Certidão no Brasil
Exatos dois meses iniciei o processo de pesquisa da certidão em Portugal, logo após ler várias dicas aqui na comunidade...
30 dias depois, estava nos correios efetuando o pagamento para o envio da mesma. Tempo record.
Na sequencia, iniciei o processo de busca das certidões aqui no Brasil. Agora esbarro em um problema que não consigo resolver.
Encontrei "TODAS" as certidões necessárias, menos a de nascimento da esposa do meu bisavó Portugês. Na de casamento no local de nascimento, consta "não informado".
Já esgotei todas as possiblidades de resgatar infos com parentes e amigos, ninguem sabe de nada.
Simplismente não sei como fazer para encontrar.
O pessoal dos cartórios, pouco ajudam e os que me deram algumas respostas, informaram que sem uma cidade para ser pesquisada, não existe a possibilidade de ser encontrada.
Minha pergunta é: alguem tem conhecimento de algum outro documento que possa substituir a certidão de nascimento? (uma vez que estou com o casamento e o óbito em mãos)
Ou ainda, se existe alguma outra fonte de pesquisa que eu possa usar para encontrar a certidão aqui no Brasil?
Agradeço desde já a atenção de todos os envolvidos.
30 dias depois, estava nos correios efetuando o pagamento para o envio da mesma. Tempo record.
Na sequencia, iniciei o processo de busca das certidões aqui no Brasil. Agora esbarro em um problema que não consigo resolver.
Encontrei "TODAS" as certidões necessárias, menos a de nascimento da esposa do meu bisavó Portugês. Na de casamento no local de nascimento, consta "não informado".
Já esgotei todas as possiblidades de resgatar infos com parentes e amigos, ninguem sabe de nada.
Simplismente não sei como fazer para encontrar.
O pessoal dos cartórios, pouco ajudam e os que me deram algumas respostas, informaram que sem uma cidade para ser pesquisada, não existe a possibilidade de ser encontrada.
Minha pergunta é: alguem tem conhecimento de algum outro documento que possa substituir a certidão de nascimento? (uma vez que estou com o casamento e o óbito em mãos)
Ou ainda, se existe alguma outra fonte de pesquisa que eu possa usar para encontrar a certidão aqui no Brasil?
Agradeço desde já a atenção de todos os envolvidos.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Voce esta procurando uma certidao brasileira?
Voce precisa a certidao da bisavó para transcrever o casamento dos bisavos e depois pedir a nacionalidade do avô?
Eu tambem tive dificuldade de encontrar a certidao de nascimento da minha avó, pois a data de nascimento que nós conhecíamos estava errada. Todos os cartorios em Campinas nao encontravam. Decidi pedir ajuda à Curia Metropolitana e consegui a data do batizado e assim pude encontrar o cartorio e a certidao.
De antemao le aviso que as Conservatorias em Portugal nao aceitam as certidoes de batismo brasileiras para fazer as transcricoes de casamento. Assim fui informada naquele momento.
Oi denise, é isso mesmo, estou procurando a certidão brasileira da bisavó. A do portugês, já estou com ela em mãos. Vou focar como vc e o Al, em procurar nas Igrejas e curias. Ela tem tb uma carteira de trabalho, que nunca foi assinada por empregador algum. Entretanto, nesse doc não consta nenhuma info quanto a emissão... acreditamos que ela foi emitida a partir da certidão de casamento. Vou postando aqui a evolução. desde já agradeço.
abs
Para nao perder muito tempo investigue em que bairro ela nasceu e morou nos primeiros anos. Dai parta para as igrejas mais proximas. Seguramente ela foi batizada. Com o dado do batismo, ou seja, a data exata da para calcular o ano de nascimento e logo pedir uma busca nos cartorios do mesmo bairro ou cidade.
Boa Sorte!
Estou começando a ficar preocupado! Já vasculhei pelas igrehas e curias da região onde supostamente ela nasceu e nada...
Existe algum outro tipo de documento que pode ser substituido pela certidào de nascimento dela?
Já tenho em mãos a certidão de casamento e obito dela... (e todos os docs. do Portuges, nascinento, casamento o obito)
Para transcrever o casamento tem que ter uma certidao de nascimento.
O que voce poderia fazer, ja que os bisavos estao falecidos, é tentar solicitar a nacionalidade do avo sem fazer a transcricao. É um risco calculado dada a impossibilidade de encontrar a certidao da bisa.
O bisasô foi o declarante do nascimento do seu avô? Todos os nomes estao corretos nas certidoes?
Se as respostas sao afirmativas, junte os demais documentos e envie o processo do seu avo por correio.
Siga as intrucoes que aparecem na guia de ajuda para processos de atribuicao.
Thiago, vá no arquivo nacional (aqui no Rio, fica ao lado do hosp Souza Aguiar na praça da republica).Faço o cadastro para consulta.
Lá eles possuem todos os registros de nascimentos/óbitos do Brasil desde dom joão charuto...
O lado ruim é que voce tem de saber pelo menos o local de nascimento dela, para restringir o número de cartórios a pesquisar, senão vai pesquisar o Brasil inteiro......
Foi assim que consegui os dados da minha certidão, pois o cartório em que fui registrado, afirmava o contrario e não localizava o meu registro.
Espero ter ajudado
Carlos Ferreira