ajuda, por favor!

quero tirar minha cidadania (sem perder a brasileira), e estou meio perdida no que preciso fazer e morrendo de preguiça de ligar para o consulado. já li algumas coisas na internet mas continuo sem saber direito como dar início ao processo e do que exatamente eu vou precisar.

a situação é a seguinte: do lado materno da minha família, minha avó e todo mundo acima dela na árvore genealógica são portugueses. outro dia falei com a minha vó e ela disse que ainda tem não sei que papel importante dentro da validade e que isso facilita as coisas (realmente não lembro o que era!). pelo que eu entendi na internet, primeiro minha mãe precisa pegar a cidadania dela por atribuição, e depois eu posso pegar também. o problema é que eu sei que tudo isso demora e em breve eu faço 18 anos, e não sei se isso influencia mas provavelmente sim então quero tirar logo.

alguém poderia me aconselhar sobre tudo isso, me dizer como eu tenho que fazer, se eu realmente posso, e todas essas coisas complicadas?

agradeço muitíssimo desde já, e espero que me ajudem!

Comentários

• Sua avó é Brasileira? Ou Portuguesa?

Se ela for Brasileira:

1º passo: Transcrever casamento e óbito dos pais da sua avó.

2º passo: solicitar a cidadania da sua AVÓ.

3º passo: Transcrever o casamento da sua avó.

4º passo: solicitar a cidadania da sua mãe (ou pai)

5º passo: Transcrever o casamento da sua MÃE (ou PAI)

6º passo: solicitar sua cidadania.

Basicamente é isso!

os documentos necessarios estão no site do consulado:

http://www.consuladoportugalsp.org.br/

Se vc for de SP facilita MTO as coisas!

boa sorte
  • não, ela é portuguesa. minha mãe é brasileira e eu também. se não me engano, ela tem todos os papéis dela e do casamento dela e tudo arrumados já.

e sim, eu sou de são paulo, o consulado não fica muito longe de onde eu moro.
  • seu caso é facinho!

de uma olhada no site do consulado!

ignore os passos ate o pedido de cidadania da sua mãe!
  • Gab

Nem parece Portuga? kkkkk... Siga estrela e esquece a preguiça. Tem gente aqui que daria tudo para estar na sua pele. Teu caso é facil.
    Agora, se vc prosseguir nessa preguiça vai encontrar dificuldade em tocar sua vida fiscal e administratica como cidada portuguesa aqui. Aqui é luta mesmo. Conselho do Maestro
  • ok, vou ir atrás a partir de hoje mesmo!
    muito obrigada pela ajuda :)
  • Gsb,
    Se mora em SP entre no site www.consuladoportugalsp.org.br. Ai encontrara tudo bem explicadinho.
    Verifique com a sua avo se o casamento dela ja foi transcrito em PT. Caso tenha sido sera otimo. Em caso negativo terao que faze-lo. Em seguida pecam a cidadania da sua mae, logo depois a transcricao de casamento dos seus pais e entao podera pedira sua cidadania que sera gratuita caso consiga faze-lo antes de ter 18 anos.
    Corra.
  • já foi transcrita, sim.
    o que muda depois d'eu fazer 18? só que tem que pagar?
  • Gab

Não muda nada no seu caso depois dos 18. A taxa emolumentar de 175 euros para atribuição e naturalização só é dispensanda a quem tem menos de 14 anos.

Abraços
  • [APAGADO]
  • mas depois de fazer 18 eu posso tirar mesmo assim? minha mãe fica mandando eu correr atrás disso que nem louca porque acha que depois que eu fizer 18 não tenho mais direito... é verdade?
  • outra coisa é que, se eu tirar a cidadania portuguesa, eu perco a brasileira? pra ser sincera eu só queria o passaporte pra ter passe livre na europa, hehe... como faço?
  • Pode tirar depois dos 18 anos e nao perde a nacionalidade.
    Quanto ao pagamento informo que nao tive que pagar pela do meu flho que tem 17 anos e recebeu o parecer favoravel em 14 de fevereiro.
  • quanto tempo demora pra sair depois da entrada do pedido?
  • Não perde a cidadania Brasileira.
    Tempo é relativo, mais esta dentro do 7 meses.
  • muito obrigada pela ajuda!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.