Agendamento no Consulado em BH

A agenda do Consulado de Portugal em Belo Horizonte é mensal e abre no dia 29 do mês anterior, às 9 horas.
Hoje é dia!

Comentários

  • Mariza, boa tarde. Moro em BH e estou reunindo os documentos para dar entrada no processo de atribuição. Você já fez, conhece alguém que fez recentemente ou pretende fazer pelo consulado em BH?
  • André

    Não aconselhamos dar a entrada de processos de cidadania via Consulado. Enviar para uma Conservatória em Portugal é mais simples e com conclusão mais rápida.
    A dica de agendamento no Consulado seria para Cartão de Cidadão e Passaporte.

    Acompanhe as discussões sobre atribuição aqui no Fórum.
  • Obrigado Mariza. Tenho acompanhado as discussões diariamente, enquanto vou reunindo a documentação necessária. Vou fazer diretamente me Portugal, ainda estou encolhendo por qual das Conservatórias, uma vez que não tenho pressa. Obrigado uma vez mais.
  • Olá, boa noite.
    Desculpe invadir o post, mas é que comecei a olhar o processo de cidadania essa semana.
    Um primo conseguiu e me deu o contato do advogado que cobrou $29.200,00 para minha mãe, meus 2 irmãos, minha e de meus dois filho menores.
    Mas o valor é inviável.
    Então fui buscar na internet e achei essa benção que é esse fórum.
    Aí, fui olhar no Consultado aqui em BH e vi que o dia de marcação foi ontem....

    Mas então, estou vendo neste tópico que o melhor é mandar pelo correio, certo? É mais rápido que dar entrada pelo consulado?

    Meu avô (já falecido) Português, era casado com uma brasileira. Meus pais são vivos e portanto, o aconselhável é dar entrada no processo de minha mãe primeiro, depois transcrever a certidão de casamento do meu pai, para só então, iniciar a minha atribuição e de meus irmãos?
    Obrigada
    :)
  • Boa noite
    Estou começando o meu processo também e tenho pouca experiência prática, mas tenho lido muitos posts no Fórum e suas dúvidas certamente serão resolvidas aqui. Mas deixe-me tentar ajudar. Só , por favor, confirme tudo que eu disser em mais fontes ok?

    Vamos por partes:
    1 - A lei hoje permite atribuição até os netos do Português, desde que o filho já tenha sua atribuição. Por isso não sei se seus filhos conseguiriam, acho que teria que tentar por Aquisição, mas essa seria a parte final da história toda.

    2 - No seu caso, seu avô é por parte de mãe? Pelo que deu a entender, seria esse o caso. Se for isso, entendo que seu caso seria assim:

    3 - Busque informações sobre seu avô. Data Nascimento, nome dos pais, Concelho e Freguesia aonde nasceu. Se tiver uma cópia do Assento de nascimento dele será ótimo, pois precisará desse número de assento para o processo da sua mãe. Se não tiver, esse é o primeiro passo, conseguir o assento de nascimento de seu avô. Há um tópico de discussão para isso aqui no Fórum.

    4 - Você vai precisar da Certidão de Inteiro Teor, por cópia Reprográfica de sua mãe. Ela terá que ser apostillada pelo sistema de HAIA, vários cartórios já fazem isso. Em BH vou fazer em Venda Nova.

    5 - Precisará de uma cópia autenticada do RG da sua mãe, apostillada também. Desde que ela esteja em bom estado e com uma foto mais atual (não com foto de criança, por exemplo)

    6 - Precisará preencher um formulário 1C, você encontrará um link para ele no post de informações básicas. Sua mãe assina ele presencialmente no cartório.

    7 - Você faz um vale postal internacional de 175 Euros para a Conservatória aonde resolver fazer o processo, anota o número dele no formulário 1C, inclui uma cópia dele no processo e envia tudo junto pra lá para lá por SEDEX EMS

    8 - Assim que sair a Atribuição de sua mãe, você pode fazer o processo de Transcrição do casamento de seus pais. Há tópicos sobre isso no fórum também

    9 - Agora sua mãe tem o assento Português e é ele que instruirá o seu processo, como o do seu avô instruiu o dela. O restante do seu processo é igual ao da sua mãe.

    10 - Respondendo sua pergunta, o que dizem no fórum é que o processo pelo consulado sai, mas é demorado. Coisa de 1 ano, depois de todos os documentos reunidos e entregues. Mas o custo acaba sendo mais ou menos o mesmo. Diretamente pela Conservatória em Portugal pelo correio o processo pode ser mais rápido, de 2 a 6 meses, mas não há garantias disso.

    Espero ter ajudado. Leia os posts e logo estará segura. Boa sorte
  • @andre

    Você se enganou apenas no item 1. Quando não há quebra de gerações entre o português e os descendentes o processo é atribuição e não existe limite na linhagem. Passa de pai para filho.
  • @andre

    Você se enganou apenas no item 1. Quando não há quebra de gerações entre o português e os descendentes o processo é atribuição e não existe limite na linhagem. Passa de pai para filho.
  • Obrigado pelo esclarecimento Mariza
    Aos poucos vou adquirindo conhecimento para tentar ajudar também.
  • Mas fica uma dúvida. Em que casos ocorre uma quebra de gerações. Qual seria um exemplo hipotético dessa quebra?
  • André

    O processo de aquisição é quando o neto solicita a cidadania através do avô /avó português porque o pai ou a mãe já é falecido ou não deseja solicitar a atribuição.

    Avós para netos há o salto da geração do filho do português.
  • Olá pessoal do fórum, já consegui minha atribuição de cidadania portuguesa, porém não consigo marcar para fazer o Cartão Cidadão e passaporte no consulado de BH. Estou achando muito estranho não ter horários disponíveis para nenhum serviço. Fiquei sabendo por aqui que a agenda abre hoje dia 29 e as 05:00 da manhã todos os horários já estão preenchidos. Alguém tem alguma sugestão para me ajudar?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.