ENTRADA NA CIDADANIA MÃE E FILHO
Allan Santos
Member
Olá minha mãe mora em Portugal a 16 anos, sempre esteve legal, trabalhando e vai dar entrada em sua cidadania somente agora depois de todos esses anos. Ela é de Aveiro.
Vim a Portugal com todos os documentos para requerer (por aquisição) minha cidadania junto com ela.
Gostaria da ajuda com os seguintes pontos:
Quanto tempo dura esse processo?
Dando entrada na Conservatória do Porto demora menos?
Posso dar entrada no meu processo junto com o dela?
Desde já obrigado
Vim a Portugal com todos os documentos para requerer (por aquisição) minha cidadania junto com ela.
Gostaria da ajuda com os seguintes pontos:
Quanto tempo dura esse processo?
Dando entrada na Conservatória do Porto demora menos?
Posso dar entrada no meu processo junto com o dela?
Desde já obrigado
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Pelas minhas pesquisas é aquisição de nacionalidade.
Ela tem o cartão de residência permanente mas vai dar entrada na aquisição de nacionalidade l
Se entendi bem, ela dará entrada ao processo de nacionalidade: aquisição por tempo de residência 6.1 http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao/n/aquisicao-nac-art6n1/
Se assim for, somente filhos nascidos, ou menores de idade após a conclusão do processo dela poderão solicitar a cidadania.
Respondendo suas perguntas:
- Não é exato, mas pode levar até 6 meses, ou mais
- Não. Já que está em Portugal, procure uma Conservatória com balcão de nacionalidade, e que seja mais vazia que o ACP. Tondela, Ovar, Aveiro por exemplo. As vezes a Conservatória pode falar que esse tipo de processo só pode ser feito na CRCentrais em Lisboa. Já vi casos assim.
- Tem que esperar o processo dela terminar. E somente poderá fazer o seu processo, se for menor de idade na época em que o processo dela for concluído.
Seu processo correrá pelo 2 http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao/n/aquisicao-nac-art2/
@Allan Santos, pretende ficar em Portugal para estudar ou trabalhar?
Entendi que o processo dela é de aquisição de nacionalidade.
Já o meu processo é de "atribuição" certo?!
Antes de vim li sobre e busquei informações sobre isso também.
Vim a Portugal pra trabalhar e estudar também, esses são meus objetivos!
A nova lei que ainda nao está em vigor, pode ser que mude algumas questoes e vc passa a ter p direito, mas no momento vc nao tem direito. Você é maior de 18anos e sua mãe so poderá passar a cidadania aos filhos menores ou filhos que nascerem apos ela receber a cidadania.
Em seu caso, depois que o processo de naturalização por tempo de residência de sua mãe ficar concluído, a única forma de também obter a cidadania, será por naturalização. Com ou sem as mudanças da lei.
Poderá obtê-la também por tempo de residência.
Com sua mãe já cidadã, ficará mais fácil para sua permanência no território português, se você for para estudo.
A lei afetará apenas o processo de naturalização feita pelos netos de portugueses.
Uma pergunta: tem alguém em sua família da ascendência direta que seja português(esa)?
O que está valendo na lei atual
- filhos menores nascidos depois que o pai ou mãe obteve cidadania por aquisição (naturalização) --> têm direito à cidadania atribuída
- filhos menores nascidos antes que o pai ou mãe obteve cidadania por aquisição (naturalização) --> têm direito à cidadania adquirida (por aquisição)
- filhos maiores --> não têm direito
O que estará valendo na nova lei (após regulamentação)
- todos os filhos, nascidos antes ou depois que seu pai ou mãe obteve a cidadania por aquisição terão direito à cidadania atribuída.
As vezes o Legislativo português se parece muito com o nosso ao fazer leis inconsistentes. Mas se for falar disso, da para escrever uma dissertação só sobre isso hah.
Fico com um aperto no coraçao falar que nao tem direito!! Mas como vc mesmo disse"é lei, fazer o que"
Existe essa possibilidade ?
Pela lógica, entendo que seria necessária a transcrição do casamento correto?