
                  as pessoas aqui estão para ajudar. 
     
                  Basta a assinatura no Consulado. O 'Souza' não tem problema.  
     
                  Antes de mandar a documentação pelo correio, digitalize os documentos e verifique com o Sr. Mário se está tudo correto. 
     
                  Outra observação, a cópia da identidade do seu pai não precisa legalizar no consulado, basta autenticar no cartório. 

  • Marcus,
    Siga a orientacao do Guillerme de enviar os documentos digitalizados ao Sr. Mario do Porto. Espero que a diferenca no nome da avó nao seja um empecilho. Aproveite e de uma olhadinha na sua certidao para ver como aparece, pois mais tarde voce necessitará.

    Respondendo sua primeira pergunta: às vezes aceitam fazer a atribuicao sem a transcricao quando o pai aparece como o declarante do nascimento do filho na certidao de nascimento (seu pai declarou o seu nascimeto no cartorio?), porém, geralmente exigem a transcricao. Essa poderia ser feita no consulado, mas nao sei que tao eficiente e eficaz seja o do Rio.


  • Nossa.. muito obrigado pessoal..

    Gostaria de deixar aqui registrado a minha felicidade e surpresa com o tratamento diferenciado em relação a um grupo que eu pertenço no Facebook, lá o tratamento é o de "você esta fazendo tudo errado, toma aqui o meu cartão"!

    Encaminhei hoje cedo um e-mail ao Sr. Mario com essas mesmas questões, vou aguardar o retorno do e-mail para ver o que fazer!

    Aproveito para perguntar se essa orientação do Guilherme(enviar os documentos por e-mail ao Sr. Mario) é bem vista por ele(Mario), pois gera um trabalho de análise por parte dele! Alguem já fez esse procedimento? Foi bem atendido?

    A cópia da identidade do meu pai já foi autenticada no consulado!

    Por estar solicitando a nacionalidade através do pai(meu avô) não sei se o fato do nome da minha avó(mãe do meu pai) estar diferente pode dificultar ou não!

    Tenho a opção de seguir por outra via, minha avó(mãe da minha mãe) também é portuguesa, viva, e parece não ter esses problemas com o nome!

    O que vocês sugerem?
  • Marcus,
    Este Sr. Mario tem sido muito atencioso pelo que contam uns colegas aqui. Talvez voce pudesse mandar somente a certidao do seu pai para que ele veja a diferenca no nome da avo e diga se representa um problema. Como está o nome dela na certidao de casamento?
    Sabe, eu mesma tive um problema com o nome da minha avo na minha certidao, mas como pudemos comprovar com outros documentos que o meu registro estava errado por um erro do cartorio, o mesmo cartorio fez uma anotacao à margem do meu registro dizendo que o nome era tal e tal. Dai nao tive problemas.

    Com relacao a mudar a direcao da sua nacionalidade (avo materna) tambem é possível, mas tem que em primeiro lugar transcrever o casamento dos avós, depois  tirar uma certidao em inteiro teor da sua mae, copia da identidade, preencher outro documento 1C, pagar cartorio e consulado...

    Como ja tem coisas prontas, informe-se se o nome da avó brasileira interferiria no processo e nao ha forma de arrumar e, depois, se nao houver jeito, comece tudo de novo com a materna.


  • Mais uma vez, muito obrigado!

    Segue a resposta de hoje cedo do Sr. Mario:

    "Bom dia

     - Bastava o reconecimento presencial em Cartório. O Consulado reconheceu a sua assinatura presencialmente? Se sim tudo bem.

    - Não tem problema.

    - Depende do jeito que for.

    Ficar bem

    Mário Vales"

    Vou encaminhar a ele a certidão para ele dar uma olhada no nome da minha avó, espero que ele me atenda!

  • Marcus,
    Mande a certidao da sua avó e a certidao do seu pai para que ele veja a diferenca.
  • Ja mandei Denise, estou aguardando a resposta dele!

    Obrigado pela ajuda!
  • Ola, desculpe a pergunta fora do assunto do topico, mas rapidamente...estou preenchendo o formulario1C para nacionalidade da minha mae... minha mae e' viuva, entao no estado civil devo escrever viuva correto, isso fara com que quando meu irmao for requerer a cidadania dele, ele tera que antes fazer a transcrição de casamento e óbito dos meus pais pra depois fazer a dele, pois o o declarante do nascimento do meu irmao foi meu pai.
    Se o declarante fosse minha mae nao seria preciso fazer a transcrição de casamento e óbito, correto?
    obrigado.
  • Coloque viuva.
    Eu sou a ´portuguesa declarante dos meus filhos e tive que fazer transcricao de casamento antes de solicitar a cidadania deles, ou seja, terão que fazer a transcrição de casamento. Antes de tirar a certidão de casamento da sua mãe esteja seguro que o õbito do seu pai jã esteja constando para que constatem a viuvez. Se não estiver há que pedir ao cartório onde foi registrado o óbito que faça as notificações ao cartório onde seu pai foi registrado e ao cartõrio onde se realizou o casamento. Faça essas investigações com tempo para não atrasar o processo.

