Ajuda com Cidadania

Boa tarde amigos!

Primeiramente gostaria de parabenizar os criadores e mantenedores da comunidade. É de muita valia para nós.

Gostaria de saber se podem me ajudar. Já pesquisei em vários sites, mais ainda não entendi exatamente como tirar minha cidadania/passaporte português.

Minha avó veio para o Brasil com 14 anos. Nasceu na Ilha da Madeira.

Casou no Brasil. Ela ainda é viva, e possui aqui no Brasil aquele RG de estrangeiro.

Não sei se ela possui todos os documentos (certidão de nascimento ou rg português)

Como devo proceder? Sei que se tiver a certidão de nascimento dela, teria que registrar o casamento dela em Portugal, e efetuar todo o processo do meu pai primeiro. Após isso, poderia fazer o meu, correto??

Outra dúvida, é como fazer esse processo. Tenho que fazer com o Consulado de SP? Posso fazer direto em Portugal?

Qual o meio mais barato, e quanto em média vou gastar com tudo?

Obrigado desde já.

Luiz Henrique

Comentários

• Luiz Henrique,
    Voce poderia solicitar a nacionalidade:
    1- por aquisicao ou naturalizacao: diretamente da sua avó sem ter que fazer a do seu pai. Isto lhe convem se voce ainda nao tem filhos. A nacionalidade será a partir do momento em que seja aprovada.
    2- por atribuicao: solicitando primeiro a do seu pai e depois a sua. A cidadania é dada por nascimento, ou seja, voce sera portugues nato nascido no Brasil. Poderá passar para os seus filhos ja nascidos, caso os tenha.

A naturalizacao demora uns 12 meses e os documentos só podem ser mandados pelo correio ou entregues pessoalmente em Portugal.

A atribuicao por correio demora em media 8 meses se mandados os documentos por correio a Lisboa ou entregues pessoalmente la.
    Se fizer pelo consulado de Sao Paulo, o que recomendo muito, sai tudo mais rapidamente e com menos estresse e com gastos similares.
    O primeiro passo é ver que documentos a vovó tem e decidir que tipo de processo escolhera. Em qualquer caso a transcricao de casamento dos avós(e caso haja óbito) deve ser feita.
    Entre no site do consulado e terá informacao completa: www.consuladoportugalsp.org.br
  • Ilha da Madeira

Olá pessoal, minha vó e avô paterno nasceram na Ilha da Madeira, mas já são falecidos. O meu pai, também já é falecido, e nunca procurou nada nesse sentido.
    Porém, eu como neta, tenho grande interesse em requerer a cidadania, de forma que eu possua dupla nacionalidade ou cidadania (sinceramente não sei a diferença)

Alguém pode me orientar se ainda há chances disso?

Agradeço a todos
  • Viviane Saraiva, você tem que saber onde na Ilha da Madeira os seus avós nasceram. Sabendo você pede a certidão de nascimento de um deles. Tendo a certidão é praticamente certa a sua nacionalidade.
  • Viviane,
    Seu processo seria por aquisicao ou naturalizacao. Em primeiro lugar tem que conseguir a certidao de nascimento dos avós.
    Va à guia de ajuda da comunidade e veja os documentos necessarios para a o seu caso.
  • Denise,

Se eu fizer pela primeira opção, indo direto pra mim sem passar pelo meu pai, eu vou ser português como na segunda opção???

Se não, eu poderei tirar passaporte??

Obrigado
  • Luis,
    Se eu fizer pela primeira opção, indo direto pra mim sem passar pelo meu pai, eu vou ser português como na segunda opção???

Se não, eu poderei tirar passaporte??

Saltando o seu pai voce sera portugues por naturalizacao o que nao da direito a passar a nacionalidade aos filhos e a exercer certos cargos publicos em PT. Todos os demais direitos e deveres sao iguais.
    Ao aprovar-se a cidadania voce podera solicitar o cartao do cidadao (identidade portuguesa) e o passaporte.
  • Jampa,
    Em que estado voce mora?
    Se for Sao Paulo ou MS visite o site do consulado de Portugal onde encontrara toda a informacao necessaria para o pedido da sua cidadania: consuladoportugalsp.org.br.
    Se mora em outros estados consulte o consulado mais proximo.
    Também está a opcao de enviar os documentos pelo correio diretamente a Portugal.
    Seu processo será por atribuicao, ou seja, de pai para filho.
    Pergunte ao seu pai se transcreveu (registrou) o casamento em Portugal. Veja se ele tem a certidao de nascimento.
    Na guia de ajuda desta comunidade encontrara os documentos necessarios para enviar por correio, mas se estiver em Sampa a melhor opcao é o consulado mesmo.
  • [APAGADO]
  • Jampa,
    Recomendo que faca tudo pelo consulado de Sao Paulo.
    Entre no site e encontrará tudo bem explicadinho. A maior parte dos tramites sao feitos via correio. Caso tenha mais duvidas comunique-se com eles por telefone ou por e-mail.
    Eles pedirao o BI do seu pai atualizado. Tambem explicam como fazer isso.
    Seu caso é dos mais fáceis e rápidos se os documentos estiverem em ordem.
    www.consuladoportugalsp.org.br (nacionalidade para filhos de portugues).
  • Obrigado

Agradeço a ajuda
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.