O que fazer agora?

Olá pessoal, sou nova por aqui...depois de longos seis anos procurando pela certidão de nascimento da minha vó (do meu avô já tinha achado), ambos portugueses, gostaria de saber o que fazer e qual documentação tenho que juntar. Na certidão de meu avô consta que ele nasceu em 1911(PT) e na cert de casamento e óbito(BR) diz q nasceu em 1910, será q tenho q fazer a alteração antes de dar entrada? Bom, como o Consulado de SP está fechado p esse assunto, gostaria de providenciar toda doc, para assim q abrir possa dar entrada. Obrigada.

Comentários

• O que voce pretende fazer: solicitar sua cidadania por aquisicao/naturalizacao (direto dos avos) ou solicitar a cidadania por atribuicao do filho/a dos portugueses para depois solicitar a sua?
    Em todo caso voce deve entrar no site do consulado e, ainda que nao estejam recebendo documentos, voce podera ver quais necessitara quando abram.
    www.consuladoportugalsp.org.br
  • Olá Denise, quero tirar por atribuição, a da minha mãe e depois a minha e depois dos meus filhos. Gostaria que fosse rápido pq demorei tanto para encontrar a certidão da minha avó, q agora queria poder dar entrada em tudo o mais rápido possível.
  • Susan,
    Esta foi a resposta que acabei de dar a outro colega.
    Espero que lhe sirva.

Os documentos solicitados no consulado para atribuicao sao basicamente os mesmos que para enviar por correio com a diferenca de que se a certidao de nascimento do portugues ja esta no sistema informatico de PT eles podem imprimi-la diretamente.
    Entao voce precisa:
    1- certidao de nascimento do portugues ou os dados para que eles imprimam do sistema
    2- como dizem na primeira pagina do site: que o estado civil do portugues tem que estar atualizado no BI ou Cartao do Cidadao. Veja la que significa isso.
    3- certidao em inteiro teor do interessado na nacionalidade autenticada no Itamaraty. Como estao em SP veja o endereco abaixo.
    4- Formulario do site
    5- Copia autenticada do RG do interessado
    6- Comprovante de residencia em SP, ou seja, ultima conta telefonica, por exemplo.
    7- Cheque no valor que aparecera no site.
    Va providenciando e quando ja estejam recebendo voce completa e envia tudo.

http://www.portalconsular.mre.gov.br/legalizacao-de-documentos/estado-de-sao-paulo-1

Av. das Nações Unidas, 11857, 4º andar
    Brooklin Novo
    CEP: 04578-908
    São Paulo - SP
    TELEFONE: (0XX11) 5102-2526
    FAX: (0XX11) 5102-2526 (opção 8)
    eresp@mre.gov.br
  • Denise, muito obrigada, vou aproveitar essa folga do Consulado e juntar toda documentação, mandar para o Itamaraty e quando o Consulado abrir é só dar a entrada. Será q quando der entrada para transcrição/averbação do casamento e óbitos de meus avós, posso mandar tb o nascimento e casamento de minha mãe? Ou só quando voltar os docs dos meus avós?
  • Suzan,
    Teria que ver no site se eles aceitam as transcricoes dos avós e ao mesmo tempo o pedido de cidadania da sua mae. Quanto ao casamento dela devera esperar que aprovem primeiro a cidadania e logo fazer a transcricao de casamento dos seus pais.
    Quando eles voltem a atender voce poderá pedir informacao via e-mail ou por telefone.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.