Busca Certidão de Nascimento - Avó Português!

Olá! Ja fiz diversas buscas para localizar a certidão de nascimento de meu avó, mas não consigo localizar em nenhum lugar e preciso deste documento para requerer a naturalização. Alguem pode me ajudar!!!!???

Tenho as seguintes informações:
Nome: Francisco Oscar Henriques
Data de Nascimento: 24-11-1924
Pai: Francisco Candido Henriques
Mãe: Maria Florinda Henriques
Cidade: Funchal

Veio ao Brasil em 1951
«1

Comentários

  • Olá Karen Gonzalez

    Ficha consular de Francisco e indicando Câmara de Lobos como local de nascimento
    https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-X3CS-5D5?mode=g&i=119&cc=1932363

    Esse indica Funchal
    https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-99JZ-3492?mode=g&cc=2140223

    Solicite informações do registro passando o nome, filiação, data e indicar a freguesia de Câmara de Lobos, é uma tentativa

    Email
    registos.clobos@irn.mj.pt
  • Ano:
    Data: 02-11-1921
    Paróquia / Conservatória: C.R.C. Câmara de Lobos

    MARIDO: Francisco Cândido Henriques
    Pai: João Damasceno de Jesus Henriques
    Mãe: Victorina de Jesus Henriques

    MULHER: Maria Florinda Ornelas
    Pai: João Ornelas Abreu
    Mãe: Virgínia Amélia da Silva

    Livro: 485
    Folha: 30 v.º
    Obs: Dissolvido por óbito de Francisco Cândido Henriques, em 24.07.1969, no Monte, Funchal, doc. 260, mç. 3.

    Karen

    Envie pedido de buscas ao Concelho de Câmara de Lobos indicada freguesia de mesmo nome: registos.clobos@irn.mj.pt

    Se não encontrarem envie o pedido à Conservatória de Funchal indicando a freguesia de Monte: civil.funchal@irn.mj.pt
  • Olá,

    Preciso da cópia da certidão de nascimento de minha avó portuguesa.

    Nome: Maria da Conceição Vicente - data 26/05/1907
    Pai: Jose Vicente - sapateiro
    Mãe: Margarida de Jesus Vicente - domestica

    Freguesia: São Thiago da Guarda
    Concelho de : Ancião
    Distrito de Leiria

    Alguém pode me ajudar?
  • cspina

    O livro de 1907 da freguesia de Santiago da Guarda - Concelho de Ansião não está online: http://tombo.pt/f/ans07
    Envie pedido do assento ao Arquivo Distrital da Guarda: mail@adlra.dglab.gov.pt
  • editado November 2016
    Obrigada pela ajuda Mariza e Kleber!!! Obrigada mesmo!
    Se precisarem de algo que eu possa ajudar me avisem por favor!

    Obrigada novamente!
  • Prezados (as):
    Preciso de ajuda para encontrar a Certidão de Nascimento ou de batismo da minha avó portuguesa, que faleceu no Rio de Janeiro em 1978, aos 92 anos. A partir daí sei que ela nasceu em 1886, era muito humilde, mas sempre nos disse que nasceu em Trás-os-Montes, que ao pesquisar descobri que correspondia aos distritos de Vila Real e Bragança.
    O nome dela era Guilhermina Maria de Araujo, filha de Vitória Maria, a chegada da minha avó ao Rio de Janeiro, ocorreu entre 1919 e 1920. Infelizmente é tudo que tenho e não sei por onde começar.
    Desde já agradeço de coração a quem poder me ajudar!
    Abraços!
    Sergio Araujo
  • Sergio

    408153 Guilhermina Maria De Araújo Maia Maia Incógnito Vitória Maria Doméstica 32 Rio de Janeiro Casado

    Maia é uma freguesia que dá nome ao Concelho no Distrito do Porto
    Pesquise nos livros da freguesia de Maia: http://tombo.pt/f/mai07 - se não encontrar sugiro que peça ao Cepese o processo de passaporte.
  • Olá Sergio Araujo

