Socorro!

Olá! Preciso de ajuda. Minha mãe vai tirar a dupla nacionalidade portuguesa para que eu possa tirar a minha. Tenho várias dúvidas. 1) Só posso ter a minha dupla nacionalidade depois que minha mãe fizer a dela? 2) Ambos meus avós eram portugueses mas os documentos do meu avô são mais complicados. Posso fazer só pela minha avò (eles eram casados)? 3) Moro no Rio de Janeiro. è verdade que leva anossss para se conseguir a dupla nacionalidade? Qual o meio mais rápido? preciso com urgência pos vou casar com um europeu ano que vem. Estou meio desesperada. Está muito difícil ficar longe do meu noivo apesar de nos vermo com frequência. Por favor me ajudem. Obrigada

Comentários

• Maria Clara,
    Uns amigos desta comunidade tem dito que o consulado no Rio de Janeiro esta funcionando bem no que se refere às nacionalidades.
    Entre em contato com eles.
    Normalmente sao necessarias as certidoes de nascimento dos portugueses com o casamento averbado ou BI ou Cartao do cidadao deles com o estado civil atualizado quando se usa o consulado.
    O mais correto e direto é que visite o consulado ou mande um e-mail para ver o que exatamente necessita e nao perder tempo.
    Ha duas formas de voce conseguir sua nacionalidade:
    1- por atribuicao: sua mae pediria a dela, depois faria a transcricao do casamento dela (caso houve) e depois voce pediria a sua.
    2- por aquisicao ou naturalizacao: voce poderia pedir diretamente dos seus avos. Isso é bom se voce nao tem filhos ainda. Os consulados nao aceitam processos por aquisicao. Voce teria que mandar por correio os documentos. A resolucao demora mais ou menos 1 ano.
  • Muito Obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.