Atribuição espanhola

como esse fórum sempre me surpreende, vou ver se conseguem me salvar mais uma vez.

alguém sabe onde consigo mais informações sobre a atribuição espanhola? existe algum fórum ou site similar ao nosso? alguém sabe dizer se dá pra realizar o processo diretamente com a Espanha através de alguma conservatória ou será que só por consulado? a pessoa que está interessada na atribuição é meu padrinho. ele é neto de espanhóis em ambas a partes. tanto os avós maternos e paternos são espanhóis. todos os 4 são já falecidos. sua mãe que é filha de espanhóis ainda está viva e seu pai que é filho de espanhóis já é falecido. como tem a opção de ambos os lados, se for similar a atribuição portuguesa talvez até consiga tirar diretamente pelo lado do pai. sem ter que tirar a cidadania espanhola pra mãe tb.

Comentários

  • @Guilherme Franciulli

    Observe essa página: https://www.facebook.com/groups/362061477159284/?fref=ts
    Não conheço o grupo, mas pode ser que você obtenha alguma dica.
  • JTorresJTorres Member
    editado January 2017
    Boa tarde,

    Para obter a cidadania espanhola por ser neto (naturalização) é nacionalidade por residencia: precisa de 2 anos de residencia legal na Espanha (sendo brasileiro), ter feito duas provas: uma de conhecimentos da língua espanhola (DELE A2 mínimo) y um de conhecimentos da cultura espanhola (prova CCSE: Conhecimentos constitucionais e Socioculturais).

    Aqui na Espanha quem leva os pedidos de nacionalidade por residência é o propio Ministério de Justiça, pelo qual nenhúm Registro Civil da Espanha tem competencia para dar a nacionalidade por naturalização, somente para pegar os documentos e ser mandados até Madrid. É um proceso bastante demorado (de mídia ums 2-3 anos, aprox., com a nova lei será máximo 1 ano), e a partir de Junho de 2017 será feito únicamente por sistema telemático, sistema que está disponível desde outubro 2015 (aprox.) mas que ainda não está funcionando. Não obstante, de 2015 ainda não começou a tramitar nenhuma nacionalidade por residencia, o que faz mas demorado ainda o processo.

  • muito obrigado pela informação @JTorres.
  • @Guilherme
    Se a mae do seu padrinho ainda esta viva, ela poderia pedir a cidadania por ser filha. Nao sei se pode seguir depois pro seu padrinho, mas a mae dele deveria fazer.
    Essas leis mudam de tempos em tempos e seria ruim a mae dele falecer sem ter feito.
  • Errei, por causa de ser neto é 1 ano de residencia legal. 2 é o caso geral para brasileiros.
  • Boa noite, estou a procura da minha bisavó espanhola, pois para minha prima tirar a cidadania portuguesa pelo nosso bisavô, temos que achar ela.Alguém sabe como procuro sua certidão?

    Nome: FRANCISCA ORTEGA IDALGO
    PAI:PEDRO ORTEGA
    MAE: ROSARIA IDALGO

    Obrigada
  • De acordo com a lei espanhola, qualquer português que mora na Espanha há 2 anos pode obter a cidadania espanhola. Incluem aqueles que não nasceram em Portugal, mas obtiveram a cidadania portuguesa através da aquização. Muito obrigado!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.