Sem informaçoes do distrito de nascimento do meu bisavô. Como conseguir certidao de nascimento?

Olá pessoal! Se alguém puder me ajudar eu agradeço muito: minha avó materna é filha de português já falecido. Ela nao sabe o distrito de nascimento dele, somente o nome ANTONIO SERRA RIBEIRO, pais JOAO e ROSA, e a data de nascimento 20/12/1904. Tem algum lugar que eu possa fazer uma busca unificada ou eu tenho que fazer busca em cada distrito? Como vocês aconselham fazer isso? vcs acham melhor contratar essas intermediadoras? A minha avó ficou de procurar a certidao de obito do pai dela daqui do Brasil, mas ela me falou que os pais dela nunca foram casados. Nao sei por onde comecar, alguem me da uma luz?

Comentários

  • Olá Kleber, muito obrigada por me ajudar!!!

    Gente, achei mais informações: ANTONIO SERRA RIBEIRO, nascido em 05/07/1906, filho de JOÃO ALEXANDRE RIBEIRO e MARIA ROSA RIBEIRO.
  • Larissa, se você não tem o distrito, teria que procurar uma a uma. Mesmo dilema que o meu em relação à minha bisavó.
    Não tive boa experiência com intermediadoras. Ao procurar a certidão de meu bisavô, do qual estimávamos a data de nascimento pela idade na certidão de óbito, ou seja, sem a data certa mas com certeza do ano, nessa certidão constava "natural de Paredes, Portugal". Minha mãe contratou uma intermediadora, pagou e disseram que "não foi possível localizar porque Paredes tem várias e qualquer lugar com um rochedo em Portugal se chama Paredes".
    Algum tempo depois, a leiga aqui vai pesquisar no Concelho de Paredes (o mais óbvio por onde começar a procura), no ano que calculamos, na primeira freguesia de Paredes, qual seja Aguiar de Sousa, o quarto registro (logo no início do ano) já era o do meu bisavô. Você acha que a intermediadora realmente procurou? Eu acho que não.
    Imagine se você não tem nem o Distrito como será.
  • @Ladislau Abr

    Para chegar até o Assento de Nascimento do português, você precisará de mais informações.

    Tente descobrir nas Certidões de Óbito e de Casamento (civil e religioso) mais informações sobre a localidade onde o português nasceu.

    Se residir no Rio de Janeiro, vá até o Arquivo Nacional e solicite uma busca nos prontuários e outros registros dele.
  • Só registrando que encontrei o registro de batismo da minha bisavó, com os dados do passaporte, encontrado no tombo.pt.

    Agora só falta a certidão de casamento dos dois. Vamos tentar o processo de passaporte de minha bisavó.
  • Larissa Abr

    Sabe detalhes da imigração do Antonio? foi só, com os pais... tinha irmãos?
  • Larissa, tudo bem? estamos na busca da mesma pessoa, pra você bisavô pra mim avô ANTÔNIO SERRA RIBEIRO, somos parentes. Conversei com a sua avó, mas não se tem grandes informações e/ou documentos e desta forma é bem difícil conseguir. Não sei se você conseguiu algo. Já pensei em contratar uma intermediadora também, mas com alguns relatos fiquei com receio.
  • @MOACIR FURTADO como posso entrar em contato com você? Eu moro aqui em Belém, eu havia desistido desse assunto, mas decidi retomar novamente. A minha avó (Maria Emília Ribeiro de Almeida, já falecida) falou que o pai dela era da região de "Altos dos Montes", eu achei no google essa região de Alto Trás-os-Montes, acho que ele deve ser de lá. É o mais parecido que eu encontrei.

  • @Larissa Abr

    Não tem mais informações do português?

    João e Rosa? e os apelidos?

    Esposa? casamento foi no Brasil ou em Portugal?

    as regiões de Portugal são grandes e contém muitos distritos.

  • @mabego Obrigada pela resposta! Os dados registrais dele no Brasil são ANTONIO SERRA RIBEIRO, nascido em 05/07/1906 (data da certidão de nascimento brasileira) ou 20/12/1904 (data informada por parentes), filho de JOÃO ALEXANDRE RIBEIRO e MARIA ROSA RIBEIRO. Provavelmente veio de Alto Trás-os-Montes. Seus pais devem ter se casado em Portugal acredito eu.