    Na pesquisa no CEPESE
    ID: 408153
    Nome: Guilhermina Maria De Araújo
    Naturalidade: Maia
    Conselho: Maia
    Pai: Incógnito
    Mãe: Vitória Maria
    Profissão: Doméstica
    Idade: 32
    Destino: Rio de Janeiro
    Estado civil: Casado

    Maia dá nome ao conselho e freguesia do distrito do Porto os arquivos do ano que citou estão online pode folhear mas não se atenha a esta data http://tombo.pt/f/mai07
  • @kleber

    Estamos sintonizados!
  • Para fazer o processo de Aquisição por alguma conservatoria precisa da certidão dos meus avós portugueses? Pois eu li no consulado portugues-SP que não é necessário. Podem me responder?
  • Henrique.

    Te respondi noutro tópico. Concentre duas dúvidas em uma só discussão.
  • Boa noite! Mariza e Kleber, obrigado pela ajuda já tenho um ponto de partida e minhas esperanças se renovam.
  • Olá. Preciso encontrar a Certidão de Nascimento do meu Avô.
    Armando Marques Ferreira
    Nascido 28/12/1932
    Oliveira de Azeméis - Distrito de Aveiro
    Filiação: Manuel Ferreira de Sousa e Maria Marques
  • Olá Luizinho

    Ficha consular de Armando
    https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:33S7-958M-97KX?mode=g&i=112&cc=1932363

    http://tombo.pt/f/oaz09

    Solicite informações do registro a CRC de Oliveira de Azeméis por email passando o nome, filiação, data e indique a freguesia de Oliveira de Azeméis conselho de Oliveira de Azeméis. é uma tentativa.

    registos.oazemeis@irn.mj.pt
  • editado December 2016
    Obrigado, Kleber
  • Prezados (as):

    Em novembro de 2016, fiz uma consulta aqui e tive uma inestimável ajuda, a partir das informações que recebi fiz contato com o CEPESE, obtive os dados do passaporte da minha avó, o que faltava para eu preencher o requerimento para agendar a entrega dos meus documentos no Consulado de Portugal no RJ.

    Fui lá ao dia 9/2/2017, entretanto, não aceitaram a documentação, pois como minha avó nasceu em 1888, me pediram que eu obtivesse a certidão dela.

    Voltei pra casa e não desanimei, com os dados que eu tinha, minha mulher conseguiu achar o registro de batismo na igreja paroquial de São Martinho da Barca, Concelho de Maia, Distrito do Porto. Ela encontrou também o registro de casamento da minha avó, na mesma igreja na Barca.

    Além da emoção me surgiram algumas dúvidas que eu gostaria de dividir com vocês:

    1) Como faço agora para ter acesso ao documento físico desses registros?
    2) De posse do registro de batismo, ele é aceito no consulado ou ainda assim, tenho que procurar a certidão de nascimento de minha avó?

    Na esperança de poder contar com mais essa ajuda, desde já agradeço pela atenção.

    Abraços,
    Sergio Araújo
    RJ, 11/02/2017
  • Olá Sergio Araujo

    Já pagou alguma coisa no Consulado?

    Sugestão, faça diretamente em Portugal pelas Consevatórias (Cartórios) via correio, evite o Consulado.

    Os registros paroquiais (batismo) tem o mesmo valor que os registros civis (nascimento), caso precise de uma copia integral certificada solicite ao Arquivo Distrital do Porto por email, passarão orientações de custo e envio.

    Tem Conservatoria que aceita a simples impressão do registro que voce achou.

    Arquivo Distrital do Porto
    mail@adprt.dgarq.gov.pt
  • Olá Kleber Aguiar,

    Eu paguei apenas o valor para agendamento, mas os 250 Euros, referentes ao vale postal não cheguei a pagar, pelo fato deles não terem aceitado a documentação.

    Em relação ao registro de batismo, eu vou providenciar a cópia integral certificada.

    Mais uma vez obrigado por essa ajuda.

    Saudações cordiais,
    Sergio Araújo
    RJ, 13/02/2017
  • Prezado Kleber e demais integrantes do Fórum!

