[AJUDA] Filho de português falecido.

Olá, estou agindo a atribuição de nacionalidade do meu avô, filho de português falecido (e por ironia do destino, esse português foi vice-consul de portugal aqui no brasil hahaha) e todas as informações que eu tenho certeza são as que estão disponívies no formulário 1C.

Segundo o mesmo, eu preciso de:

Certidão de nascimento do português (ou não, caso tenha todos os dados como concelho, freguesia, etc)
Certidão de nascimento do meu avô
Assinatura do meu avô feita no Consulado de Portugal
Vale - Postal (ou Dinheiro Certo como é chamado aqui)
e um Sedex Mundi pro CRC


No entanto, vi muita gente falando sobre impecilhos que não constam no 1C como transcrição de casamento e selo do itamaraty. Poderiam me esclarecer, por favor?

Somos do Rio de Janeiro.

Comentários

  • Andre

    Vocer esta fazendo o processo de atribuicao para o seu avo,certo?
    Entao se vc tiver os dados do seu bisavo, eh so colocar no formulario 1C, e vai precisar do seu avo:
    - certidao de nascimento de inteiro teor com firma reconhecida, autenticado no Itamaraty e depois no consulado,
    - xerox autenticado do RG e legalizado no consulado,
    - formulario 1C preenchido e assinado na presenca do funcionario do consulado,
    - vale postal (DINHEIRO CERTO), pago no correio, no valor equivalente a 175 euros,
    - anotar o numero do vale no formulario,
    epois de tudo iso pronto eniar direto `a CRC de Lisboa.
  • Andre

    Transcricao de casamento, so se quem fez o registro do seu avo, nao tiver sido o seu bisavo portugues, e a transcricao de obito so vai ser preciso se der entrada pelo consulado, se fizer pelo correio nao precisa.
  • Andre

    Como vc eh do Rio, aqui tem escritorio do Itamaraty e a autenticacao eh no mesmo dia e eh gratis, depois no consulado eh so para autenticar os docs e o formulario, o resto envia pelo correio, ate porque atualmente o consulado nao esta fazendo o processo.,
  • Muito obrigado, Sandra!
  • Só pra dar um Up e estimular quem ainda está na correria da busca de certidões...

    Toda a papelada para o processo de atribuição do meu avô foi postada ontem!



    Sabíamos que meu bisavô era de Braga, batizado em "São Vicente" o que sempre fez com que achássemos que se tratava da freguesia São Vicente no Concelho de Braga.

    Lendo a certidão de batismo (com dificuldade, pois é um manuscrito de 1895) percebi que se tratava da paróquia de São Vicente DO BICO, que hoje em dia é a freguesia do Bico, do Concelho de Amares, que realmente na época fazia parte de Braga.

    Trocando e-mails com o Arquivo Distrital de Braga fui encaminhado para a Conservatória do Registro Civil de Amares, que confimou que a certidão dele lá constava, e me passou o número e o ano do assento.

    O resto foi só autenticar tudo e enviar!

    Boa sorte pra todo mundo e muito obrigado mais uma vez a Sandra!!
  • Oi Sandra eu não entendi direito o meu caso parece simples mas embolou: Mau pai é poetugues (vivo) e minha mãe brasileira (viva) Tiri a minha certidão a de nascimento da minha mãe, a certidão de nascimento do meu pai tbm tenho e tirei a certidão de casamento deles, já esta tudo carimbado no Itamaraty,o consulado disse que eu tenho que averbar a certidão de casamento deles, porem quando fui preencher o formulário percebi que a certidão de casamento dos meus pais contem erros como
    Certidão de nasc da minha mãe --Theresinha e a de casamento Therezinha e pior
    colocaram na filiação da mãe dela o sobrenome da vo Gostaria de saber se tem algum meio de fazer a cidadania sem ter que apresentar a certidão de casamento.
  • Se os erros foram do cartorio ha uma lei que os obriga a arrumar sem necessidade de contratacao de advogado. Investigue na guia de ajuda da comunidade.
    Se o seu pai é o declarante do seu nascimento voce pode tentar enviar seus documentos diretamente a PT sem que o casamento esteja averbado.
    Corre o risco de que pecam a transcricao de casamento, porem se quiser arriscar...
    Como disse outro companheiro, concentre todas suas perguntas num mesmo topico.
  • Fui ao cartório e ele falou que eu tenho que ir na defensoria púplica, só com ordem judicial acho que causa ganha mas como fica toda minha documentação e dos meus filhos , vai ser efeito dominó.
  • Fatima,

    para que as suas certidoes e a dos seus filhos sejam alteradas, tem que juntar uma via original de cada certidao no processo, o juiz emite um CUMPRA-SE individual pra cada certidao, entao eh importante anexar as certidoes onde ha erro, do contrario, o cartorio nao altera nada baseado em outra certidao, somente com o mandato expedido pelo juiz.
  • Com quase oite meses completos, até agora eu não obtive nenhuma resposta da CRC.

    Como devo proceder?
  • André,
    Ligue ou escreva pedindo informacao:
    00(XX) 351211544475 [crcentrais.nacionalidade-b@dgrn.mj.pt
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.