Cidadania por Bisavô

Olá, gostaria de saber se eu tenho direito a cidadania portuguesa, eis a linhagem:
Bisavô > Avó (viva) > Mãe (viva) > Eu
Sou maior de idade, 22 anos.

Pesquisei muito em fóruns, paginas e etc. Mas tem tanta informação que acabou por confundir-me

Obrigado !

Comentários

  • Sim. Tem direito. É importante que sua vó consiga a nacionalidade portuguesa por atribuição. Se ela conseguir pode passar para sua mãe e ela para você. Também pode "pular" sua mãe e você conseguir a nacionalidade por naturalização. De qualquer forma tudo depende que sua vó consiga a nacionalidade.  Sem isso nada feito.
  • Se todos estão vivos, com certeza.

    Vc precisa fazer a nacionalidade da sua avó por atribuição (pai para filho). E depois decidir se faz a da sua mãe também por atribuição ou faz a sua por naturalização (neto) direto.

  • Só pra ficar bem claro, se ela (vó) conseguir por atribuição, passaria atribuição para minha mãe e depois atribuição pra mim?
    obgd
  • Eita, isto aqui está online!

    Isso mesmo.

  • Muito obrigado pelas respostas =)

    Meu avô era espanhol e meu pai com dupla cidadania espanhola, só fui correr atrás disso depois que fiz 22, depois dos 21 pelas leis espanhola, quer dizer que eu abdiquei da cidadania, triste rs
  • Sou neto de portuges. preciso fazer atribuição para me pai para depois passa para mim, ou posso passar por naturalização do meu vo direto para mim mesmo meu pai estando vivo?
  • João Carlos, você pode fazer direto para você mas será como " naturalização" não abra mão de fazer a "atribuição" do seu pai se puder, não sei se tem mais irmãos, mas assim beneficiaria a todos, não sei também sua idade,mas se já tem filhos maiores como 'naturalização" não poderá os beneficiar.
    Enfim, experiência própria, tive vários anos para fazer de mina mãe que era filha de portugueses e não fiz, e ela faleceu! Agora tive que fazer por naturalização, que saiu semana passada e tenho um filho de 17 anos e terei que agilizar tudo muito rápido para poder o beneficiar, meus irmãos mais velhos se fizerem de acordo com a lei atual não podem beneficiar os filhos que são maiores. Boa sorte!
  • Jean, muito obrigado por sua atenção. Minha duvida acontece porque no site do Consulado Português, diz que tem direito a naturalização o neto de português cujo pai (filho do portugues) já for falecido que não é o meu caso.

    Acontece que não sei se meu pai vai querer fazer sua atribuição, por isso o meu interesse em fazer a minha naturalização direto pelo avô Português.

    Você conhece algum caso de neto com pai vivo que fez a naturalização ?  Tenho irma e não tenho filhos nem sobrinhos. Tenho 49 anos e acho que o único com interesse a nacionalidade sou eu

     

  • João Carlos, o que eu já ouvi falar que o governo Português, da preferência que quando o progenitor filho esteja vivo seja feito o processo por atribuição, porém, oficialmente nunca li que isso seja uma regra da lei da nacionalidade. No processo de "naturalização" não irá precisar informar sobre o seu pai, apenas apresentar a certidão de nascimento dele e não creio que irão buscar essa informação aqui no Brasil. Se achar melhor mande um e-mail para o Arquivo Central do Porto arqc.porto@dgrn.mj.pt eles podem te responder e são muito cordiais.
  • Poxa Jean, Muito obrigado mais uma vez. Encontrar pessoas atenciosas como você torna a vida bem mais fácil. Agradeço também a todos aqui que dão o seus depoimentos, pois tudo que sei sobre esses processos aprendi aqui.

    Abraços a todos e logo estarei aqui com mais algumas duvidas.

  • imagejoao carlos antunes serrano:

    Jean, muito obrigado por sua atenção. Minha duvida acontece porque no site do Consulado Português, diz que tem direito a naturalização o neto de português cujo pai (filho do portugues) já for falecido que não é o meu caso.

    Acontece que não sei se meu pai vai querer fazer sua atribuição, por isso o meu interesse em fazer a minha naturalização direto pelo avô Português.

    Você conhece algum caso de neto com pai vivo que fez a naturalização ?  Tenho irma e não tenho filhos nem sobrinhos. Tenho 49 anos e acho que o único com interesse a nacionalidade sou eu

     

    João Carlos,
                           pode solicitar a naturalização mesmo com o pai vivo. Por exemplo, temos aqui na Comunidade o Gabriel Penteado que requereu como neto e já é portuga. Agora a mãe e o irmão tb resolveram solicitar a nacionalidade, ele está fazendo o processo de atribuição para a mãe. 
  • João há vários casos de pessoas que solicitaram a cidadania por naturalização, ou seja, a partir do avô português tendo os pais vivos, mas não dispostos ou interessados na cidadania. Se pesquisar um pouco no guia de ajuda desta comunidade poderá ver os posts dessas pessoas e também os documentos necessários para solicitar a sua.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.