Mãe solteira com atribuição Portuguesa. Como atribuir para filho menor?

Após atribuição da minha mãe (filha de português já com a devida transcrição do casamento dos pais dela, já levantei as certidões possíveis para atribuição e transcrição do casamento com o meu pai.. só falta chegar para despachar o kit para Tondelas). Após ok de lá farei a minha e consequentemente a do meu filho.
Sou solteira (não fui casada com o pai do meu filho) e atualmente o genitor mora no Japão (mas não tenho contato nem endereço). Registrou meu filho antes de 1 ano e foi o declarante. Hoje a criança tem 10 anos.

1 - Como faço para atribuir a cidadania pra ele? (ou terei que fazer por naturalização?)
2 - Em algum momento será necessária a assinatura ou documento do pai mesmo que não tenhamos casado?
3 - Caso consiga fazer como atribuição, o que colocar no formulário 1C? Colocarei informações sobre o pai?
4 - Quais documentos envio no "Kit" dele?
5 - Posso fazer um único envio de um envelope grande com a minha atribuição e do meu filho? (processos separados)


Alguém consegue me ajudar-informar?
Obrigadaaaa Forum!

Comentários

  • @Gabi

    Para fazer a nacionalidade portuguesa de menores é necessário que ambos os pais assinem pessoalmente no consulado ou em cartório o requerimento.

    Se você não tem mais contato com o pai, terá que ir à Justiça solicitar a do seu filho como Representantação Legal. Depois terá de homologar a decisão na justiça portuguesa com a contratação de um advogado português.

    Você também pode aguardar que o seu filho faça 18 anos para que ele mesmo solicite a nacionalidade portuguesa.

    Nesse último caso, sugiro que vá a um cartório de notas e manifeste o reconhecimento de maternidade por escrito através de documento público. Tire uma xerox e guarde. Mantenha esse documento original à Certidão de Nascimento do seu filho.
  • @Theresa

    no caso de ser presencial (o pai vai a Portugal com o filho menor), sendo que este pai é portugues, declarante, nunca foi casado. Ele levaria uma procuraçao da mãe brasileira?
  • Bom dia Caros,

    estou em processo de aquisição da dupla nacionalidade, estou transcrevendo casamento dos meus pais e depois vou atribuir a nascionalidade da minha mãe para mim.

    Sou mãe solteira e unica declarante na certidão de nascimento da minha filha.

    saberiam me informar se quando enviar para Portugal todos os meus documentos para atribuição se enviar os da minha filha junto é possível fazer a dela ao mesmo tempo que a minha ?

    Desde já obrigada
  • @dehgouveia é aconselhável fazer um processo de cada vez.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.