Casamento da bisavó - como saber?

Oi pessoal....eu, de novo....rs Os documentos da transcrição do casamento dos meus avós já estão na Conservatória. E agora, a conservadora quer saber onde se casaram os meus bisavós!!! Isso pq na certidão de nascimento da minha avó não aparece o nome do pai. Ela era a filha mais nova de 6 filhos,do casal. Chegou ao Brasil em 1919, com 8 anos. Alguma dica de pesquisa?

Comentários

• Rebeca,
    Procure no arquivo distrital da regiao onde ela nasceu. É possível que os bisas tenham se casado na mesma regiao ou pararóquia onde ela foi registrada ou batizada.
  • Mais provavel nas igrejas.
  • empacaram o processo por causa disso ?
  • Parece que o meu bisavô era fidalgo e a minha bisavó camponesa. A família não aprovou o casamento. Achei o registro do batismo do primeiro filho deles. Nasceu em 1903 e consta que a mãe era solteira. Minha avó e a quarta filha e ainda tiveram mais 3. Não sei se houve casamento. No inventário dele, ela é a viuva meeira. Mas só achei um formal de partilha, não tem documentos. Pensei de ver na Policia Federal, o cadastro para a emissão da RNE. Alguem sabe se isso e possivel?
    Cibele, a procuradora foi na Conservatória hoje, pra conversar sobre isso. Ainda não sei o resultado. Meu pai tem pai e mãe portugueses, espero que dê certo....O processo ta la desde abril/09.......
  • Cibele,

esta confirmado....ele querem a certidão de casamento. Paciência....lá vou eu pesquisar. Mas pelo jeito, se eles se casaram, foi aqui.
  • haja paciencia com a CRC !
  • Então, consegui localizar as certidões de óbito dos meus bisavós. Em ambas consta que eram casados, em Portugal. Nenhuma menção a data ou local. O primeiro filho nasceu em 1903, e o último, por volta de 1916. No batismo do primeiro filho,consta que ela era solteira. No batismo da minha avó, não tem o nome do pai. Ele chegaram no Brasil em 1917. É um período muito grande pra pesquisar, sem ter freguesia nenhuma como certa. Será que eles não se contentam apenas com o contexto dos óbitos????????? Que desanimo! Ah, mas tem o seguinte: os descendentes do primeiro filho deles, tio do meu pai, conseguiram a cidadania, com documentos nas mesmas condições.Vai entender.....
  • se seus primos conseguiram assim, voce tambem deveria, penso que depende do conservador que analisa, as vezes precisa discutir feio com eles, mas ai precisa estar la pessoalmente pra isso, envia a certidao de obito e escreve uma carta, diz que nao consegue localizar a freguesia para procurar a certidao de casamento, seus avos portugueses estao com toda a situacao civil atualizada, comente ate mesmo sobre seus primos, que obtiveram a cidadania nas mesmas condicoes documental que voce, e que o processo esta la ha quase um ano, e bla bla bla ...... minha opiniao.
  • Cibele,

continuo na batalha.....Mas, surgiu um fato novo, interessante. O irmão mais velho da minha avó, através do qual alguns primos conseguiram a nacionalidade portuguesa, e que não tem o nome do pai na certidão de batismo, exatamente do mesmo modo que minha avó, veio para o Brasil em 1916, sózinho, aos 13 anos. Em seu passaporte consta o seu nome com o sobrenome do pai, mas mantem a filiação apenas da mãe.
    Então, pensei em locaizar o passaporte de minha avó, pra ver como estava, mas ela veio com 5 anos, acompanhada pela mãe e mais 5 irmãos. Parece que nesse caso emitia-se o passaporte familiar. No entanto, não tenho conseguido sucesso nas pesquisas que tenho feito. Já pesquisei os Arquivos Distritais de Vila Real (onde foi emitido o do fiho mais velho), de Lisboa, Guarda e Porto.E no CEPESE.
    Alguma outra forma de pesquisa?
    Será que a emissão do passaporte acrescentaria algum dado novo?
    Tambem solicitei ao Arquivo D.Vila Real a localização da certidão de casamento da minha bisavó. Eles não localizaram. Sugeriram que eles teriam se casado no Brasil. Mas se é assim, por que o passaporte do filho mais velho tem o sobrenome do pai????
    Afinal, são dois documentos portugueses, com dados diferentes. Alguma explicação?
  • Cibele?????

Alguém????
  • Rebeca,

seus primos conseguiram a nacionalidade por atribuicao ou naturalizacao ? Voce tem filhos ?
  • Cibele,

s primos conseguiram por atribuição. Tenho dois filhos.
  • Cibele, ?????

Alguém??????
  • Rebeca,

la pra tras, voce sugeriu apresentar as certidoes de obito a CRC, voce tentou ? Quem declarou o nascimento do seu pai ?

E so pra saber la na frente, na certidao de nascimento de inteiro teor do seu pai, aparecem todos os nomes dos avos paterno e materno dele ?

Nao sei nem onde te sugerir procurar, um casamento que nao era aceito na epoca, podem ter ido se casar em algum lugar distante da familia, em PT, nao ?

Quais documentos voce tem que provam a filiacao da sua avo ?