    Resolvida à questão da certidão da minha avó, vocês não imaginam a minha angústia, ainda tenho outra pendência e como o assunto é certidão também, peço mais uma vez que vocês se puderem me deem uma luz.
    A funcionária do Consulado criou um obstáculo com a certidão de inteiro teor do pai. Ela alegou que a mesma não comprova que meu pai é filho da minha avó portuguesa, pois não foi ela a declarante e sim uma amiga, vizinha dela e que foi ao Cartório fazer o registro.

    Isso ocorreu em 1931, o parto foi em casa, minha avó tinha 43 anos, o período de resguardo era longo e além de tudo minha avó era totalmente analfabeta.

    Enfim, me disseram que eu deveria apresentar qualquer documento de “Estabelecimento da filiação materna na menor idade”.

    Não tenho como comprovar isso e até o exame de DNA, que seria a melhor comprovação legal, eu não tenho como fazer, pois ela faleceu em 1978, os restos mortais foram exumados e incinerados.

    Meu drama recai nas seguintes perguntas:

    1) Vocês conhecem alguém que já passou por esse tipo de exigência?
    2) Saberiam dizer se eu dando entrada direto em Portugal, esse tipo de questionamento seria observado?

    Desde já peço desculpa pelo texto extenso, desde já agradeço pela atenção.

    Saudações cordiais,
    Sergio Araújo
    RJ, 13/02/2017
  • Boa tarde, preciso do numero do assento do meu avo Nome: Joaquim Lopes Ferreira filiação
    Pai: Joaquim Lopes ferreira Mãe: Maria da Silva. Nascido 12/02/1914 conselho: moimenta da Beira. Freguesia Alvite- Portugal. quem puder me ajudar estou perdido, não sei onde me informar
  • Olá Alex Suzane

    Solicite essa informação a CRC de Moimenta da Beira por email, informe o nome, filiação, data e indique a freguesia de Alvite http://tombo.pt/f/mbr02

    CRC de Moimenta da Beira
    registos.mbeira@irn.mj.pt
  • Olá, pessoal. Estou em busca da certidão de nascimento de meu avô português. Os dados que consegui levantar não são muitos, mas seguem abaixo. Vocês podem me ajudar?

    Nome do meu avô: Abilio Fernandes
    Ele era filho de Joaquim Fernandes e Joaquina de Jesus.
    Ano e local de nascimento prováveis: 1909 em Proença-a-Nova (não sabemos em que freguesia).
    Faleceu em Manaus em 1959.

    Casou-se com minha avó brasileira no Brasil, em Manaus, o nome dela era Delzuith Pereira (Fernandes).
  • Olá Patrick Sampaio

    Veja se a CRC de Proença-a-Nova faz a pesquisa em todas freguesias, são poucas, http://tombo.pt/m/pnv é uma tentativa.

    CRC de Proença-a-Nova
    registos.pnova@irn.mj.pt
  • muito obrigado pela atenção
  • Mariza,
    Boa noite.
    Estou precisando encontrar a certidão de nascimento do bisavô do meu marido, mas tenho poucos dados:
    Nome: JOÃO CORRÊA DA SILVA FONSECA
    Pai: ANTÔNIO CORRÊA DA FONSECA
    Mãe: EMÍLIA ROSÁRIA DA SILVA LOPES.
    Será que somente com esses dados eu consigo alguma coisa:
    Grata,
    Rejane Tavares
  • @Rejane Tavares

    O histórico e alguma data é muito importante.
  • Olá Boa Noite! Gostaria de saber se alguém poderia me ajudar na busca da certidão ou localização do assento de nascimento de Joaquim Seppa, nascido em 20/07/1897? e importante essa informação para dar de presente a uma pessoa que esta atras de sua cidadania. já procurei em diversos lugares e não encontro o conselho, que seria de grande importância para a localização. Desde já agradeço a possível ajuda!
  • Boa noite!
    Kleber mais uma vez obrigado pela atenção.
    Abraços
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.