    Quanto ao correio, você tem que pedir o vale chamado Dinheiro Certo. Não conheço de casos aqui onde tivessem problemas no envio de pagamento para pagar o processo de cidadania.
  • obrigado por responder Denise.
    Entao esse processo de transcrição de casamento e obito so' sera necessario quando meu irmao for tirar a dele correto?
    Agora que estou tirando a dela nada disso sera preciso...
    obrigado.
  • Quando a cidadania da sua mae for aprovada terao que fazer as transcricoes.

    Enquanto espera a cidadania va vendo os documentos necessarios para as transcricoes.
  • Ajuda a amigos

    Boa tarde a todos!!
    Eu sou italiana, e corri atras do meu processo sozinha, mas tenho amigos que estao precisando de ajuda na cidadania portuguesa...
    No caso o avo dele é o portugues, pai da mae!
    Eu entrei num site da ilha da madeira e achei na secao de passaportes os nomes...
    Mas nao nao sei por onde comecar a ajuda-los...
    Ja entrei em alguns sites de informaca, mas parece que cada um explica o processo de diferentes maneiras...
    Sei que o primeiro passo é levantar a documentacao... 
    Nesse caso qual será?
    Nascimento/casamento/obito desde o portugues ate os filhos (menores) do requerente?

    Se alguém puder me ajudar ficarei grata!

    Abracos
    Claudia
  • Claudinha,
                        acredito que este outro tópico do Daniel tenha as informações que vc procura:
  • Gabriel,
    Acho que ja tinhamos falado sobre isso em outro post. Voce ja averiguou se foi o cartorio que errou? Alguns erros sao admissiveis, por exemplo, trocar uma S por uma Z ou colocar duas ll em lugar de uma l, etc. Agora, se sao discrepancias importantes, às vezes eles pedem retificacao e se nao foi o cartorio o culpado, ha que contratar advogado é dá um pouco de trabalho e gasto.
    Digamos que se voce tem tios, os registros deles estao com o nome correto da sua avó e só o da sua mae esta errado, entao talvez se poss comprovar que o cartorio errou e eles arrumam sem custo. Isso aconteceu exatamente comigo. Todos os documentos dos meus irmaos, da minha mae tinham um nome da minha avó e somente o meu estava diferente.

    Se voce pretende mandar os documentos assim mesmo a Portugal, coloque os nomes tal e como aparecem na certidao em inteiro teor da sua mae. Quem sabe da sorte e eles nao pedem retificacao. O nome do avô está bem? Ele foi o declarante? Já tem a treanscricao de casamento dos avós? Na certidao de casamento os nomes saem bem? Quantos menos incongruencias houver, mas facilemnte aprovam a cidadania.
    Boa Sorte!


  • obrigado Denise !
  • Pessoal, mandei o e-mail no dia 06/05/2014 para o Sr. Mario!

    Até agora não tive resposta dele, será que vale a pena aguardar?
  • Marcus,
    Mande outro, muito gentil, perguntando se recebeu e se teve a oportunidade de revisar.
  • Oi gente! Então, tenho uma dúvida... não se poderiam me ajudar por aqui.

    Estou reunindo meus documentos, mas não vou dar entrada no processo pelo consulado, vou dar entrada direto em Portugal. Minha dúvida para alguém que fez dessa forma ou que está fazendo é, quais documentos eu devo legalizar no consulado antes?! Tenho dúvidas sobre isso e quando ligo para o consulado eles só pioram as coisas. 

    Desde já obrigada.
  • Elena,
                vc é filha, neta ... ? Já leu o 'Guia de Ajuda'? Qual o seu Estado?
     
                Abra um tópico novo para vc e coloque suas dúvidas.
  • Eu sou neta! E moro no Rio de Janeiro.

    Ah ok, vou fazer isso sim. Obrigada.
  • Pessoal, ele(Sr. Mario) respondeu, mas não compreendi a resposta:


    "Boa tarde,

    O nome da sua mãe é o que consta da certidão de nascimento do José Manoel e não Alcina Correia de Magalhães Sousa.

    Mário Vales"


    O que sera que ele quis dizer? Tenho que modificar o nome da minha avó(mãe do meu pai)?

  • Desculpe, mas nao entendo.
  • imageMarcus Souza:
    Pessoal, ele(Sr. Mario) respondeu, mas não compreendi a resposta:


    "Boa tarde,

    O nome da sua mãe é o que consta da certidão de nascimento do José Manoel e não Alcina Correia de Magalhães Sousa.

    Mário Vales"


    O que sera que ele quis dizer? Tenho que modificar o nome da minha avó(mãe do meu pai)?

    Marcus,
                  demorei a escrever alguma coisa porque estava sem conseguir entender: "o nome da avó na certidão do avô". 
     
                  É a averbação do casamento, correto? Eles casaram no Brasil? Se sim, essa transcrição está correta? A certidão de casamento brasileira está com esse nome? E a sua certidão como está? Sua avó tinha documentos? E nos documentos? 
     
                  Bom, interpretei que o Sr. Mário pede a retificação da certidão, se for o caso.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.