Grande favor...

Sou filha de portugueses e já consegui minha dupla cidadania. Agora, preciso passa-la à minha filha que mora na Irlanda. Ainda não consegui entender qual processo devo adotar e quais documentos preparar para envio. Alguem bem paciente poderia me ajudar??? Cada site que leio me confunde mais. Para facilitar: minha filha é maior, solteira, neta de portugueses e agora tem a mãe com dupla cidadania. Me ajudem, por favor. Mesmo porque ela trabalha sem remuneração e para ser efetivada é exigido o Passaporte Europeu.
GRata

Comentários

• Ola, em primeiro, grata pelo contato.
    Quando do nascimento estava casada. Hoje, sou divorciada, mas a cidadania e Passaporte sairam com o nome de casada. O Consulado Portugues em São Paulo me informou de que posso solicitar a cidadania dela antes de averbar meu divorcio em Portugal, procede?
  • grata, de grande valia suas informações
  • Malu,
    No site do consulado em Sao Paulo sai tudo detalhado, porem creio que a sua filha teria que estar ai para solicitar sua cidadania atraves do consulado, pois nao sei se exigem em algum momento a presenca do interessado.
    Ela poderia tambem solicitar a cidadania via correio direto a PT. Com todos os documentos em ordem demora uns 8 meses.
    Se o seu casamento ja esta transcrito em PT e o divorcio foi posterior a essa transcricao nao o mencione.
    Se nao foi feita a transcricao possivelmente tera que faze-la e tambem a homologacao do divorcio.
    www.consuladoportugalsp.org.br
  • Ola Denise, como vai?
    Então, não da para fazer aqui, no Brasil, pq é sim necessária a presença. Pelo que tenho lido, penso que o melhor e mais ágil, seria minha filha ir diretamente à Conservatória de Lisboa, o problema é que não consigo em lado algum saber com clareza e precisão sobre a documentação necessária.
    Grata
  • Malu,
    Indo ate PT ou mandando por correio demora o mesmo tempo. Tenho experiencia, pois minha mae foi diretamente. Os meus documentos foram enviados do BR e os dos meus filhos da Franca.

Seu casamento está transcrito em PT?

Estando o casamento transcrito ela necessitará:
    1- formulario 1C com firma reconhecida, como ela esta na Irlanda, no consulado mais proximo.
    2- certidao de nascimento em inteiro teor com a firma do escrivao reconhecida, autenticada no Itamaraty e legalizada no consulado em SP.
    3- copia autenticada do RG legalizada no consulado ou copia do passaporte legalizada no consulado la na Irlanda.
    Como voce é portuguesa "recente" nao precisa mandar a sua certidao basta com colocar o numero no lugar adequado do formulario 1C.
    Ela tera que ver a forma de mandar juntamente com os documentos 175 euros, ja seja por vale postal ou da forma como se acostuma na Irlanda.

Escritorio do Itamaraty em SP:
    Av. das Nações Unidas, 11857, 4º andar
    Brooklin Novo
    CEP: 04578-908
    São Paulo - SP
    TELEFONE: (0XX11) 5102-2526
    FAX: (0XX11) 5102-2526 (opção 8)
    eresp@mre.gov.br

Formulario 1C:
    http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para/downloadFile/file/Mod._1C_ci.pdf?nocache=1199877671.25
    IMPRIMA A CORES NUMA MESMA FOLHA (FRENTE E VERSO).

Veja no site do consulado como legalizar o que faca falta.
  • Malu,
    Sua filha pode tambem entrar em contato com a Embaixada de Portugal na Irlanda no setor consular e ver o que eles recomendam: entrar com os papeis com eles ou mandar por correio.
    EMBAJADA DE PORTUGAL EN IRLANDA
    Dirección: Knocksinna House
    Knocksinna
    Foxrock
    Población: Dublin
    Código Postal: 18
    Telï¿œfono: + 353 1 2894416
    + 353 1 2893375
    Fax: + 353 1 289 2849
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.