Cidadania
Ola, quem pode me ajudar?
Meu pai está interessado em tirar a cidadania portuguesa, ele é filho de mãe e pai portugueses. Como eu consigo fazer isso sem despachante? Os sites que tentam explicar são muito confusos, não da para saber ao certo qual é a documentação necessária e local de envio e pagamento de custas.
Obrigado
Meu pai está interessado em tirar a cidadania portuguesa, ele é filho de mãe e pai portugueses. Como eu consigo fazer isso sem despachante? Os sites que tentam explicar são muito confusos, não da para saber ao certo qual é a documentação necessária e local de envio e pagamento de custas.
Obrigado
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Em outros estados pode também visitar o consulado, mas se quer enviar os documentos por correio, na guia de ajuda desta comunidade encontrará a lista de todos os documentos, o link do formulario que preencher, como e onde enviar.
O processo do seu pai sera por ATRIBUICAO, ja que passara de pai para filho. Um processo enviado por correio demora em media 8 meses.
Em primeiro lugar precisa das certidoes de nascimento dos portugueses e ver se o casamento deles, caso tenha sido realizado no Brasil, foi transcrito em PT.
Meus avós paternos eram portugueses (Ilha da Madeira), porém meu pai nunca foi atrás de cidadania ou algo do tipo, e agora ele tb já é falecido.
Eu gostaria de saber se há alguma chance de eu conseguir isso como neta, e quais os documentos necessários
Obrigado pela atenção
Olá pessoal.
Me encontro com a mesma dúvida.
Meu pai nasceu em Portugal e a minha mãe aqui no Brasil. Gostaria de saber como eu faço para tirar a minha Nacionalidade sem despachantes.
Eu moro no Rio de Janeiro.
Obrigada.
Mas como vc vê, vai ser bem simples. Eu vou ter q repetir o seu processo umas 2 vzs, pq vou puxar do meu bisavô, então considere-se muito sortuda.
Bom, boa sorte pra vc no seu processo
Você me ajudou muito.
Vou fazer todos esses procedimentos.
Obrigada.
Beijos
Completando a outra resposta...
Em primeiro lugar voce deve saber se o seu pai transcreveu o casamento em PT.
Em caso positivo pode juntar os documentos e enviar pelo correio ou entrar com seu processo no consulado do Rio como alguns colegas aqui tem feito.
Na guia de ajuda voce encontra a lista completa de documentos e a forma como manda-los por correio, caso opte por esse meio.
Caso a transcricao nao tenha sido feita, em primeiro lugar deve providenciar isso.
Sou filha de portugueses (pai e mãe) e viúva de um português.
Meus irmãos já conseguiram a cidadania portuguesa.
No meu caso qual o caminho mais rápido?
Requerer como filha de portugueses como meus irmãos fizeram
ou
Requerer como viúva de um português?
Preciso tirar o passaporte português o mais rápido possível por isso gostaria de saber o caminho mais rápido.
Desde já muito obrigada!
Se voce tiver o BI ou o CC, que são os documentos principais, para se tirar o passaporte, o prazo leva em torno de uns 10 dias, dependendo do lugar em que voce estiver morando.
As mulheres casadas com portugueses antes de outubro de 1981 sao as que tem direito praticamente automatico. Caso contrario teria que morar em Portugal alguns anos legalmente.
Se seus irmaos ja tem a cidadania significa que os documentos do seu pai estavam em ordem.
Se voce mora em SP ou MS solicite pelo consulado em Sao Paulo. É o meio mais rapido.
Em outros estados nao funcionam rapidamente.
Outra opcao é enviar os documentos por correio (veja guia de ajuda desta comunidade em processos por atribuicao). Demora em media 8 meses para que se conclua o processo.
Muito obrigada!
Denise, casei em 1991 então nesse caso não teria direito como esposa (viúva).
Moro no RJ. Vou seguir seu conselho e procurar aqui na comunidade o endereço para enviar a documentação via correio.
Mais uma vez obrigada por terem me respondido!
Como viuva nao saberia lhe informar, mas creio que seja mais facil sendo filha de portugueses.
Estando no Rio pode fazer tambem pelo consulado dai. Dizem que melhorou o atendimento.
Entre no site ou visite o consulado para obter maiores informacoes.
Boa Sorte.