Eu fiz tantas perguntas, pensando na possibilidade de enviar uma carta a CRC comentando sobre toda essa historia e anexando o maximo de documentos da sua avo, onde aparece a filiacao ( se eh que tem algum, e certidao de obito dela ? ) e documentos dos seus bisavos, o que acha ?
  • Cibele,

Obrigada..... Veja, o declarante do nascimento do meu pai, foi meu avô. Na certidão de inteiro teor de nascimento dele, constam os nomes do avós paternos e maternos. Só repassando...a CRC pediu que fosse averbado o casamento do meus avós. Quando viram a certidão de batismo da minha avó, onde não consta o nome do pai, pediram a certidão de casamento dos meus bisavós. A alegação é de que meu pai não poderia estar usando o sobrenome do avô paterno se o nome do avô não consta da certidão de batismo da minha avó. Preciso achar o casamento pra justificar.
    Mandei as certidões de óbito dos bisavós, cópia do formal de partilha do inventário do bisavô, cópia dos documentos do tio e relação dos primos que conseguiram a atribuição. São muitos indícios, mas a certidão mesmo,....nada.Sete filhos, uma vida em comum, enterrados no mesmo tumulo, mas a certidão....nada.
    A procuradora já está com os documentos e vai à Conservatória na segunda-feira. Se tiver mais alguma idéia, agradeço.
    A propósito, localizei o passaporte da minha bisavó, mas não acrescentou nada.
    Estou na torcida.
    Obrigada
  • Cibele,

sobre quais documentos eu tenho que comprovam a filiação da minha avó:
    1. certidão de batismo - não tem o nome do pai,
    2. certidão de casamento - consta o nome do pai e mãe (Brasil)
    3. certidão do segundo casamento (Brasil)
    4.certidão de óbito (Brasil)
    5. RNE
    6. certidão de óbito do pai, consta ela como filha e a mãe como viuva (Brasil)
    7. certidão de óbito da mãe, consta que era viuva dele e relaciona os filhos(Brasi)l
    8.
    O sobrenome do pai era Teixeira Coelho e o da mãe Teixeira. Nos documentos
    brasileiros o sobrenome dela é Teixeira Coelho
  • Continuando as buscas.....

consegui localizar o Inventário do meu bisavô, no Fórum. No processo não constava nenhuma certidão, MAS....dizia que eles eram caados, em regime de comunhão de bens, na cidade de Poá!!! Não mencionava data, mas mesmo assim liguei pro Cartório, e, dessa vez, consegui falar com alguém de boa vontade, que verificou os livros do periodo de 1917 a 1942 e localizou o casamento!!!!! Outra pessoa já havia feito essa pesqusa lá, e não encontrou nada!
    Amanhã vou buscar a certidão!
    Espero que agora seja o suficiente, prá Conservadora!
    Qualquer novidade, registro aqui no forum.
    Obrigada
  • Ainda sobre a certidão dos meus bisavós....eles se casaram, no Brasil, quando os filhos já eram adultos. Só falta agora a conervadora pedir o processo de reconhecimento dos filhos, pelo pai!!!!!!!!!!!!
    Será que isso existe ou já to tendo pesadelos????
  • Parabens, ate que enfim, hein ?
  • Então, pessoal, no começo do mes de junho a procuradora do meu pai entregou a certidão de casamento dos meus bisavós, pra atender ao pedido da Conservadora. No entanto até agora, ainda não temos resposta de que a transcrição do casamento dos meus avós foi feita. Eles disseram que comunicariam por Correio, mas, nada.....É assim demorado mesmo?
    O processo de atribuição do meu pai é 016XXX/09, de abril/09, e está parado esperando a transcrição do casamento dos meus avós.
    Agora tenho uma preocupação.....meus avós se desquitaram, depois de ter os 3 filhos, um dos quais é meu pai. E já faleceram. Mandei tb as certidões de óbito. O desquite aparece como averbação na certidão de casamento e de óbito. Será queísso poderia estar causando essa demora, ou não tem nada a ver?
    Só faltava.....rs
  • Para atualizar.......

Pessoal, lembrando....dei entrada em meados de maio/junho do ano passado, nos documentos para fazer a transcrição do casamento dos meus avós paternos, conforme foi solicitado pela CRC, para o processo de atribuição do meu pai. Ontem finalmente fui informada de que a transcrição foi feita!!!! A conservadora só não pediu o exame de DNA!!!!!!!! O resto, eu tive que arranjar...certidão de casamento dos meus bisavós, termo de consentimento de casamento da minha avó, formal de partilha da minha tataravó....
    Enfim, foi uma batalha sangrenta....kkkkk. Mas, espero que agora a atribuição saia, afinal, em abril já fez 2 anos que o processo está lá!!!!
  • Rebeca,
    Voce solicitou a transcricao por correio ou como?
    Que bom que saiu, mas demorou, hein!
  • Denise

foi através de uma amiga, que foi de procuradora. Mas a conservadora era carne de pescoço...kkk. Espero que agora eles não inventem mais nada. Na realidade ainda tenho um pouco de receio, pois meu avò era Antonio Maria na certidão de batismo e Antonio apenas, no Brasil. Mas, há dois anos através, a CRC enviou uma carta, solicitando que fosse feita a transcrição do casamento, e a justificativa da diferença de nome do meu avô..... A transcrição tá pronta, vamos ver agora.....
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.