Certidão no Brasil

Exatos dois meses iniciei o processo de pesquisa da certidão em Portugal, logo após ler várias dicas aqui na comunidade...
30 dias depois, estava nos correios efetuando o pagamento para o envio da mesma. Tempo record.
Na sequencia, iniciei o processo de busca das certidões aqui no Brasil. Agora esbarro em um problema que não consigo resolver.
Encontrei "TODAS" as certidões necessárias, menos a de nascimento da esposa do meu bisavó Portugês. Na de casamento no local de nascimento, consta "não informado".
Já esgotei todas as possiblidades de resgatar infos com parentes e amigos, ninguem sabe de nada.
Simplismente não sei como fazer para encontrar.
O pessoal dos cartórios, pouco ajudam e os que me deram algumas respostas, informaram que sem uma cidade para ser pesquisada, não existe a possibilidade de ser encontrada.
Minha pergunta é: alguem tem conhecimento de algum outro documento que possa substituir a certidão de nascimento? (uma vez que estou com o casamento e o óbito em mãos)
Ou ainda, se existe alguma outra fonte de pesquisa que eu possa usar para encontrar a certidão aqui no Brasil?
Agradeço desde já a atenção de todos os envolvidos.

Comentários

• Thiago,
    Voce esta procurando uma certidao brasileira?
    Voce precisa a certidao da bisavó para transcrever o casamento dos bisavos e depois pedir a nacionalidade do avô?
    Eu tambem tive dificuldade de encontrar a certidao de nascimento da minha avó, pois a data de nascimento que nós conhecíamos estava errada. Todos os cartorios em Campinas nao encontravam. Decidi pedir ajuda à Curia Metropolitana e consegui a data do batizado e assim pude encontrar o cartorio e a certidao.

De antemao le aviso que as Conservatorias em Portugal nao aceitam as certidoes de batismo brasileiras para fazer as transcricoes de casamento. Assim fui informada naquele momento.
  • Denise

Oi denise, é isso mesmo, estou procurando a certidão brasileira da bisavó. A do portugês, já estou com ela em mãos. Vou focar como vc e o Al, em procurar nas Igrejas e curias. Ela tem tb uma carteira de trabalho, que nunca foi assinada por empregador algum. Entretanto, nesse doc não consta nenhuma info quanto a emissão... acreditamos que ela foi emitida a partir da certidão de casamento. Vou postando aqui a evolução. desde já agradeço.
    abs
  • Thiago,
    Para nao perder muito tempo investigue em que bairro ela nasceu e morou nos primeiros anos. Dai parta para as igrejas mais proximas. Seguramente ela foi batizada. Com o dado do batismo, ou seja, a data exata da para calcular o ano de nascimento e logo pedir uma busca nos cartorios do mesmo bairro ou cidade.
    Boa Sorte!
  • Denise and AL

Estou começando a ficar preocupado! Já vasculhei pelas igrehas e curias da região onde supostamente ela nasceu e nada...

Existe algum outro tipo de documento que pode ser substituido pela certidào de nascimento dela?
    Já tenho em mãos a certidão de casamento e obito dela... (e todos os docs. do Portuges, nascinento, casamento o obito)
  • Thiago,
    Para transcrever o casamento tem que ter uma certidao de nascimento.
    O que voce poderia fazer, ja que os bisavos estao falecidos, é tentar solicitar a nacionalidade do avo sem fazer a transcricao. É um risco calculado dada a impossibilidade de encontrar a certidao da bisa.
    O bisasô foi o declarante do nascimento do seu avô? Todos os nomes estao corretos nas certidoes?
    Se as respostas sao afirmativas, junte os demais documentos e envie o processo do seu avo por correio.
    Siga as intrucoes que aparecem na guia de ajuda para processos de atribuicao.
  • Certidão no Brasil

Thiago, vá no arquivo nacional (aqui no Rio, fica ao lado do hosp Souza Aguiar na praça da republica).Faço o cadastro para consulta.

Lá eles possuem todos os registros de nascimentos/óbitos do Brasil desde dom joão charuto...
    O lado ruim é que voce tem de saber pelo menos o local de nascimento dela, para restringir o número de cartórios a pesquisar, senão vai pesquisar o Brasil inteiro......

Foi assim que consegui os dados da minha certidão, pois o cartório em que fui registrado, afirmava o contrario e não localizava o meu registro.

Espero ter ajudado

Carlos Ferreira
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.