  • @mabego tinha irmãos, mas não tenho essa informação sobre quantos eram ou os seus nomes

  • Larissa AbrLarissa Abr Member
    editado December 2022

    como faço pra achar o registro de nascimento de

    Lugar: Martim

    Freguesia: Candedo

    Concelho: Murça

    Distrito: Vila Real

    Alguém poderia postar o link? Obrigada

  • ou esse


    REGISTO DE PASSAPORTE

    NÍVEL DE DESCRIÇÃO

     Documento simples

    CÓDIGO DE REFERÊNCIA

    PT/ADVRL/AC/GCVR/H-D/010/40/1075

    TIPO DE TÍTULO

    original

    DATAS DE PRODUÇÃO

    1912-02-16 

     a 1912-02-16 


    DATAS DESCRITIVAS

    Vila Real, 16/02/1912

    DIMENSÃO E SUPORTE

    160x210 mm.; Papel

    ÂMBITO E CONTEÚDO

    Requerente: João Alexandre Ribeiro ou João Resende Ribeiro


    Idade: 47 anos


    Lugar: Martim


    Freguesia: Candedo


    Concelho: Murça


    Distrito: Vila Real


    Acompanhantes: Manuel (filho, 8 anos) e António (filho, 6 anos)


    Destino: Brasil

    COTA ATUAL

    F. 269v

    COTA ORIGINAL

    629

    IDIOMA E ESCRITA

    Português

    DATA DE CRIAÇÃO

    29/12/2010 0:00:00

    ÚLTIMA MODIFICAÇÃO

    19/12/2022 15:21:35

     Adicionar à minha lista



  • @MOACIR FURTADO

    As datas batem! Acho que o Antônio de 6 anos é o meu bisavô e o seu avô! Agora só falta achar o registro de nascimento dele!


    https://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1060560

    REGISTO DE PASSAPORTE

    NÍVEL DE DESCRIÇÃO

     Documento simples

    CÓDIGO DE REFERÊNCIA

    PT/ADVRL/AC/GCVR/H-D/010/40/1075

    TIPO DE TÍTULO

    original

    DATAS DE PRODUÇÃO

    1912-02-16 

     a 1912-02-16 


    DATAS DESCRITIVAS

    Vila Real, 16/02/1912

    DIMENSÃO E SUPORTE

    160x210 mm.; Papel

    ÂMBITO E CONTEÚDO

    Requerente: João Alexandre Ribeiro ou João Resende Ribeiro


    Idade: 47 anos


    Lugar: Martim


    Freguesia: Candedo


    Concelho: Murça


    Distrito: Vila Real


    Acompanhantes: Manuel (filho, 8 anos) e António (filho, 6 anos)


    Destino: Brasil

    COTA ATUAL

    F. 269v

    COTA ORIGINAL

    629

    IDIOMA E ESCRITA

    Português

    DATA DE CRIAÇÃO

    29/12/2010 0:00:00

    ÚLTIMA MODIFICAÇÃO

    19/12/2022 15:21:35



  • @Larissa Abr


    só resta achar o antonio...

    O passaporte do pai... tif.271


  • Não achei o nome dele na data nesse livro aqui


    https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1070466

  • @Larissa Abr Escreva um e-mail para registos.alijo@irn.mj.pt porque o pai do Antonio, quando tirou o passaporte em 1912, vivia na freguesia de Pegarinhos, concelho de Alijo, os batismos de 1906 ainda estão na Conservatória, pelo que escreva um email onde informa a possivel data de nascimento, o nome dos pais e peça que informatizem o assento para poder solicitar no civilonline. É o mais certo, o Antonio ser natural de Pegarinhos, Alijo. onde o pai residia quando ele tinha 6 anos de idade.

  • @nunogomes Muito obrigada por me ajudar! Já enviei o email!

  • A todas as pessoas que me ajudaram nesse Fórum eu agradeço do fundo do meu coração! Tenho certeza que irei encontrar o registro dele agora! Vocês são os melhores! @nunogomes você foi certeiro!!!! Muito obrigada mesmo!

  • editado December 2022

    @Larissa Abr não quero imaginar a felicidade da sua família, que agora pode dar seguimento ao processo, para restaurar os laços c Portugal. Fico tb eu muito feliz de ter dado o palpite certo. Agora pode transcrever o casamento, ou se a sua avó for brasileira, basta juntar a certidão de casamento apostilada para "fixar" o apelido do seu avô, ja que quase de certeza que a certidão de nascimento portuguesa, só vem com o prenome António, sem a fixação dos apelidos. Se a sua avó tb por portuguesa, convem, transcrever, mas há conservadores que não exigem, se o seu avô declarou os filhos no primeiro ano de vida.


    Pode falar com @MOACIR FURTADO @MOACIRFURTADO

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.