Dificuldade em encontrar Certidão de Nascimento de meu pai

Olá pessoal
Estou precisando demais da ajuda de vocês. Estou tentando obter a cidadania portuguesa para meu pai, para depois conseguir a minha, porém não consigo descobrir o local (cartório) de Registro de nascimento de meu pai. Já fui a vários cartórios, consultei o Arquivo Nacional e nada.
Nome do meu pai: Carmim Augusto
Nascimento: 13/10/1927
Filiação: Alfredo Augusto Teixeira e Glória de Jesus

Ele nasceu e foi registrado no Rio de Janeiro, mas não tem cópia da certidão nem sabe em qual cartório foi registrado.

Agradeço muito qualquer informação que me ajude a encontrar esse registro.
Um abraço
Julião Augusto

Comentários

  • @julião, seu pai está vivo?

  • Boa noite M Adelaide Velloso.
    Sim, ele está vivo.
  • @Julião, Essa informação ele consegue no instituto Felix Pacheco no Estácio, foi assim que meu filho achou certidão de nascimento da minha avó. Foi lá e solicitou informações sobre a certidão de nascimento e deram uma cópia pra ele. Com a cópia conseguimos pedir segunda via no cartório.Leve ele lá para que ele solicite, mais fácil
  • Obrigado Adelaide.
    Um abraço
  • Lucao LacerdaLucao Lacerda Member
    editado November 2016
    .
  • Qual o local exato de nascimento do seu pai?
  • Boa noite André.
    Meu pai nasceu em Vigário Geral - Rio de Janeiro, segundo ele, freguesia de Irajá.
  • @Julião, Então vá no cartório de Irajá, deve ter algo lá. Solicite a busca.
  • Olá M Adelaide Velloso,
    Não existe cartório em Irajá. Eu já fui nos cartórios da região, mas nada achei.
  • Valeu Guilherme, obrigado.
  • na carteira de trabalho as vezes consta alguns dados do registro de nascimento! como livro e pagina!
  • Olá Julião,
    O assento de nascimento do teu pai só pode estar no 11º RCPN, sucursal da Rua Sidônio Paes, 14-B, Cascadura ou 14º RCPN localizado na Rua Dagmar da Fonseca, Madureira. Se ele tirou o RG quando ainda solteiro, ou se não se casou no civil, pode encontrar no Detran, que herdou os arquivos do IFP. Como vc já procurou no Arquivo Nacional, se não obter êxito nos locais indicados, procure o Colégio Brasileiro de Genealogia que eles dispõe de equipe para buscar nos livros dos cartórios citados.
  • Olá Virgilio,
    Eu já estive na Sidônio Paes e em Jacarepaguá (12ª), mas nada encontrei. Em Madureira o atendente me garantiu que não adiantaria fazer buscas por lá, pois ele tinha certeza que eles não encontrariam nenhuma informação.
    Estou tentando junto ao Detran. No Arquivo Nacional fui informado (por telefone) que eles só tem informações a partir de 1929.
    Valeu as dicas. Vou tentar o Colégio Brasileiro de Genealogia.
    Obrigado
    Um abraço
  • @Julião, no arquivo do Instituto Felix Pacheco no Estácio não existe mais? Em /outubro/novembro 2014 meu filho foi lá como já disse e achou da bisavó. Agora está fechado?
  • Olá M Adelaide, eu liguei para o IFP e fui informado que eles não tinham mais informações sobre identificação civil e que todos os dados foram enviados ao Detran.
    No Detran existe um setor que faz essa "busca", mediante o preenchimento de um formulário.
    Amanhã vou até lá para solicitar as informações sobre o registro de nascimento de meu pai.
    Um abraço
  • Hola Julião
    Isso aconteceu com meu irmao ele perdeu certidao de nascimento,e foi nl cartorio onde tinha sido registrado e nada tinha no nome dele,o q acontece antigamente tudo era feito manualmente com chegada da tecnología,muitos documentos nao foi digitalizado eé onde entra o caso do seu pai,o q meu irmao fez foi no cartiorio onde tinha certeza que tunha sido registrado e eles deram um novo formulario para ele refazer o registro
    Vai no cartorio q vc tenha certeza q foi registrado e comenta sobre fazee outro ou se ele foi casado em algun cartorio certamente tera ua copia do certidao de nascimento ou onde ele fez o Rg
    Espero q tenha ajudado
  • Olá Cley. Desculpe a demora na resposta.
    O problema é que meu pai não sabe onde foi registrado. E para dificultar o cartório que achávamos ter sido onde foi feito seu registro, foi fechado e os documentos distribuídos para outros cartórios.
    Quanto ao cartório onde meu pai se casou, acho que eles só guardam os documentos por 5 anos.
    Não sabia dessa possibilidade de refazer o registro. O seu irmão já fez esse novo registro? Se puder me informe melhor sobre isso.
    Obrigado
  • silvasilva Member
    POR FAVOR, S.O.S AJUDA...!!!
    Alguém me ajuda, estou procurando a Certidão de Nascimento do meu Pai que já está na Glória, liguei para o ;cartório de Jaguaruna onde está na certidão de casamento dizendo que ele nasceu lá, no entanto eles dizem que não consta lá, o que eu faço POR FAVOR...!!!?
  • @silva se vc puder fornecer mais informações a gente te ajuda melhor.

    Recomendo pesquisar a certidão do seu pai no site familysearch.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.