TRANCRIÇÃO DE CASAMENTO E OBITO.

As transcricoes so se fazem uma vez.
Transcrever casamento, obito etc. significa anotar no livro de registro de nascimento da pessoa os atos civis realizados durante a vida (casamento, divorcio, viuvez.) e finalmente o óbito.
Com o nosso sistema de cartórios no Brasil, sucede que alguns cartórios nao notificam ao do assento de nascimento e se forma uma bagunca quando se necessitam documentos.
No caso do seu avô se fizeram as transcricoes as mesmas devem estar anotadas no assento dele.

Comentários

  • MUITO OBRIGADO DENISE ! ISSO JÁ DIMINUI OS DOCUMENTOS A ENVIAR.  PEDI O REGISTO DE NASCIMENTO DE MEU AVÔ PELO PORTAL DO CIDADÃO E A CONSERVATORIA ME MANDOU UM EMAIL PERGUNTANDO SE EU QUERIA A AVERBAÇÃO DO CASAMENTO NA CERTIDAO DE NASCIMENTO. COMO TENHO QUE RESPONDER AMANHA, FIQUEI NA DUVIDA.

    PARA O MEU PEDIDO DE NACIONALIDADE DEVO PEDIR QUE AVERBE TODOS OS ATOS CIVIS NA CERTIDAO DE NASCIMENTO OU NÃO É NECESSÁRIO ? OU AS INFORMAÇÕES JÁ VEM AUTOMATICAMENTE ?

    OBRIGADO PELA ATENÇÃO.

  • João Carlos,
                           vc pediu a certidão narrativa? Quando pedi a do meu pai dessa maneira veio completa (com casamento e óbito averbado). 
     
                          Se o seu primo fez a transcrição nos últimos anos, o assento do seu avô já está no sistema informatizado e a certidão nem seria necessária para dar entrada no processo.
  • Obrigado Guilherme. Vou pesquisar novamente se a transcrição foi realmente feita. Perguntei na conservatória onde esta o assento do meu, mas o rapaz só respondeu com a pergunta se era para enviar a  certidão.
  • Joao,
    Pergunte para o seu primo, pois as vezes sucede que aceitam os processos sem que a transcricao tenha sido feita. Isso aconteceu com a cidadania da minha mae.

  • Denise, por onde sua mãe fez o processo ? Estou pensando em mandar para o Porto.
  • Minha mae entregou diretamente em Lisboa. Nao solicitaram a transcricao, gracas a Deus. Tivemos problema com o sobrenome do meu avo e por isso o processo dela demorou 7 meses.
    Se todos os documentos estao em ordem atualmente resolvem em dois meses em Lisboa.
    No Porto demora poucas semanas.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.