Dúvida

Olá,
sou bisneta de portugueses e minha avó (filha deles nascida no Brasil) ainda é viva mas está muito velha. Sei que para eu poder ter direito à cidadania essa minha avó precisa requisitar a dela primeiro, pra depois meu pai e depois eu. Mas como posso fazer isso, sendo que ela é muito velha e não tem condição de ir atrás dessas coisas? Tem como fazer por procuração? Estou tão confusa!!!

Por favor, se alguém souber me tirar essa dúvida serei eternamente grata! =)

Comentários

• Barbara,
    Voce, a interessada, tera que correr atras dos papeis e a vovo tera que assinar.
    Na guia de ajuda desta comunidade estao os documentos necessarios para processos de atribuicao e tambem acabo de responder num topico anterior (CLEYTON) com tudo detalhado.
    Primeiro passo é conseguir a certidao de nascimento do portugues.
    Se moram em SP ou MS faca tudo pelo consulado em SP.
  • Obrigada, Denise!

Agora me surgiu outra dúvida: se eu for pedir para a minha vó por "declaração para atribuição de nacionalidade" e optar pelo "modelo impresso 1C" eu vou precisar usar a procuração ou posso preencher pela minha avó o modelo impresso?

Obrigada desde já!
  • Bárbara,
    Voce junta os documentos, preencha tudo e so coloque a vovo para assinar. Leve-a a um carotrio para que reconhecam a firma por AUTENTICIDADE.
    Se optar por fazer o processo em consulado, leve a vovó atè la para que assine frente a um funcionario.
    Quanto a utilizar uma procuracao nao lhe saberia informar se é possível.
    Ligue para o consulado mais proximo ou espere para ver se alguem aqui sabe.
  • Al,
    Minha experiencia é com o de Sao Paulo. Averbei 2 casamentos e um óbito. Tempo de conclusao 15 dias aproximadamente cada casamento.
    O detalhe é que o pedido deve ser feito por um dos nubentes se vivos ou pelo filho ou pelo neto, no caso de falecimento. Tambem tem que morar em SP ou MS.
    Claro que estando em PT e sendo o interessado as coisas ficam mais faceis.
    Dos demais consulados nao tenho noticias. Esperemos que alguem responda.
  • Al,
    Sao Paulo tem acesso e felizmente utiliza o SIRIC.
    Nao sei o que a contece com os demais consulados que nao podem prestar um servico adequado! É uma pena, pois poderiam ajudar enormemente.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.