Ajuda com Cidadania
Boa tarde amigos!
Primeiramente gostaria de parabenizar os criadores e mantenedores da comunidade. É de muita valia para nós.
Gostaria de saber se podem me ajudar. Já pesquisei em vários sites, mais ainda não entendi exatamente como tirar minha cidadania/passaporte português.
Minha avó veio para o Brasil com 14 anos. Nasceu na Ilha da Madeira.
Casou no Brasil. Ela ainda é viva, e possui aqui no Brasil aquele RG de estrangeiro.
Não sei se ela possui todos os documentos (certidão de nascimento ou rg português)
Como devo proceder? Sei que se tiver a certidão de nascimento dela, teria que registrar o casamento dela em Portugal, e efetuar todo o processo do meu pai primeiro. Após isso, poderia fazer o meu, correto??
Outra dúvida, é como fazer esse processo. Tenho que fazer com o Consulado de SP? Posso fazer direto em Portugal?
Qual o meio mais barato, e quanto em média vou gastar com tudo?
Obrigado desde já.
Luiz Henrique
Primeiramente gostaria de parabenizar os criadores e mantenedores da comunidade. É de muita valia para nós.
Gostaria de saber se podem me ajudar. Já pesquisei em vários sites, mais ainda não entendi exatamente como tirar minha cidadania/passaporte português.
Minha avó veio para o Brasil com 14 anos. Nasceu na Ilha da Madeira.
Casou no Brasil. Ela ainda é viva, e possui aqui no Brasil aquele RG de estrangeiro.
Não sei se ela possui todos os documentos (certidão de nascimento ou rg português)
Como devo proceder? Sei que se tiver a certidão de nascimento dela, teria que registrar o casamento dela em Portugal, e efetuar todo o processo do meu pai primeiro. Após isso, poderia fazer o meu, correto??
Outra dúvida, é como fazer esse processo. Tenho que fazer com o Consulado de SP? Posso fazer direto em Portugal?
Qual o meio mais barato, e quanto em média vou gastar com tudo?
Obrigado desde já.
Luiz Henrique
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Voce poderia solicitar a nacionalidade:
1- por aquisicao ou naturalizacao: diretamente da sua avó sem ter que fazer a do seu pai. Isto lhe convem se voce ainda nao tem filhos. A nacionalidade será a partir do momento em que seja aprovada.
2- por atribuicao: solicitando primeiro a do seu pai e depois a sua. A cidadania é dada por nascimento, ou seja, voce sera portugues nato nascido no Brasil. Poderá passar para os seus filhos ja nascidos, caso os tenha.
A naturalizacao demora uns 12 meses e os documentos só podem ser mandados pelo correio ou entregues pessoalmente em Portugal.
A atribuicao por correio demora em media 8 meses se mandados os documentos por correio a Lisboa ou entregues pessoalmente la.
Se fizer pelo consulado de Sao Paulo, o que recomendo muito, sai tudo mais rapidamente e com menos estresse e com gastos similares.
O primeiro passo é ver que documentos a vovó tem e decidir que tipo de processo escolhera. Em qualquer caso a transcricao de casamento dos avós(e caso haja óbito) deve ser feita.
Entre no site do consulado e terá informacao completa: www.consuladoportugalsp.org.br
Olá pessoal, minha vó e avô paterno nasceram na Ilha da Madeira, mas já são falecidos. O meu pai, também já é falecido, e nunca procurou nada nesse sentido.
Porém, eu como neta, tenho grande interesse em requerer a cidadania, de forma que eu possua dupla nacionalidade ou cidadania (sinceramente não sei a diferença)
Alguém pode me orientar se ainda há chances disso?
Agradeço a todos
Seu processo seria por aquisicao ou naturalizacao. Em primeiro lugar tem que conseguir a certidao de nascimento dos avós.
Va à guia de ajuda da comunidade e veja os documentos necessarios para a o seu caso.
Se eu fizer pela primeira opção, indo direto pra mim sem passar pelo meu pai, eu vou ser português como na segunda opção???
Se não, eu poderei tirar passaporte??
Obrigado
Se eu fizer pela primeira opção, indo direto pra mim sem passar pelo meu pai, eu vou ser português como na segunda opção???
Se não, eu poderei tirar passaporte??
Saltando o seu pai voce sera portugues por naturalizacao o que nao da direito a passar a nacionalidade aos filhos e a exercer certos cargos publicos em PT. Todos os demais direitos e deveres sao iguais.
Ao aprovar-se a cidadania voce podera solicitar o cartao do cidadao (identidade portuguesa) e o passaporte.
Em que estado voce mora?
Se for Sao Paulo ou MS visite o site do consulado de Portugal onde encontrara toda a informacao necessaria para o pedido da sua cidadania: consuladoportugalsp.org.br.
Se mora em outros estados consulte o consulado mais proximo.
Também está a opcao de enviar os documentos pelo correio diretamente a Portugal.
Seu processo será por atribuicao, ou seja, de pai para filho.
Pergunte ao seu pai se transcreveu (registrou) o casamento em Portugal. Veja se ele tem a certidao de nascimento.
Na guia de ajuda desta comunidade encontrara os documentos necessarios para enviar por correio, mas se estiver em Sampa a melhor opcao é o consulado mesmo.
Recomendo que faca tudo pelo consulado de Sao Paulo.
Entre no site e encontrará tudo bem explicadinho. A maior parte dos tramites sao feitos via correio. Caso tenha mais duvidas comunique-se com eles por telefone ou por e-mail.
Eles pedirao o BI do seu pai atualizado. Tambem explicam como fazer isso.
Seu caso é dos mais fáceis e rápidos se os documentos estiverem em ordem.
www.consuladoportugalsp.org.br (nacionalidade para filhos de portugues).
Agradeço a ajuda