ajuda, por favor!
quero tirar minha cidadania (sem perder a brasileira), e estou meio perdida no que preciso fazer e morrendo de preguiça de ligar para o consulado. já li algumas coisas na internet mas continuo sem saber direito como dar início ao processo e do que exatamente eu vou precisar.
a situação é a seguinte: do lado materno da minha família, minha avó e todo mundo acima dela na árvore genealógica são portugueses. outro dia falei com a minha vó e ela disse que ainda tem não sei que papel importante dentro da validade e que isso facilita as coisas (realmente não lembro o que era!). pelo que eu entendi na internet, primeiro minha mãe precisa pegar a cidadania dela por atribuição, e depois eu posso pegar também. o problema é que eu sei que tudo isso demora e em breve eu faço 18 anos, e não sei se isso influencia mas provavelmente sim então quero tirar logo.
alguém poderia me aconselhar sobre tudo isso, me dizer como eu tenho que fazer, se eu realmente posso, e todas essas coisas complicadas?
agradeço muitíssimo desde já, e espero que me ajudem!
a situação é a seguinte: do lado materno da minha família, minha avó e todo mundo acima dela na árvore genealógica são portugueses. outro dia falei com a minha vó e ela disse que ainda tem não sei que papel importante dentro da validade e que isso facilita as coisas (realmente não lembro o que era!). pelo que eu entendi na internet, primeiro minha mãe precisa pegar a cidadania dela por atribuição, e depois eu posso pegar também. o problema é que eu sei que tudo isso demora e em breve eu faço 18 anos, e não sei se isso influencia mas provavelmente sim então quero tirar logo.
alguém poderia me aconselhar sobre tudo isso, me dizer como eu tenho que fazer, se eu realmente posso, e todas essas coisas complicadas?
agradeço muitíssimo desde já, e espero que me ajudem!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Se ela for Brasileira:
1º passo: Transcrever casamento e óbito dos pais da sua avó.
2º passo: solicitar a cidadania da sua AVÓ.
3º passo: Transcrever o casamento da sua avó.
4º passo: solicitar a cidadania da sua mãe (ou pai)
5º passo: Transcrever o casamento da sua MÃE (ou PAI)
6º passo: solicitar sua cidadania.
Basicamente é isso!
os documentos necessarios estão no site do consulado:
http://www.consuladoportugalsp
Se vc for de SP facilita MTO as coisas!
boa sorte
e sim, eu sou de são paulo, o consulado não fica muito longe de onde eu moro.
de uma olhada no site do consulado!
ignore os passos ate o pedido de cidadania da sua mãe!
Nem parece Portuga? kkkkk... Siga estrela e esquece a preguiça. Tem gente aqui que daria tudo para estar na sua pele. Teu caso é facil.
Agora, se vc prosseguir nessa preguiça vai encontrar dificuldade em tocar sua vida fiscal e administratica como cidada portuguesa aqui. Aqui é luta mesmo. Conselho do Maestro
muito obrigada pela ajuda
Se mora em SP entre no site www.consuladoportugalsp.org.br. Ai encontrara tudo bem explicadinho.
Verifique com a sua avo se o casamento dela ja foi transcrito em PT. Caso tenha sido sera otimo. Em caso negativo terao que faze-lo. Em seguida pecam a cidadania da sua mae, logo depois a transcricao de casamento dos seus pais e entao podera pedira sua cidadania que sera gratuita caso consiga faze-lo antes de ter 18 anos.
Corra.
o que muda depois d'eu fazer 18? só que tem que pagar?
Não muda nada no seu caso depois dos 18. A taxa emolumentar de 175 euros para atribuição e naturalização só é dispensanda a quem tem menos de 14 anos.
Abraços
Quanto ao pagamento informo que nao tive que pagar pela do meu flho que tem 17 anos e recebeu o parecer favoravel em 14 de fevereiro.
Tempo é relativo, mais esta dentro do 7 meses.